Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


 
InícioInício  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 A Bela Dona abre-lhes os olhos

Ir para baixo 
AutorMensagem
Vitor mango

Vitor mango


Mensagens : 4711
Data de inscrição : 13/09/2007

A Bela Dona abre-lhes os olhos Empty
MensagemAssunto: A Bela Dona abre-lhes os olhos   A Bela Dona abre-lhes os olhos EmptyQui Abr 10, 2008 1:58 pm

artes letras e ciencia
=====================================
A Bela Dona abre-lhes os olhos

Se o leitor for ao oftalmologista para verificar se tem algum problema ocular , o medico aponta-lhe uma luz ao olhos , mas a menina do mesmo fecha-se e nada se consegue ver . Para evitar isso são aplicadas gotas de atropina para que a menina do olho permaneça aberta á luz e a partir daí o medico ver o que se passa no interior do globo ocular .
A beladona é extraída de uma planta chamada de “ Atropa belladonna L. “ com origem no mediterrâneo e no nosso país . O caule tem entre 90 a 130 folhas ovais grandes de 10 a 15 centímetros de comprimento , verdes e amareladas quando secas .Toda a planta é venenosa e em especial as bagas que se podem confundir com os mirtilos e que se engeridas provocam a morte .
Mas mortífera como se calcula a beladona é uma das principais plantas de onde se extraem alcalóides para diferentes finalidades em graves problemas de saúde
No caso de ingestão de um insecticida fosforado , um dos antípodas para combater o mal é a aplicação de atropina , que se não for aplicada a tempo levará o paciente á morte .
Há no entanto outros factores curiosos com a Atropina mas deste vez a partir de outra planta que também contem este alcalóide a “ Datura stramoniun "
Soldados americanos enviados para combater um motim em Jamestown permaneceram desorientados durante 2 semanas porque alguém introduziu esta planta na sua comida . Estas plantas eram usadas pelos nativos americanos
Assim , a atropina tem efeitos , antiespasmódicos , calmante , diuréticos utilizando-se flores e folhas , só que a primeira recomendação é que é altamente perigoso manipular remédios caseiros porque se a quantidade de atropina passa para alem de limites por ser altamente perigosa
A Asma foi tratada com a fumaça de Datura na Índia Os Ingleses observaram o ritual
e introduziram-na na medicina ocidental por volta de 1800 , mas a sua forma pura só entra no mercado em 1831 . Nos anos que se seguiram fizeram-se estudos e concluiu-se que as alergias se deviam a contracções do músculo liso e de novo a beladona entra no controle de outro mal .
Como o leitor pode ver , as ervas que pode encontrar na beira do caminho podem ser de extrema utilidade quando utilizadas por quem sabe .
Quando estive no Brasil uma das coisas que mais me admirou foi a quantidade enorme de farmácias , praticamente havia sempre uma no dobrar da esquina . Sucede que a maioria dos medicamentos não são acessíveis a grande parte da população brasileira que se refugia de novo em ervas e preparados das mesmas . As multinacionais sentiram parte do negocio a fugir e desviaram-se também para esse ramo .
O mesmo se está a passar em Portugal onde já podemos comprar produtos preparados á base de “ ervas “ bem embalados e com preço aliciante , tudo porque a crise económica se instalou também em Portugal mas classes mais desprotegidas

Por ultimo gostaria de lhe dar um conselho para quando for a um oftalmologista . Para lá pode ir a conduzir mas no regresso nem pense guiar . O efeito da atropina mantém-lhe a menina dos olhos bem aberta e o leitor não consegue suportar a claridade e se estiver SOL brilhante pior ainda !

Outro conselho a ter com as crianças que teem tendência a comer bagas e estas da beladona então são tentadoras
Ir para o topo Ir para baixo
Vitor mango

Vitor mango


Mensagens : 4711
Data de inscrição : 13/09/2007

A Bela Dona abre-lhes os olhos Empty
MensagemAssunto: A Lua influencia a agricultura ?   A Bela Dona abre-lhes os olhos EmptyQui Abr 10, 2008 2:01 pm

A Lua influencia a agricultura ?

Bem o melhor é começarmos por quando o homem se tornou sedentário .Aí no inicio, alguém teria de saber quando efectuar as sementeiras e calcular quando iriam aparecer os frutos .Olhando para o céu alguém viu o SOL e a Lua e, a partir daqui, começou a relacionar os facto arriscando os cálculos ao longo dos milénios até que apareceu um calendário . O primeiro mês desse calendário era o Março do Romano ( Martius ) o Deus da Guerra , porque este mês era um bom mês para começar uma guerra .Se Abril é a Deusa da beleza e Maio o mês do Deus dos deuses chegamos a Setembro que quer dizer 7ºmês , Outubro 8 º e o 9º Novembro até que chegamos ao fim de 10º Mês DEZEMBRO ( decembris ) em Romano
Só que o leitor verifica que faltam 2 meses . Porque as coisas não batiam certo, os romanos tentaram varias formulas de calculo
Júlio César achou que o mês de JULHO ficava bem com o seu nome ( na origem Quintilus (5º) e César Augusto para não ficar atrás põe no 7º mês o seu nome (Sextilis ) Agosto .
Falta a Lua no meio destas contas todas e para isso temos que recuar 3000 anos do nosso calendário e ir até ao Egipto . Aí no deserto e com as cheias do NILO os cálculos teriam que bater certo com a realidade senão era fome . Suponho que é aí que se relacionam as cheias do NILO com as fases da Lua . Júlio Cesar chama a Roma Sorigenes e faz o calendário Romano que da finalmente origem a 365 dias com pequenas acertos de agulhas .
O calendario Lunar foi mandado para as urtigas , mas as crenças sob a influencia da Lua não desapareceram e teem continuado até aos nossos dias .
Tive o cuidado de ler e procurar bases cientificas para apoiar influencias directas da Lua nos vegetais e a mais aceitável é que o nosso planeta vizinho influencia tudo o que contem água provocando as mares . Ora como as plantas e as pessoas têem agua na sua composição, logicamente elas terão que passar pela influencia lunar . Alguém chega sugerir que as operações em determinadas fases da lua seriam prejudiciais porque haveria mais “ sangramento “ durante as cirurgias .
O que eu penso sobre o assunto ?.
Como técnico, de modo nenhum, me vou meter numa área onde há uma vasta crendice, com convencidos e a convencer baseados em mitos
Nunca, na minha longa experiência profissional, tive oportunidade de ler ou ver relatórios científicos com dados concretos da influencia lunar na agricultura , mesmo que ela exista os resultados estão muito longe de provocar danos ´
Há 50 anos era fácil um agricultor entreter-se a olhar para as luas e esquematizar quando fazer enxertias semear nabos ou podar os pessegueiros
Hoje, uma empresa a plantar 30.000 alfaces ou 1 milhão de alhos ou semear varias centenas de campos de trigo , esperar pelas diferentes fases lunares seria um desastre; o mesmo sucederia se uma fabrica parasse por falta de madeira porque as luas não aconselhavam fazer o corte da madeira isto é totalmente irrealista hoje .
A moderna agricultura ao fazer “ variedades” e depois Clones criou copias exactas das plantas que, plantadas no terreno, nos indicam uma reacção homogénea .
Numa vasta plantação clonal há, efectivamente pequenas oscilações de reacções motivadas por factores do solo e não directamente da Lua ou outro planeta ..

Hoje na minha programação como técnico sei exactamente em que dia estamos do calendário agrícola sem olhar para o calendário . Sei que determinado Choupo Clonal abrolha ( Desperta ) entre 23 a 25 de Março e outros 7 dias depois e outro clone só 15 .
A minha experiência vai ainda á possibilidade de saber as horas ao olhar para determinadas flores ao abrirem ou fecharem ao longo do Dia .
Esse relógio biológico fez alias parte de um artigo meu nestas terças feiras
Portanto para responder concretamente á pergunta que faz titulo deste artigo , a resposta concreta seria esta
Com a imprecisão do calendário Lunar e a enorme quantidade de factores envolvidos na actividade agrícola dificilmente se poderá provar qualquer influencia da Lua na agricultura .
Quanto aos cartomantes e afins, aí o amigo leitor se acredita deve continuar , e longe de mim mexer em tão lucrativa actividade
Ir para o topo Ir para baixo
 
A Bela Dona abre-lhes os olhos
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» A dona do cão
» Fátima - Ontem e Hoje !
» Fechar de olhos das democracias ocidentais aos abusos
» Data de nascimento pode ser lida nos olhos dos mortos
» A Rússia de Putin vista pelos olhos de Anna Politkovskaya

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
 :: Ciência-
Ir para: