Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


 
InícioInício  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 Dia Mundial da Doença de Parkinson

Ir para baixo 
AutorMensagem
Presidente da Junta
Admin
Presidente da Junta


Mensagens : 944
Data de inscrição : 17/10/2007

Dia Mundial da Doença de Parkinson Empty
MensagemAssunto: Dia Mundial da Doença de Parkinson   Dia Mundial da Doença de Parkinson EmptySex Abr 11, 2008 6:18 am

Dia Mundial da Doença de Parkinson


Cerca de 20.000 pessoas afectadas em Portugal

A Doença de Parkinson, uma patologia que afectou o Papa João Paulo II e cujo dia mundial é assinalado hoje, atinge cerca de 20.000 pessoas em Portugal, a maioria homens com mais de 60 anos.

De acordo com a Associação Portuguesa de Doentes de Parkinson (APDP), os hospitais centrais registam por ano mais de 1.800 novos casos e prevê-se que nas próximas duas décadas, a doença afecte mais de 30.000 portugueses, devido ao aumento da esperança de vida, disse à agência Lusa um especialista.

Um estudo do Instituto de Segurança Social indica que 61 por cento daqueles doentes têm entre 61 e 80 anos, 57 por cento são homens e 62 por cento vivem com o respectivo cônjuge.

A doença de Parkinson foi descrita pela primeira vez em 1817 e está associada a idosos, mas os actuais meios de diagnóstico permitem detectar a doença cada vez mais cedo, segundo o neurologista Joaquim Ferreira, da Unidade de Doenças do Movimento do Hospital de Santa Maria.

Os sintomas surgem através de distúrbios de movimento, como tremor, lentidão de movimentos, rigidez muscular e instabilidade postural, referem dados da associação.

De acordo com o médico, é necessário aumentar a informação sobre a doença juntos dos médicos de família e população em geral para poder diagnosticar a doença correctamente o mais cedo possível.

O especialista considera que ainda há "um défice de informação sobre a doença", acrescentando que já existem consultas especializadas.

Joaquim Ferreira defende uma aposta na informação porque por vezes o primeiro diagnóstico feito ao doente não é correcto.

"Tremor não significa necessariamente Parkinson. A maior parte das pessoas que têm tremor não tem Parkinson", alertou o médico.

"É preciso que os doentes sejam diagnosticados e encaminhados pelos médicos de família para as consultas e para isso têm de saber onde é que existem", referiu Joaquim Ferreira, adiantando que a Sociedade Portuguesa de Neurologia está a promover cursos de formação para médicos de clínica geral por todo o país.

A doença surge mais a partir dos 55 anos e o aumento da esperança de vida faz prever o aumento do número de casos.

"Sendo uma doença crónica, os doentes vão precisar de cuidados continuados", daí a importância de se apostar na formação e informação, justificou.

"Vai ser muito importante diagnosticar a doença o mais cedo possível porque o estrato de pessoas com mais de 55 anos vai aumentar e a partir dos 80 também", disse o clínico.


Lusa
Ir para o topo Ir para baixo
Convidad
Convidado




Dia Mundial da Doença de Parkinson Empty
MensagemAssunto: Re: Dia Mundial da Doença de Parkinson   Dia Mundial da Doença de Parkinson EmptySex Abr 11, 2008 7:11 am

PORRA, TUDO menos isso!!!!!!!!!!!!!!!
Ir para o topo Ir para baixo
 
Dia Mundial da Doença de Parkinson
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» A doença que intoxica os políticos
» Angola: Doença misteriosa detectada em mais áreas
» SAÚDE
» A CRISE ALIMENTAR MUNDIAL
» Universidades portuguesas estão fora da elite mundial

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
 :: Ciência-
Ir para: