Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


 
InícioInício  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 China - Desenvolvimento Científico» é prioridade ideológica

Ir para baixo 
AutorMensagem
Presidente da Junta
Admin
Presidente da Junta


Mensagens : 944
Data de inscrição : 17/10/2007

China - Desenvolvimento Científico» é prioridade ideológica Empty
MensagemAssunto: China - Desenvolvimento Científico» é prioridade ideológica   China - Desenvolvimento Científico» é prioridade ideológica EmptyDom Out 21, 2007 5:24 am

«Desenvolvimento Científico» é prioridade ideológica do PCC nos próximos cinco anos


O Congresso Nacional do Partido Comunista Chinês (PCC), o mais importante acontecimento político na China que só se realiza a cada cinco anos, terminou hoje com a adopção do conceito de "Desenvolvimento Científico", numa vitória do Presidente Hu Jintao.


No final do Congresso, os 2.235 delegados elegeram por voto secreto os 371 novos membros do Comité Central e introduziram nos estatutos do PCC o conceito de "Desenvolvimento Científico" proposto por Hu Jintao, secretário-geral do partido e Presidente da China.

Observadores consideram que a adopção do conceito é uma prova da consolidação do poder de Hu, uma vez que o "Desenvolvimento Científico" passa agora a ser a prioridade política para os próximos cinco anos, permitindo assim ao líder chinês definir os objectivos políticos do partido no próximo lustro e acumular assim mais poder.

O "Desenvolvimento Científico", que passa agora a ideologia oficial dos comunistas chineses, é um conceito que visa corrigir os excessos do crescimento económico sem limites que vigorou durante os mandatos de Jiang Zemin, antecessor de Hu à frente da China e do partido - uma e mesma coisa, uma vez que os comunistas mantêm o monopólio do poder político no país desde 1949.

O "Desenvolvimento Científico" visa reduzir as desigualdades entre as regiões urbanas e litorais (mais prósperas) e as regiões rurais, proteger o meio ambiente do desenvolvimento selvagem e reduzir o fosso entre os rendimentos dos mais ricos e dos mais pobres da China.

O PCC dá assim também entrada a Hu Jintao, de 64 anos, no panteão das figuras históricas que criaram a ideologia do comunismo internacional, o último de uma linhagem que começou com Marx e Lenine, e continuou na China com Mao Zedong, Deng Xiaoping e Jiang Zemin.

O próprio Hu Jintao deu hoje como encerrado o 17º Congresso Nacional do PCC, que não reconduziu três dos mais poderosos políticos do país para a cúpula do partido.

O vice-presidente da república, Zeng Qinghong, Wu Guanzheng, chefe da Comissão de Disciplina do PCC - agência que lidera a luta crucial contra os políticos corruptos - e Luo Gan, que liderava o sistema judicial, a polícia e as forças de segurança do país, ficaram de fora das listas para o Comité Central e saíram assim do Comité Permanente do Politburo do partido, o mais poderoso órgão da Chia, que tem na actualidade nove pessoas.

Na segunda-feira, após a primeira reunião, o novo Comité Central irá nomear os novos membros do Comité Permanente do Politburo, que deverá manter Hu Jintao e o primeiro-ministro Wen Jiabao como número um e número dois.

RTP
Ir para o topo Ir para baixo
 
China - Desenvolvimento Científico» é prioridade ideológica
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» A inflacção na china
» Observatório da China
» China Free ou Sinofobia
» De cócoras perante a China
» Fotos da China Capitalista

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
 :: Ciência-
Ir para: