Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


 
InícioInício  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 ... uma Muçulmana de 'burka', em Portugal

Ir para baixo 
AutorMensagem
Presidente da Junta
Admin
Presidente da Junta


Mensagens : 944
Data de inscrição : 17/10/2007

... uma Muçulmana de 'burka', em Portugal Empty
MensagemAssunto: ... uma Muçulmana de 'burka', em Portugal   ... uma Muçulmana de 'burka', em Portugal EmptyDom Abr 06, 2008 8:39 am

"Se pudesse, tirava-lhe isso... mas não posso"


... uma muçulmana de 'burka'.

Uma religião que, supostamente, abracei pela via da união com um paquistanês e cuja prática decidi levar ao extremo ao usar uma 'burka'. Algo nunca visto em Portugal.

Poucos ficaram indiferentes à minha passagem, embora muitos o tenham disfarçado. Tolerância, mas também comentários críticos, nomeadamente que o Governo não deveria permitir trajes tão marcadamente religiosos.

Esta é uma rubrica que se repete a partir de hoje, aos domingos.

Um jornalista do DN irá viver na pele a vida de outros.

"Anda assim vestida... porquê?"
É a minha religião, respondo. "
E qual é?".
Muçulmana.
"A que é que isso a leva?"
A uma vida melhor.
"Porquê, se é portuguesa?"
Casei com um paquistanês.
"Esse sempre foi o mal das mulheres. Ir na conversa dos homens!", comenta a mulher para a amiga.

Há muito que ultrapassou os 50 anos e não consegue perceber porque é que alguém tem que andar coberto da cabeça aos pés. E, ainda menos, que o faça por causa de um homem, mesmo que o amor seja a justificação.

O episódio passa-se em Viana do Castelo, onde acabo de ser impedida de entrar no Museu do Ouro/Ourivesaria Freitas com a desculpa de que a porta não abre. A atitude é aprovada pelas duas mulheres. "Claro, eles não podem deixar entrar as pessoas com a cara tapada. O que é que ela quer?" Ela, sou eu. Uma mulher coberta com uma burka e que nem os olhos permite que os outros vejam. Em contrapartida, eu posso fitar o olhar de quem me observava através de uma venda em renda. Uma rede que alguém comenta para o Paulo Spranger, o fotógrafo que me acompanha ao longe: "Cuidado com as fotos, olhe que vê-se tudo. É pior do que a malha da sardinha!"

O comentário das duas mulheres permite-me meter conversa. É que as pessoas, mesmos aquelas que ficam mais incrédulas à minha passagem, não me abordam directamente, preferindo fazer comentários para os acompanhantes, às vezes até, para o ar. Apenas um homem, no Porto, me pergunta: "Estás com frio?"

São as mulheres que reagem de forma mais sentida, talvez mais cúmplice, mesmo quando expressam revolta. Parece-me. Como aquela com quem me cruzo numa carruagem do metro, em S. Sebastião da Pedreira, Lisboa, que lança: "Se pudesse tirava-lhe isso, mas não posso!" Ou outra, em Viana do Castelo, que comenta: "Aquela ainda está pior do que eu!" Ou uma outra que se prontifica a explicar como devo validar o bilhete de metro na estação de Campanhã, no Porto, sem eu nada pedir.

E a senhora que está sentada à minha frente no Alfa Pendular que me leva de Lisboa ao Porto, muito naturalmente, conta-me os desaires do dia e a sua história. Foi operada às cataratas em Lisboa. Correu mal e falaram-lhe num oftalmologista excepcional em Coimbra, que a tem seguido nos últimos tempos. Quando se prepara para comer um queque, pergunta: "É servida?", Respondo e sorrio. Esqueço-me completamente que não poderá perceber a minha expressão.

Ourivesarias

O Museu do Ouro tem um papel na porta fechada por cima da campainha: "Os clientes ficaram muito traumatizados no último assalto [em Setembro]". Toco à campainha, mas não consigo entrar. Nem mesmo depois de observar que há clientes no interior da ourivesaria. "Entraram pelas traseiras, mas diga lá o que quer que eu posso explicar aqui fora", responde. E explica.

Não me ver a cara é o que mais incomoda as pessoas. É a justificação para não ser atendida nos ourives de Viana do Castelo. "Não atendo pessoas de cara tapada, o meu colega pode atender se quiser", dizem-me na Ourivesaria Venâncio. Sou atendida pelo colega, não sem que antes tenha o cuidado de fechar a porta do armazém.

A funcionária da Ourivesaria Pires mal ensaia uma explicação sobre as arrecadas (brincos) de Viana e logo intervém a patroa. "É melhor sair. Não atendemos pessoas com a cara tapada. Não sei se a senhora tem aí uma pistola. Tem de compreender, este é um negócio de muito dinheiro." De nada vale retorquir, inclusive dizer que me pode revistar. Os clientes intervêm para concordar, tal como nas outras ourivesarias. "É proibido andar com a cara tapada. Ainda se arrisca a que os polícias venham ter consigo. Ali em cima olharam muito para si. Não devia andar assim", aconselha uma velhinha.

Quis testar se a recusa se alarga a todo o comércio de Viana do Castelo. Na residencial Viana do Mar dizem-me que não têm quartos disponíveis, nem sabem quando vão ter. De z minutos depois, o Paulo Spranger faz a mesma pergunta e a disponibilidade é total. O resto corre de forma normal. Vendem-me comprimidos na farmácia, mostram--me os trajes e as socas nas loja de artesanato. Atendem-me na esplanada da Praça da República, se bem que depois de uma recusa. "Quem vai atender a mesa 15? Eu não !", diz uma empregada, algo arisca. Bebo uma água e tomo notas (facto que as pessoas não podem ver). Ouço comentários, incluindo os de uma mesa com rapazes, um dos quais tem vários piercings e tatuagens. É impossível não ouvir: "É homem ou mulher? É homem, não vês? Que língua é que fala?"

É em Viana do Castelo que um operário atira de um andaime: "Olha, o Saddam!" E um grupo de jovens trauteia: "Alá! Alá! Alá!"

Centro da Mouraria

As reacções à minha passagem são as mais diversas. Calculo que poucos terão ficado indiferentes. Alguns sítios, até me surpreendem. O que não é de admirar, quando se parte com alguma expectativa em relação aos efeitos da multiculturalidade em Portugal, sobretudo em Lisboa. É o caso do Centro Comercial da Mouraria, no Martim Moniz, um espaço de cruzamento de línguas, culturas e religiões e que se renova consoante os fluxos imigratórios do País. Agora, as lojas são exploradas por oriundos da Ásia, sobretudo chineses e indianos. Também haverá naturais do Bangladesh e do Paquistão. Já os clientes são de muitas outras origens.

Risos, gargalhadas e comentários em voz alta. Uma comerciante chinesa que foge de mim. Clientes de etnia cigana, uma das quais coberta de luto da cabeça aos pés, que dizem que os estou a perseguir. "Que horror! Olha para ela! Ela? Não sabes se é homem ou mulher! É mulher, não vês os pés!"

Áreas comerciais

Uma das situações mais hilariantes, confesso, passou-se num loja da Zara. Entro e logo os olhares se voltam na minha direcção, uma reacção a que começo estar habituada. Pego num vestido com motivos étnicos suficientemente comprido e decente. Como ninguém me pergunta o que pretendo, dirijo-me a um empregado que dobra as t-shirts de uma mesa feita expositor. À medida que me aproximo, afasta-se disfarçadamente. Sigo-o. Damos duas voltas. À terceira, o rapaz dirige-se a outra mesa e sussurra para a colega. Passo a seguir dois empregados, até que a rapariga grita: "Sr. Fernando, está aqui uma senhora atrás de mim!" É o segurança do piso a quem explico: pretendo ver se têm umas calças de malha. Ele passa a palavra, sorrindo: "A senhora só quer ser atendida." A jovem pergunta-me o que quero, denunciando nervosismo, e sai por uma porta. Não é ela quem me traz a peça de roupa. Já na secção de lingerie do El Corte Inglês, a funcionária, muito naturalmente, mostra os artigos.

Bancos

Abrir uma conta é um processo aparentemente simples para o cliente-tipo dos bancos. As diferenças é que são mais difíceis de enquadrar no sistema. Por exemplo, alguém que não tem um contrato de trabalho e residência fixa em Portugal e, ainda, por cima se cobre com uma burka. Na Caixa Geral dos Depósitos, em Lisboa, a funcionária explica e dá-me um papel com a lista de documentos que preciso de apresentar. E sublinha: "Tem de trazer o BI e tem que destapar a cara. Sabe que as pessoas não podem entrar aqui com a cara tapada, nem sequer com um boné. Não o exigimos à senhora porque é a sua religião", justifica, garantindo-me que posso ser identificada numa sala e por uma mulher.

Com os funcionários da mesma instituição bancária, mas no Porto, a reacção é diferente. Mal se apercebem da minha presença, passam a palavra para estarem atentos à movimentação. Sobretudo o sr. Paulo que não tira os olhos de mim. O que ele não sabe é que estou a fazer o mesmo. Tenho a senha B, informações, que raramente sai, o que me obriga a permanecer mais tempo nas instalações do que queria. E que faz aumentar o nervosismo dos bancários. Até que uma senhora com uma mala, e que eu pensei tratar-se de uma cliente, me explica que é funcionária e pergunta em inglês: "O que é que a senhora pretende? Ser atendida respondo. "E porque é que não foi?" Nunca mais chamam o meu número. "Não há problema, a minha colega atende-a já", continua em inglês, apesar de eu dizer que era portuguesa. A dita colega explica-me o que é preciso para abrir uma conta e frisa: "Temos que a identificar." E disponibiliza-se para ser a própria a fazê-lo, o que me leva a perguntar-lhe o nome. Responde e pergunta: " E a senhora como é que se chama?" Fátima (escolhi este nome por ser o da filha de Maomé). "E pode mostrar-me o seus papéis?" Recuso fazê-lo, justificando que não a vejo a exigir o mesmo aos outros clientes. É o único sítio onde me pedem os documentos.

Loja do Cidadão

Um Bilhete de Identidade não pode ter uma foto de alguém com a cara totalmente tapada. Parece óbvio, mas mesmo assim só à terceira pergunta e já no guichet do Registo Civil é que me dizem preto no branco que não é possível. Isto depois de uma utente me interpelar porque não estar na fila correcta e a quem justifico: só preciso de saber se posso tirar um BI com a burka. Ela diz logo: "É claro que não pode. A lei portuguesa não permite que as pessoas andem mascaradas, não sabe disso?" Argumento: mas não estou mascarada. "Está bem, é verdade, e ainda por cima não é portuguesa. Mas acho que mesmo assim não pode."

Espaços públicos

No Aeroporto da Portela, em Lisboa, as pessoas reagem o mais naturalmente possível à minha presença, embora assumindo as atitudes idênticas às dos utentes do metro, do comboio e até dos peões. As pessoas levam automaticamente a mão à bagagem e à mala, não se sentam no mesmo sítio que eu e, quando já lá estão, aproveitam a primeira oportunidade para se levantar e afastar-se. Na rua, às vezes, passam para o outro lado do passeio. E quando os sigo não param de olhar para trás. Quem está no interior das lojas vem ver o que se passa. Um corredor de mesas no El Corte Inglês fica vazio enquanto almoço. À frente, uma mulher, observa para um grupo de jovens: "Já viram quem está na mesa atrás? Pelas unhas pintadas, deve ser paquistanesa. Andam todas tapadas, mas estão pintadas e cobertas de jóias por baixo." E vai tecendo considerações sobre esta Europa, "muito liberal".

Nos táxis, confirmo uma suspeita: estão habituados a ver de tudo. Transportam-me com a maior das naturalidades. E até penso que motorista com quem viajo do aeroporto para o centro da cidade terá sido dos poucas pessoas a duvidar das minhas motivações religiosas. Outro taxista acha por bem explicar-me a mecânica do concurso da Rádio Renascença que está a ouvir. Isto enquanto eu me desembaraço das minhas vestes de muçulmana. À saída diz: "Se quiser concorrer, envia uma msn e depois diz a palavra chave!"

DN
Ir para o topo Ir para baixo
Convidad
Convidado




... uma Muçulmana de 'burka', em Portugal Empty
MensagemAssunto: Re: ... uma Muçulmana de 'burka', em Portugal   ... uma Muçulmana de 'burka', em Portugal EmptyDom Abr 06, 2008 10:34 am

PORTUGAL, USA, nao e lugar para BURKAS!!! Se as querem usar, fiquem la nos PAISES que as usam!!!!capiche?
Ir para o topo Ir para baixo
 
... uma Muçulmana de 'burka', em Portugal
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Portugal significa universal. Portugal é o Porto do Graal
» Vaticano: Delegação muçulmana prepara encontro com o Papa
» Holanda proíbe uso da "burka"
» PORTUGAL
» CIA - PORTUGAL

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
 :: Religiões & Fé-
Ir para: