Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


 
InícioInício  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 Motas vão ser obrigadas a inspecção periódica em 2009

Ir para baixo 
AutorMensagem
Presidente da Junta
Admin
Presidente da Junta


Mensagens : 944
Data de inscrição : 17/10/2007

Motas vão ser obrigadas a inspecção periódica em 2009 Empty
MensagemAssunto: Motas vão ser obrigadas a inspecção periódica em 2009   Motas vão ser obrigadas a inspecção periódica em 2009 EmptySeg maio 05, 2008 12:06 pm

Idea



A obrigatoriedade de inspecção periódica deverá ser alargada em 2009 às motas e ciclomotores, disse hoje à agência Lusa o presidente da Associação Nacional de Centros de Inspecção Automóvel (ANCIA), Fernando Teixeira.

De acordo com Fernando Teixeira, a inspecção obrigatória de veículos de duas rodas tem sido analisada entre a ANCIA e o Instituto da Mobilidade e Transportes Terrestres (IMTT), entidade que tutela as inspecções periódicas, prevendo-se que seja introduzida em 2009.

«Consideramos que se devem fazer inspecções a todos os veículos que circulam na via pública. Temos de saber como andam na estrada. Numa primeira fase, serão as motas», disse o presidente da ANCIA.

Fernando Teixeira defendeu que, à semelhança de outros países europeus, Portugal alargue as inspecções periódicas obrigatórias a outros veículos motorizados que circulam na via pública, como «tractores agrícolas, gruas e retroescavadoras».

Vinte por cento dos automóveis que circulam em Portugal reprovam na inspecção periódica obrigatória, mas esta percentagem tem vindo a baixar nos últimos anos, disse o presidente da associação do sector.

«A taxa de reprovação é de 20 por cento, mas tem diminuído, o que tem a ver com a evolução do parque automóvel», referiu.

Fernando Teixeira afirmou que «o parque automóvel português é dos mais renovados da Europa», o que «também tem a ver com a actividade de inspecção automóvel».

«A necessidade de ir à inspecção obriga as pessoas a ter o carro o mais actualizado possível», afirmou, reconhecendo que também tem contribuído a política do Governo de incentivo ao abate de viaturas antigas.

Trezentos operadores deste sector, fabricantes de equipamentos e representantes de governos e de entidades reguladoras de 45 países dos cinco continentes reúnem-se entre terça e quinta-feira no Porto na 11ª Conferência Anual da Associação Internacional de Inspecção de Veículos a Motor (CITA).

O enquadramento normativo da actividade, o impacto ambiental dos veículos e a segurança rodoviária são os principais temas em debate na conferência, organizada pela ANCIA.

Fernando Teixeira salientou que esta conferência «é o evento mais importante da rodovia realizado em Portugal na última década».

O presidente da associação destacou o impacto que têm tido as normas comunitárias, nomeadamente na imposição aos construtores de automóveis de sucessivas reduções de emissão de gases poluentes.

Na opinião de Fernando Teixeira, além de mais ecológicos, os automóveis também estão cada vez mais seguros, o que deverá contribuir para a redução da sinistralidade e para a baixa da taxa de reprovação nas inspecções.

Em Portugal, existem actualmente 171 centros de inspecção automóvel, pertencentes a cerca de 70 empresas privadas, 65 das quais são associadas da ANCIA, disse Fernando Teixeira.

Desde 1993, quando se iniciou em Portugal a verificação técnica periódica de veículos com motor, já foram realizadas mais de 50 milhões de inspecções.

«É um sector estável e saudável, que desempenha um serviço público concessionado pelo Estado», afirmou, destacando o «bom entendimento» que existe entre o Governo e as empresas do sector.

Diário Digital / Lusa

05-05-2008 15:39:00
Ir para o topo Ir para baixo
 
Motas vão ser obrigadas a inspecção periódica em 2009
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Inspecção do Trabalho e Acidentes de Trabalho
» ORCAMENTO MILITAR 2009
» Obikwelu admite adeus em 2009

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
 :: Portugal-
Ir para: