Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


 
InícioInício  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 Zimbabué... China defende venda de armas

Ir para baixo 
AutorMensagem
Fúria

Fúria


Mensagens : 222
Data de inscrição : 29/11/2007

Zimbabué... China defende venda de armas Empty
MensagemAssunto: Zimbabué... China defende venda de armas   Zimbabué... China defende venda de armas EmptySeg Abr 21, 2008 5:43 am

China defende venda de armas a Harare, a bordo de navio que ruma a Luanda

A China admitiu hoje ter vendido ao governo do Zimbabué as armas a bordo do navio chinês em rota para Angola, com Pequim a defender a legalidade do negócio depois de Moçambique ter recusado à embarcação licença para aportar.

“A venda de armas chinesas ao Zimbabué é legal. A imprensa ocidental está simplesmente a usar o assunto para pressionar a China”, diz hoje a agência noticiosa estatal chinesa Nova China, que cita declarações de Guo Xiaobin, investigador do Instituto de Relações Internacionais Contemporâneas da China, uma instituição estatal.

A Nova China não refere quais os objectivos que a “imprensa ocidental” visa atingir, nem comenta o facto de o navio An Yue Jiang, que carrega o armamento, ter abandonado águas sul-africanas na sexta-feira depois de um tribunal sul-africano ter recusado que as armas fossem transportadas através do país para o Zimbabué.

O An Yue Jiang navega agora em direcção a Angola, onde espera aportar em Luanda, segundo disse Paulo Zucula, ministro dos Transportes e Comunicações de Moçambique, país que recusou a entrada da embarcação que transporta seis contentores de armamento chinês.

"Sabemos que o registo do seu próximo destino explicita Luanda porque não permitimos que penetrasse em águas moçambicanas sem diligências prévias", disse Zucula.

Contactado pela a Agência Lusa, o Ministério dos Negócios Estrangeiros chinês recusou-se hoje a fazer qualquer comentário, quer sobre a venda de armas ao Zimbabué, quer sobre o itinerário do An Yue Jiang.

“Essas perguntas deverão ser feitas na terça-feira durante a conferência de imprensa de rotina do nosso Ministério”, disse um funcionário do gabinete do porta-voz da diplomacia chinesa, que não se identificou.

Entre as armas transportadas, encontram-se três milhões de munições para as espingardas automáticas AK-47, 1.500 RPG (morteiros com auto-propulsão) e mais de três mil granadas de morteiro.

O supremo tribunal de Durban, na África do Sul, recusou permissão para o transporte do armamento para o Zimbabué, que não tem acesso ao mar, por recear que a carga do An Yue Jiang possa alimentar a crise no Zimbabué.

Em Fevereiro, um relatório da Comissão dos Negócios Estrangeiros do Parlamento Europeu apelou à União Europeia para que pressione a China a deixar de vender armas aos países africanos e ao Zimbabué em particular.

O Zimbabué vive na actualidade alturas de tensão, uma vez que a comissão eleitoral do país ainda não divulgou os resultados das eleições presidenciais de 29 de Março.

A oposição no Zimbabué afirma que pelo menos dez pessoas foram mortas desde 29 de Março, e desde então cerca de 400 militantes da oposição foram detidos, três mil pessoas foram obrigadas a abandonar as suas casas e mais de 500 hospitalizadas.


Ir para o topo Ir para baixo
 
Zimbabué... China defende venda de armas
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» ZIMBABWE: Eleições
» Zimbabué não dará credenciais a jornalistas ocidentais
» Governo catalão defende masturbação de menores
» Rice defende combate ao 'terrorismo' na América do Sul
» IATE DE SADDAM POSTO A VENDA

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
 :: Europa e o Mundo-
Ir para: