Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


 
InícioInício  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 Madeira:PCP/M quer que Ilhas Selvagens integrem Rede de Reservas da Bioesfera

Ir para baixo 
AutorMensagem
Presidente da Junta
Admin
Presidente da Junta


Mensagens : 944
Data de inscrição : 17/10/2007

Madeira:PCP/M quer que Ilhas Selvagens integrem Rede de Reservas da Bioesfera Empty
MensagemAssunto: Madeira:PCP/M quer que Ilhas Selvagens integrem Rede de Reservas da Bioesfera   Madeira:PCP/M quer que Ilhas Selvagens integrem Rede de Reservas da Bioesfera EmptyTer Abr 22, 2008 8:18 am

Idea




Funchal, 22 Abr (Lusa) - O PCP/Madeira quer ver as Ilhas Selvagens integradas na Reserva da Bioesfera da Unesco, pelo que instou hoje o Governo regional madeirense a constituir uma equipa técnica e a desencadear o processo da candidatura.

Este objectivo consta do projecto de resolução intitulado "Ilhas Selvagens, Reserva da Bioesfera" que os comunistas insulares entregaram na Assembleia Legislativa da Madeira, uma iniciativa que serve para assinalar hoje o "Dia da Terra".

No documento, o PCP/M pretende que aquele sub-arquipélago da Madeira pertença ao conjunto das "Reservas da Bioesfera" que são "porções de ecossistemas terrestres ou costeiros onde se procuram meios de reconciliar a conservação da biodiversidade com o seu uso sustentável".

Os comunistas apontam as "características únicas" daquele território onde existe uma elevada taxa espeécies animais e vegetais, sendo também um "extraordinádio santuário" para aves marinhas, o que justifica o conjunto de medidas especiais de conservação ambiental.

As Ilhas Selvagens foram constituídas Reserva Natural em 1971, sendo uma das mais antigas reservas naturais de Portugal e a única que foi galardoada com o Diploma Europeu de Áreas Protegidas do Conselho da Europa.

As ilhas estão continuamente monitorizadas desde 1976, foram colocadas sob gestão do Parque Natural da Madeira desde 1989 e integram a Rede Natura 2000.

O PCP/M considera que as Ilhas Selvagens reúnem todos os requisitos fundamentais para serem reconhecidas como Reserva da Bioesfera, visando a sua integração, a breve prazo, na Rede Mundial de Reservas da Bioesfera.

Adianta que este reconhecimento servirá para "promover e afirmar mundialmente a importância da diversidade biológica, das paisagens, das espécies e dos ecossistemas" daquele arquipélago e contribuirá para o "reconhecimento e uma mais ampla divulgação mundial do importante património natural desta região".

Os deputados comunistas sustentam que da integração destas ilhas naquele rede mundial "resultam novas possibilidades e condições operativas favoráveis à região quanto à inclusão em projectos de pesquisa científica, geradoras de novas potencialidades quanto à produção e difusão do conhecimento, nomeadamente nos domínios da conservação da natureza".

AMB

Lusa/fim
Ir para o topo Ir para baixo
 
Madeira:PCP/M quer que Ilhas Selvagens integrem Rede de Reservas da Bioesfera
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Igreja quer criar rede social aplicada à saúde a todo o país
» AS MAIORES RESERVAS DE OURO DO MUNDO
» Reservas de ouro do Banco de Portugal batem recordes
» A Madeira
» Congresso PSD - MADEIRA

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
 :: Portugal-
Ir para: