Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


 
InícioInício  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 Câmara de Vila Real ....

Ir para baixo 
AutorMensagem
Convidad
Convidado




Câmara de Vila Real .... Empty
MensagemAssunto: Câmara de Vila Real ....   Câmara de Vila Real .... EmptyQua Mar 26, 2008 9:12 am

Câmara de Vila Real exige medidas para imediato restabelecimento dos voos para Lisboa


Vila Real, 26 Mar (Lusa) - A Câmara de Vila Real aprovou hoje um voto de protesto contra a suspensão dos voos de Trás-os-Montes para Lisboa e solicitou ao Governo medidas com vista ao imediato restabelecimento deste serviço.

Desde o dia 17 que a carreira aérea Bragança/Vila Real/Lisboa está suspensa por decisão da operadora, a ATA - Aerocondor Transportes Aéreos, que alega "problemas técnicos".

Fonte da empresa disse hoje à Agência Lusa que os voos "estão cancelados por tempo indeterminado".

Na reunião de hoje, o executivo camarário de Vila Real aprovou, com os votos a favor da maioria PSD e dos três vereadores do PS, um "voto de protesto e preocupação" pela suspensão da ligação aérea Bragança, Vila Real e Lisboa.

A autarquia vai comunicar ao Governo "esta profunda preocupação" e vai ainda solicitar ao Ministério das Obras Públicas que, "recorrendo às alternativas legais e de mercado disponíveis, alcance o imediato restabelecimento do serviço".

"Da parte da Estado existem mecanismos, técnicos e legais, já anteriormente assumidos pela tutela, que permitirão um rápido restabelecimento do serviço e a adjudicação de uma nova concessão", refere a deliberação da câmara.

O ministério, em resposta a um requerimento apresentado em 2007 pelo PSD, garantiu que "perante a hipótese de a Aerocondor romper o cumprimento das suas obrigações contratuais" procuraria, por todos os meios ao seu alcance, "encontrar uma solução para assegurar a continuidade dos serviços, nomeadamente recorrer, em simultâneo, ao lançamento de um novo concurso e ao ajuste directo para o período de tempo que mediar a sua conclusão".

A câmara lembra que esta suspensão não ocorre pela primeira vez, pondo "seriamente em causa a credibilidade do serviço e a confiança dos utentes".

"A mais valia desta ligação aérea para o concelho de Vila Real e para a sua região é inquestionável e insubstituível, não sendo admissível que o serviço seja prestado deste modo", pode ainda ler-se na deliberação da autarquia.

A câmara lembrou o "grande esforço de investimento" efectuado na melhoria da capacidade do aeródromo municipal.

A concessionária do serviço justifica o cancelamento dos voos com "problemas técnicos", recusam-se a prestar quaisquer outros esclarecimentos.

Para o executivo de Vila Real, as "supostas razões técnicas apresentadas como justificativas da suspensão do serviço indiciam um incumprimento reiterado do contrato de concessão estabelecido entre o Estado e a empresa".

Só em 2008, a empresa já cancelou 36 voos, do total de 244 registados, e em 2007, foram suspensos mais de 160 voos.

A carreira aérea é concessionada e subsidiada pelo Estado, que paga anualmente à operadora uma compensação de aproximadamente 1,5 milhões de euros, que varia conforme a taxa de ocupação.

Quanto maior for o número de passageiros, menos recebe do Estado, no caso, a Aerocondor que desde 1997 ganhou os concursos bianuais para esta carreira, com a excepção dos anos 2001/2003, em que foi entregue à OMNI.

PLI/HFI.

Lusa/Fim
Ir para o topo Ir para baixo
 
Câmara de Vila Real ....
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Diário do Poder Local
» Câmara Municipal de Lisboa
» EMPRESTIMO A CAMARA DE LISBOA.
» Presidente da Câmara dos EUA pede condenação da China
» Câmara PSD de Coimbra dá nome de Álvaro Cunhal a rua

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
 :: Portugal-
Ir para: