Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


 
InícioInício  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 Dia de Finados

Ir para baixo 
AutorMensagem
ypsi




Mensagens : 889
Data de inscrição : 15/09/2007

Dia de Finados Empty
MensagemAssunto: Dia de Finados   Dia de Finados EmptySex Nov 02, 2007 2:42 am

Finados

Romagens aos cemitérios ameaçadas pelo aumento das cremações


Dia de Finados, uma data em que tradicionalmente as pessoas se deslocam aos cemitérios para visitar as sepulturas e os jazigos dos seus familiares ou amigos já desaparecidos

Uma vez que o Dia de Finados, 2 de Novembro, é um dia de semana, as romagens aos cemitérios são normalmente antecipadas para o feriado de Todos os Santos ou, como este ano, adiadas para o fim-de-semana.

A data, uma festividade da Igreja Católica, pretende celebrar a memória dos que já morreram e através dela testemunhar a sua fé numa vida para além da morte.

O Dia de Finados e sobretudo o feriado de Todos os Santos são aproveitados para visitas aos cemitérios, com limpeza e colocação de flores nas campas e nos jazigos, uma tradição que começa a ser ameaçada pelo número crescente de cremações, sobretudo em Lisboa.

As cremações representam já quase metade dos funerais realizados em Lisboa, uma prática que mais que quadruplicou na última década, segundo dados avançados à agência Lusa pela Câmara de Lisboa.

«A opção pela cremação, enquanto prática funerária, tornou-se uma alternativa em crescente expansão quanto ao destino dos restos mortais, quer se trate de cadáveres quer de ossadas», disse à Lusa uma fonte da Divisão de Gestão Cemiterial.

Os dados indicam que dos 4769 funerais realizados até Setembro deste ano, 2089 foram cremações (43,8 por cento).

Em 1997 foram realizados em Lisboa 9355 funerais, dos quais 846 (9 por cento) foram cremações, um número que subiu, em 2006, para 3570, representando 40,6 por cento do total das 8791 inumações realizadas nesse ano.

Para Sérgio Braz, da Associação Nacional de Empresas Lutuosas (ANEL), o aumento da cremação, não apenas em Lisboa, mas também a nível nacional, deve-se à «mudança de mentalidades».

«A mentalidade das pessoas está a mudar e as novas gerações recorrem mais a esta prática», adiantou Sérgio Braz.

A falta de espaço cemiterial, os ritmos de vida, e a permissão da Igreja para esta prática também poderão ter contribuído para a subida da cremação, acrescentou.

Para a socióloga Isabel Moço «os ritmos de vida actuais implicaram algumas alterações nos ritos e isso teve implicações no próprio imaginário das pessoas e na forma como encaram a morte», principalmente nas grandes cidades.

«No interior do país os rituais mudam com menos frequência e há alguma tendência para a continuação dos moldes tradicionais do ritual», adiantou à Lusa a socióloga, lembrando que a cremação foi rejeitada como opção durante muito tempo na sociedade portuguesa.

Actualmente, há uma tendência para fazer um afastamento mais rápido dos mortos e a cremação, sendo opção da família de ficar com as cinzas ou de as depositar num local próprio, é uma forma de desmaterializar uma relação, sustentou.

SOL (01-11-2007)
Ir para o topo Ir para baixo
Convidad
Convidado




Dia de Finados Empty
MensagemAssunto: Re: Dia de Finados   Dia de Finados EmptySex Nov 02, 2007 11:04 am

Eles estao SEMPRE VIVOS nos nossos sonhos e no nosso coracao!!!
Ir para o topo Ir para baixo
 
Dia de Finados
Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
 :: História & Tradição-
Ir para: