Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


 
InícioInício  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 A vida é uma maionese ... e os fóruns virtuais também !

Ir para baixo 
2 participantes
AutorMensagem
ypsi




Mensagens : 889
Data de inscrição : 15/09/2007

A vida é uma maionese ... e os fóruns virtuais também ! Empty
MensagemAssunto: A vida é uma maionese ... e os fóruns virtuais também !   A vida é uma maionese ... e os fóruns virtuais também ! EmptySáb Out 27, 2007 3:44 am

A MAIONESE É UMA BOA METÁFORA PRINCIPALMENTE QUANDO DESLAÇA



Constança faz maionese: uma gema, uma colher de mostarda, azeite em fio, sal, pimenta. Durante o processo, Constança tenta controlar o tremor que lhe aparece durante as tarefas de maior tensão. A maionese é um milagre da cozinha, um mistério ao nível dos mistérios do amor: uma coisinha de nada e deslaça. Um movimento brusco, um sopro no fio de azeite, a mão tremelicar e pode ser fatal. Qualquer coisa pode ser fatal e nunca sabemos o quê. Não vale a pena moer a cabeça a procurar as razões: seguimos o livro à risca mas ela deslaça na mesma, imune à razão pura, ao saber e à "técnica", inexplicável como o amor.

A maionese foi inventada por um condenado à morte que se tinha de superar para ser salvo. Cada vez que se parte o ovo e se começa o processo de lenta e miraculosa simbiose entre a gema e o azeite, repete-se através dos tempos a força voraz daquele condenado, o tipo que precisava de um milagre e inventou a maionese. Só um condenado à morte poderia conceber a maionese, é uma invenção que nasceu do desespero. lol!

O que tem a maionese que é tão bom para fazer metáforas?

Tem isso de lembrar a perfeita simbiose do amor - que acontece quando calha - e isso de tudo deslaçar sem que se perceba porquê. E precisamente quando fizemos tudo bem, e deixámos o ovo fora do frigorífico a aquecer, exactamente à mesma temperatura da mostarda e do azeite. E nos esforçámos disciplinadamente por não tremer, e deitar o azeite devagarinho e em fio, correspondendo a tudo o que a respectiva literatura aconselha e a tudo o que nos disseram aqueles que chegaram antes de nós.

Constança prefere, enquanto metáfora, o segundo milagre da maionese: a possibilidade de, a partir de uma maionese deslaçada, recuperar e conseguir a perfeição. Começa-se outra vez do princípio: atira-se uma gema para uma tigela e, em fio, o produto falhado como se fosse o azeite. E, misteriosamente, é possível, com a contribuição essencial do produto falhado, atingir a perfeição.

Ora, pensa Constança, a vida é uma maionese.

É uma maionese porque cada vez que a vida deslaça volta-se sempre ao princípio, utilizando as produções deslaçadas para compor novas misturas.

E quando falha o processo de recuperação da maionese - e falha montes de vezes, porque a maionese, já se disse, é um milagre - volta-se outra vez à casa de partida e parte-se outra gema.

E outra. E outra. E outra, se tiver de ser.

Emulsionando cada gema com todas as produções falhadas.

E do produto deslaçado acontece às vezes uma maionese perfeita, solidificada e amarela e esponjosa, sem que saibamos ao certo como foi e porquê.

DN (27-10-2007)

Interessante este Artigo, não ??

A vida é de facto uma maionese !

E os fóruns virtuais também ! Não duvidem !


Bom Dia ! flower
Ir para o topo Ir para baixo
ECOADOR

ECOADOR


Mensagens : 205
Data de inscrição : 26/10/2007

A vida é uma maionese ... e os fóruns virtuais também ! Empty
MensagemAssunto: Re: A vida é uma maionese ... e os fóruns virtuais também !   A vida é uma maionese ... e os fóruns virtuais também ! EmptyDom Out 28, 2007 2:17 am

Muito interessante
ate porque eu de ovos sei
Partir e mete-los na frigideira e depois zazzaaaa
.
A primeira vez que entrei na cozinha em vez de azeite meti sonasol ( enganei-me na cor ) e o OVO saltava de bolha em bolha
Um desastre
Ir para o topo Ir para baixo
ypsi




Mensagens : 889
Data de inscrição : 15/09/2007

A vida é uma maionese ... e os fóruns virtuais também ! Empty
MensagemAssunto: Re: A vida é uma maionese ... e os fóruns virtuais também !   A vida é uma maionese ... e os fóruns virtuais também ! EmptyDom Out 28, 2007 4:18 am

ECOADOR escreveu:
Muito interessante
ate porque eu de ovos sei
Partir e mete-los na frigideira e depois zazzaaaa
.
A primeira vez que entrei na cozinha em vez de azeite meti sonasol ( enganei-me na cor ) e o OVO saltava de bolha em bolha
Um desastre

ahahahahahahah .... lol! ... que distraído !!!!

Mas ... falando de "maionese" ..... a vida é um constante acto de renovação.

Fazemos mal, e voltamos a fazer, e mais, e mais.

Voltamos a errar, mas voltamos a fazer.

Falha.
Falha outra vez.
Falha melhor


Samuel Beckett


Também não percebo de ovos, mas percebo muito de "maionese", Meu Amigo ! lol!
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





A vida é uma maionese ... e os fóruns virtuais também ! Empty
MensagemAssunto: Re: A vida é uma maionese ... e os fóruns virtuais também !   A vida é uma maionese ... e os fóruns virtuais também ! Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
A vida é uma maionese ... e os fóruns virtuais também !
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Blog's, Foruns e Sites de referência
» Os crocodilos também têm 'GPS'
» Também aos cães
» isto tambem é arte
» as sagradas bebidas tambem morrem

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
 :: Opinião & Liberdade de Expressão-
Ir para: