Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


 
InícioInício  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 Crise asfixia pescadores de lampreia

Ir para baixo 
AutorMensagem
Presidente da Junta
Admin
Presidente da Junta


Mensagens : 944
Data de inscrição : 17/10/2007

Crise asfixia pescadores de lampreia Empty
MensagemAssunto: Crise asfixia pescadores de lampreia   Crise asfixia pescadores de lampreia EmptySeg Mar 31, 2008 6:23 am

Crise asfixia pescadores de lampreia


António Conceição anda há 47 anos na pesca da lampreia


António da Conceição, mais conhecido por "Panhó", é um pescador experiente. Em 56 anos de vida, 43 foram passados a pescar no mar e no rio. Sempre em embarcações pequenas a deitar as redes à agua na busca, sobretudo de robalo, sargo, chocos e sável. Este último, também apanhado na foz do rio Mondego, tal como o berbigão. A lampreia, essa, foge o mais que pode da água salgada e só mesmo em rio é possível capturá-la.

Aos nove anos já acompanhava o pai no Mondego para apanhar lampreia entre os meses de Janeiro e Abril. Recorda-se do tempo em que a pesca à lampreia era rentável. "Sobretudo entre os anos de 1978 e 1990 valia a pena. Cada uma era vendida a cinco contos (cerca de 25 euros)", refere Panhó. Actualmente, diz que nem dá para o gasto. "São vendidas a 15 euros e há quem ofereça só 7,5. Por estes valores, prefiro deitá-las de novo para a água", refere o pescador salientando que "a culpa é dos intermediários" que, diz, "detêm o monopólio da compra e venda da lampreia".

Há alguns anos os pescadores vendiam as lampreias directamente aos proprietários dos restaurantes. "Havia concorrência", salienta o pescador. Agora, devido às normas impostas para o transporte, são obrigados a vendê-las a pessoas que se dedicam apenas à comercialização de peixe. "E há sempre os menos escrupulosos que não conseguindo bons preços nas safras da região vão buscar o pescado a Espanha", realça Panhó.

Quando questionado sobre a escassez do ciclóstomo no rio Mondego, o pescador garante que essa é uma falsa questão, "uma manobra de mercado". "Não é de todo verdade. O que a lampreia tem são ciclos reprodutivos na casa dos seis a oito anos, fazendo com que haja anos em que existam menos. A quantidade tem-se mantido ao longo dos anos".

Mais de 40 embarcações saem à noite da Gala, Figueira da Foz, para apanhar lampreia. Por vezes, não é possível capturar nenhuma, mas há dias em que cada embarcação pode voltar com mais de uma dezena. Panhó junta-se aos colegas e amigos, Francisco Pimentel, Paulo Neves e António Alberto e também sai para a safra, sem contudo descurar a ida diária ao mar onde continua a deitar e recolher as redes. "Se estivéssemos à espera da lampreia para viver, há muito que tínhamos morrido à fome", desabafa. "E não é por falta dela, mas pelo valor que temos de vender", justifica.

O facto de existir um açude em Coimbra que impede a lampreia de subir o rio para a desova, também não é argumento para Panhó. Explica que é possível que desove antes do açude, dado que em Penacova, por exemplo, já praticamente não se vê lampreia. Mas, mesmo assim há sempre as que sobem com a ajuda dos técnicos da Direcção Geral do Ambiente que a passam à mão. "O pior não são estes obstáculos, mas sim as pessoas que a apanham nesse local fora do tempo, para as tentarem vender a baixo custo", conclui.

jn
Ir para o topo Ir para baixo
Convidad
Convidado




Crise asfixia pescadores de lampreia Empty
MensagemAssunto: Re: Crise asfixia pescadores de lampreia   Crise asfixia pescadores de lampreia EmptySeg Mar 31, 2008 10:19 am

E AQUI tanta lampreia que ninguem nem toca!!!!!!!!! Como sao as coisas..........
Ir para o topo Ir para baixo
 
Crise asfixia pescadores de lampreia
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Espanha:AETINAPE denuncia abandono de pescadores portugueses
» A CRISE ESTA BRAVA.............
» Imobiliário:Empreendimentos escapam à crise
» A CRISE NA EUROPA
» A CRISE ALIMENTAR MUNDIAL

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
 :: Economia-
Ir para: