Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


 
InícioInício  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 A história no feminino

Ir para baixo 
2 participantes
AutorMensagem
ronhas




Mensagens : 520
Data de inscrição : 15/10/2007

A história no feminino Empty
MensagemAssunto: A história no feminino   A história no feminino EmptySáb Mar 29, 2008 3:37 pm

Anabela Natário, jornalista e escritora, resolve escrever sobre a vida de 177 mulheres com história. Serão 6 livros publicados pelo Círculo de Leitores estando os dois primeiros já á venda. E do que já vi aconselho vivamente a quem gosta de história e... de mulhesres.

Desmonta muita lenda. D. Teresa, mãe de D. Afonso Henriqes não era a megera que nos contam. Antes pelo contrário. Quiz ser rainha. Não conseguiu. Foi seu filho.

Egas Moniz nunca foi, de corda ao pescoço, com a mulher e filhos prestar vassalagem pelas sacanices e promessas não cumpridos pelo seu senhor e amo, D. Afonso Henriques. Foi um trovador de D.Afonso III, 200 anos depois, que inventou a história baseando-se no célebre Chanson de Roland.

O meu amigo Mango que me desculpe, mas a sua vizinha padeira era "pesqueira" e não "padeira". A lenda nasce muitos séculos depois, após os Filioes e para exaltarem o patriotimo fácil.

Depois existe a realidade. Mulheres com eles no sítio. Intelectuais de alto gabarito. Refiro 2 ou 3. Catarina Dias de Aguiar (deve ser minha prima e talvez tenha sido assessora de D.Manuel I) foi a primeira empresária e detentora do monopóloio da exploração da cortiça. Uma história curiosa. Carolina Loff, a primeira dirigente do PC. Apaixonou-se pelo carcereiro da PIDE que a prendeu. O Comité Central nunca tinha lido Freud. Imagine-se o que dela se disse.


Este meu comentário foi baseado na leitura de um artigo da Actual sobre a obra. Ainda não o li. Mas tenciona fazê-lo...
Ir para o topo Ir para baixo
Presidente da Junta
Admin
Presidente da Junta


Mensagens : 944
Data de inscrição : 17/10/2007

A história no feminino Empty
MensagemAssunto: Re: A história no feminino   A história no feminino EmptySáb Mar 29, 2008 4:22 pm

Muito interessante Ronhas.

Despertou-me a curiosidade de procurar ler esses livros.


Valeu ! Wink
Ir para o topo Ir para baixo
 
A história no feminino
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» O Orgasmo Feminino
» SEXO
» Mais um ataque suicida em Bagdad, "no feminino"
» História da Pide
» Uma história de sucesso no olival

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
 :: Artes & Letras-
Ir para: