InícioInício  BuscarBuscar  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-seConectar-se  

Compartilhe
 

 Enterro do Bacalhau

Ir em baixo 
AutorMensagem
Vitor mango

Vitor mango

Mensagens : 4711
Data de inscrição : 13/09/2007

Enterro do Bacalhau Empty
MensagemAssunto: Enterro do Bacalhau   Enterro do Bacalhau EmptyQui Abr 10, 2008 11:19 am

Enterro do Bacalhau « |
Tradição em Soutocico, Leiria
Enterro do Bacalhau
A cada quatro anos a tradição repete-se em Soutocico, Leiria. Em sinal de protesto contra a igreja, que proibia o consumo de carne durante a Quaresma, a população enterra o bacalhau. Paz à sua alma.
Pedro Neves
17:43 | Terça-feira, 8 de Abr de 2008

Há padres, feiras, bispos e cardeais. Há discursos, homilias, testamentos, certidões de óbito lidas em voz alta. Há marcha fúnebre, carpideiras que choram e muito povo a assistir aos mais de 300 figurantes e personagens que se incorporam no cortejo do Enterro do Bacalhau que acontece no Soutocico, Leiria, de quatro em quatro anos, num protesto tradicional contra a igreja que proibia o consumo total de carne durante a Quaresma mas que abria uma excepção a todos os que comprassem a bula, indulto que só servia os mais abastados.

A maioria do povo socorria-se do peixe mais barato: o bacalhau. Durante a ditadura de Salazar, o Enterro do Bacalhau esteve proibido e foi retomado com o 25 de Abril. Dura duas horas, algumas lágrimas dignas de actores profissionais e muitas gargalhadas. No cortejo, ninguém de descose e mantém-se a solenidade do evento.
Voltar ao Topo Ir em baixo
 
Enterro do Bacalhau
Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
 :: História & Tradição-
Ir para: