Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


 
InícioInício  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 União Europeia aposta no vestuário inteligente

Ir para baixo 
AutorMensagem
Convidad
Convidado




União Europeia aposta no vestuário inteligente Empty
MensagemAssunto: União Europeia aposta no vestuário inteligente   União Europeia aposta no vestuário inteligente EmptySáb Abr 19, 2008 10:41 am

O mercado está a explorar as possibilidades de medição da temperatura do corpo do utilizador.

Virgílio de Azevedo
22:00 | Sexta-feira, 18 de Abr de 2008


O vestuário capaz de conseguir medir a temperatura corporal do utilizador ou de monitorizar a sua actividade cardíaca está agora a entrar no mercado, mas o projecto europeu Biotex traz novas funções aos têxteis inteligentes, segundo a publicação online 'Portugal Têxtil'. Os bio-sensores em miniatura, actualmente incorporados numa estrutura têxtil, conseguem analisar fluidos corporais como uma pequena gota de suor, e fornecer uma melhor avaliação sobre a saúde do indivíduo.

Um conjunto de projectos de investigação da UE está a apoiar o florescente sector dos tecidos inteligentes, têxteis interactivos e sistemas flexíveis passíveis de serem incorporados no vestuário. Jean Luprano, um investigador do Centro Suíço de Electrónica e Microtecnologia (CSEM), que coordena o projecto Biotex, considera que "uma das aplicações mais evidentes para os tecidos inteligentes é a área da medicina". O investigador acrescenta que "tem havido um grande progresso com medições fisiológicas, temperatura corporal ou electrocardiogramas, mas ainda ninguém desenvolveu tecnologias sensoriais bioquímicas que possam realizar medições de fluidos como o suor ou o sangue". Nesse sentido, o projecto Biotex está a desenvolver um conjunto de sensores que podem ser integrados numa estrutura têxtil, adaptável para detectar diferentes tipos de fluidos corporais e espécies bioquímicas.

Os parceiros do Biotex são universidades e pequenas empresas de Itália, França e Irlanda. Segundo a 'Portugal Têxtil', "já foram desenvolvidos um conjunto de protótipos de bio-sensores iónicos capazes de realizar medições aos níveis de sódio, potássio e cloreto em amostras de suor". Por outro lado, foi criada uma outra sonda "que mede a condutividade do suor e um sensor miniaturizado de pH muda de cor para indicar o pH do suor", bem como um sensor imunológico que poderia ser integrado em pensos para feridas ou ligaduras, de modo a detectar a presença de proteínas específicas em amostras de líquidos.



União Europeia aposta no vestuário inteligente 52e86dd1
Clique na imagem para ver o documento em formato PDF

Expresso
Ir para o topo Ir para baixo
 
União Europeia aposta no vestuário inteligente
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» União Europeia
» UNIAO EUROPEIA CONSTROI MURO
» Cimeira União Europeia - África
» Carta dos Direitos Fundamentais da União Europeia
» Os Tratados entre Portugal e os Países da União Europeia

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
 :: Ciência-
Ir para: