Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


 
InícioInício  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 Porto de Sines - Novo pórtico ao nível do melhor do mundo

Ir para baixo 
AutorMensagem
Presidente da Junta
Admin
Presidente da Junta


Mensagens : 944
Data de inscrição : 17/10/2007

Porto de Sines - Novo pórtico ao nível do melhor do mundo Empty
MensagemAssunto: Porto de Sines - Novo pórtico ao nível do melhor do mundo   Porto de Sines - Novo pórtico ao nível do melhor do mundo EmptyDom Out 21, 2007 5:33 am

Novo pórtico dá competitividade ao Porto de Sines a "nível do melhor do mundo"

A secretária de Estado dos Transportes e Comunicações considerou que a chegada de um novo pórtico ao porto de Sines conferirá ao Terminal XXI uma competitividade "a nível do melhor que se faz no mundo".

Presente no momento da chegada do navio Zhen Hua 13, que atracou no terminal de contentores concessionado pela PSA cerca das 13:00 carregando a nova grua, Ana Paula Vitorino descreveu o momento como "marcante no novo ciclo do porto de Sines".

"Até agora, o porto de Sines teve uma fase de consolidação da sua posição no mercado internacional, demonstrável pelo aumento de carga que sofreu nos últimos dois anos e também pelos resultados financeiros. Neste momento, é passar para um patamar de excelência, um patamar superior", observou.

"A chegada deste pórtico vai permitir colocar o Terminal XXI a níveis de produtividade, com níveis de competitividade a nível do melhor que se faz no mundo", acrescentou a secretária de Estado, em declarações aos jornalistas.

A atracagem do navio proveniente de Singapura, que chegou com 24 horas de atraso devido ao mau tempo, foi observada de longe por dezenas de populares, que aproveitaram para registar o momento em fotografia.

O pórtico feito pelo grupo japonês Mitusi-Paceco, uma das quatro infra-estruturas transportadas pelo navio com pavilhão da Jamaica, apresenta 113 metros de altura e pesa 1.100 toneladas.

A infra-estrutura "viajou"em alto mar durante mais de três meses a uma velocidade média de 10 a 12 quilómetros por hora, com passagem pela rota do Cabo (as dimensões do navio e dos pórticos transportados impediram a sua passagem pelo Canal do Suez)

A sua instalação vem reforçar as condições do Terminal XXI para receber os grandes navios porta-contentores da última geração (post-panamax), "com grande impacto na actividade do terminal e do porto, mas sobretudo ao nível da economia nacional", destacou Jorge Almeida, administrador da PSA Sines.

O novo pórtico vai permitir o aumento da velocidade de movimentação do terminal de contentores em 33 por cento, já que movimenta dois contentores de 20 pés em simultâneo, possuindo um alcance de 20 filas de contentores a bordo.

O Terminal XXI possui actualmente dois pórticos, com capacidade para 18 fiadas de contentores, que são responsáveis pela movimentação de 250.000 TEU`s (unidade de medida de contentores de 20 pés) por ano.

Com a instalação do terceiro pórtico, que deverá estar operacional "dentro de 17 dias", o Terminal XXI aumentará a sua capacidade em 50 por cento, passando a movimentar 375.000 TEU`s de contentores anualmente.

A chegada a Sines do navio da VPMC, adaptado com vista ao transporte de pórticos de grande dimensão, estava prevista para sexta-feira, o que acabou por não acontecer devido ao registo de maior ondulação no mar e aumento dos ventos, que obrigou a uma redução de velocidade.

A descarga do pórtico vai ser acompanhada de perto por 60 técnicos especializados, portugueses e estrangeiros, que viajaram até Sines por terra para realizarem este trabalho.

A instalação do novo pórtico está integrada na expansão do Terminal XXI, para a qual contribuem ainda as obras de duplicação do parque de contentores (que ficará com aproximadamente 10 hectares), a decorrer até Março de 2008.

A PSA prepara-se ainda para adjudicar até Janeiro o aumento do cais, que somará no final dos trabalhos, previsto para o primeiro trimestre de 2009, 726 metros de extensão.

Nesta fase, o terminal será apoiado por "pelo menos mais um pórtico de cais", e passará a contar com uma área de 24 hectares para armazenagem, ficando com capacidade para movimentar 650.000 TEU`s por ano.

A fase de avaliação das propostas a concurso está a decorrer, adiantou à Lusa o director geral da PSA Sines, Luís Arroz, estando "em cima da mesa" propostas que variam entre os 16 e os 22 milhões de euros.

RTP
Ir para o topo Ir para baixo
 
Porto de Sines - Novo pórtico ao nível do melhor do mundo
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Porto de Sines bateu recorde de negócios em 2007
» O melhor vinho do mundo
» Eleito o melhor do Mundo
» O VINHO
» 2007 - Kaká melhor futebolista do mundo

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
 :: Economia-
Ir para: