Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


 
InícioInício  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 Estado funciona pior que o sector privado

Ir para baixo 
AutorMensagem
ypsi




Mensagens : 889
Data de inscrição : 15/09/2007

Estado funciona pior que o sector privado Empty
MensagemAssunto: Estado funciona pior que o sector privado   Estado funciona pior que o sector privado EmptySeg Out 29, 2007 12:41 pm

Estado funciona pior que o sector privado


Três em cada quatro pessoas inquiridas entendem que a administração pública funciona "pior" ou "muito pior" do que o sector privado.


Este é um dos resultados de um inquérito encomendado pelo Instituto Nacional de Administração (INA) à Universidade Católica, coordenado por Roberto Carneiro e que é hoje apresentado no V Congresso Nacional da Administração Pública (AP).


O inquérito abrange não só cidadãos/utentes, mas também dirigentes públicos, que naturalmente têm opinião distinta quanto ao desempenho da "sua" administração.

Quase dois terços defendem que o sector público e o privado funcionam de forma "idêntica" e só 30% acham que o seu desempenho é pior que o do privado.

Apesar de funcionar "pior" do que o sector privado, a administração pública tem vindo a melhorar na opinião dos portugueses, extrapolada a partir de uma amostra de 300 cidadãos.

Só uma pequena fatia de 5% dos inquiridos acha que os serviços do Estado "nada evoluíram" nos últimos anos, enquanto 60% acham que houve evoluções relevantes.

Quanto ao perfil e desempenho individual dos funcionários, é sobretudo no domínio das habilitações que os inquiridos identificam maiores progressos.

Com efeito, 77% consideram que "há cada vez mais habilitações adequadas".

Outro dos aspectos realçados pelos cidadãos é o rejuvenescimento dos funcionários, algo que não corresponde à realidade no conjunto da administração, mas que poderá reflectir particularidades nos serviços de atendimento ao público.

A melhoria da "competência" dos funcionários também é destacada, embora 29% discordem.

Curiosamente, o estudo demonstra que os dirigentes públicos não têm noção da apreciação que o público faz dos serviços públicos, tendendo a sobrevalorizar o reconhecimento dos cidadãos.

Ao nível do front office (atendimento ao público), os progressos mais destacados são a diversidade de canais, o apetrechamento tecnológico e a melhoria das instalações.

Já em matéria de rapidez de atendimento, simplificação de processos e horários, as melhorias são pouco notadas.

A possibilidade de pagamento dos impostos através da Internet, por um lado, e as lojas dos cidadãos, por outro, são duas das medidas, tomadas nos últimos anos, que mais elogios suscitam.

Porém, duas das bandeiras deste Governo não convencem os utentes da administração. É o caso do Simplex e do cartão do cidadão.

Funcionários a mais ?

Esta é uma das questões mais debatidas. Alguns partidos e sectores da sociedade portuguesa têm vindo a defender que existe um excessivo número de funcionários do Estado.

Porém, para a população portuguesa, esta não é uma questão pacífica, dado que apenas 55% dos inquiridos entendem haver funcionários a mais.

Esta percentagem é superior no interior da administração, com 65% das chefias a defenderem que a administração pública tem demasiados trabalhadores.

Aquilo em que parece haver acordo é na distribuição dos funcionários.

A esmagadora maioria dos cidadãos e dos dirigentes que responderam ao inquérito acha que estão mal distribuídos.

Má vontade dos utentes

Um dos factos mais interessantes do estudo diz respeito à assunção por parte dos cidadãos de "má vontade face à AP". Muitos dos cidadãos reconhecem que estão "cada vez mais irritadiços com tudo e também com o Estado".

Por outro lado, os inquiridos dizem-se "cada vez mais exigentes" com os serviços públicos, o que acaba por influenciar a opinião que têm sobre o seu funcionamento.

DN (29-10-2007)
Ir para o topo Ir para baixo
Convidad
Convidado




Estado funciona pior que o sector privado Empty
MensagemAssunto: Re: Estado funciona pior que o sector privado   Estado funciona pior que o sector privado EmptySeg Out 29, 2007 5:40 pm

Alguem esta surpreendido? Wink
Ir para o topo Ir para baixo
Convidad
Convidado




Estado funciona pior que o sector privado Empty
MensagemAssunto: Re: Estado funciona pior que o sector privado   Estado funciona pior que o sector privado EmptySeg Out 29, 2007 6:16 pm

AMERICANO escreveu:
Alguem esta surpreendido? Wink

Eu estou Shocked

Quem pode levar uma coisa destas a sério Question

Não existe comparação possível, uma coisa são serviços estatais outras serviços privados.

Mas ... enfim... é sempre bom entreter o pagode Laughing
Ir para o topo Ir para baixo
Convidad
Convidado




Estado funciona pior que o sector privado Empty
MensagemAssunto: Re: Estado funciona pior que o sector privado   Estado funciona pior que o sector privado EmptySeg Out 29, 2007 6:40 pm

O uqe me surpreende e o POVO ainda nao ter acordado para a necessidade VITAL de acabar com o ESTADO-DEPENDENCIA ESCRAVATURAL!!
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Estado funciona pior que o sector privado Empty
MensagemAssunto: Re: Estado funciona pior que o sector privado   Estado funciona pior que o sector privado Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Estado funciona pior que o sector privado
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Estado aluga ao Estado mais caro que privados
» Publico e Privado
» Comissão Europeia força concorrência no sector das telecomun
» A ONU DE MAL A PIOR................
» Trabalhadores dos sectores público e privado fazem marcha de protesto em Lisboa

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
 :: Portugal-
Ir para: