Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


 
InícioInício  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 Jogos da Santa Casa dão menos 102 milhões a projectos sociai

Ir para baixo 
AutorMensagem
Presidente da Junta
Admin
Presidente da Junta


Mensagens : 944
Data de inscrição : 17/10/2007

Jogos da Santa Casa dão menos 102 milhões a projectos sociai Empty
MensagemAssunto: Jogos da Santa Casa dão menos 102 milhões a projectos sociai   Jogos da Santa Casa dão menos 102 milhões a projectos sociai EmptyTer Abr 01, 2008 4:07 am

Jogos da Santa Casa dão menos 102 milhões a projectos sociais


Os portugueses parecem acreditar cada vez menos na sorte e a diminuição das apostas nos jogos da Santa Casa leva o azar à porta dos projectos sociais beneficiários vão receber menos 102 milhões de euros relativos às receitas apuradas em 2007, uma quebra de 16,5% face ao ano anterior. Os dados finais fornecidos ao JN pela Misericórdia de Lisboa revelam que o volume de vendas caiu 291 milhões de euros (menos 17,5%).

Analisando os dados por semestres, as oscilações são pouco significativas, mas ainda assim o segundo foi ligeiramente menos rentável que o primeiro. Do valor total, 700 milhões foram jogados até Junho. Os resultados não surpreendem a Santa Casa, que recorda o facto de ter havido, em 2006, um número anormal - estatisticamente falando - de "jackpots" que dinamizou as vendas.

O actual regime de distribuição de verbas foi aprovado em 2006 e prevê percentagens fixas para cada um dos beneficiários, ficando estes menos dependentes das oscilações de vendas de cada um dos jogos. A maior fatia cabe ao Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social (ver infografia), embora cerca de um terço seja depois reencaminhado para instituições particulares de solidariedade social. Cabe ainda uma pequena parcela ao Inatel, pouco mais de seis milhões de euros em 2007.

Luta contra a sida

Por terem igualmente percentagens mais "gordas", a Santa Casa de Lisboa, o Plano Nacional de Saúde e o Instituto do Desporto de Portugal são outros dos perdedores. As verbas da Saúde financiam, nomeadamente, os programas de luta contra a sida, luta contra o cancro, prevenção de doenças cardiovasculares e tratamento no âmbito da toxicodependência.

Na área de intervenção do Ministério da Administração Interna, as associações de bombeiros e outros projectos de Protecção Civil são os mais prejudicados, já que lhes são destinados mais de dois terços do montante apurado. O restante financia o policiamento de espectáculos desportivos e de iniciativas de "prevenção dos riscos sociais". O desporto é, de resto, beneficiário em diferentes campos dois terços do valor dado ao Ministério da Educação são para apoiar o desporto escolar, o restante para bolsas a alunos do Secundário.

Investimento nas potencialidades do jogo on-line e parcerias com outros países são alguns dos projectos para contrariar o risco de desinteresse dos portugueses. Os jogos clássicos como a lotaria e o totobola são os que mais têm perdido terreno nos últimos anos, mas em termos absolutos a quebra mais preocupante é sempre a do Euromilhões, actual campeão de vendas. A experiência mostra que depois da curiosidade dos primeiros anos de lançamento a tendência é para quebra dos jogos, mas factores como a crise económica também pesam.

jn
Ir para o topo Ir para baixo
 
Jogos da Santa Casa dão menos 102 milhões a projectos sociai
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Cinco milhões de e-mails perdidos pela Casa Branca
» Menos castanha e mais cara
» O que é "bullying"
» Laden ressurge na Semana Santa
» A Serra d’Arga - Santa ou Mágica ?

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
 :: Economia-
Ir para: