Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


 
InícioInício  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 Os Idosos em Portugal

Ir para baixo 
+3
Xô Esquerda
Vitor mango
ypsi
7 participantes
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
ypsi




Mensagens : 889
Data de inscrição : 15/09/2007

Os Idosos em Portugal Empty
MensagemAssunto: Ser "Velho" em Portugal   Os Idosos em Portugal EmptyQui Out 11, 2007 4:14 am

Idosos nem conseguem pagar conta da farmácia



Ilda Coração tem 94 anos e é a pessoa “mais antiga” do Castelo, freguesia lisboeta com cinco centenas de habitantes, dos quais 70 por cento são idosos. “Grande parte dos moradores vivem sozinhos, sobretudo senhoras de avançada idade”, diz Carlos Lima, presidente da junta.

Toda a gente conhece Ilda. “Nasci na mesma casa em que ainda vivo”, conta ao CM. É numa modesta habitação com um quarto-sala, uma pequena cozinha e uma casa de banho que (sobre)vive. “Vou pouco à rua, costumo ir ao café mas acompanhada. Não saio sozinha”, confessa.

A idosa, que sofreu uma trombose e tem a vista diminuída, tem medo de escorregar na calçada antiga que ladeia as ruas daquela zona. Tem um filho, três netos e uma bisneta.

“Um dos meus netos é casado com a cantora Ana Malhoa, tenho uma bisneta, a Índia”, diz. Mas quem a visita com regularidade é outro “neto”: “Criei um rapaz desde os seis meses. Agora é arquitecto e muito meu amigo.” A reforma e a pensão de viuvez juntas não chegam a cem euros. Mas Ilda não reclama: “Pago cinco euros de renda e os remédios para a vista são grátis. No resto vou-me remediando.”

A solidão pauta a vida daqueles que ali vivem sozinhos e entregues uns aos outros. Vale-lhes o café onde alguns se encontram para “matar o tempo” e observar os turistas que diariamente ali passam.

Alberto Rosário tem 82 anos, é viúvo e nasceu na freguesia do Castelo. “A minha mulher morreu o ano passado. É a pessoa que mais falta me faz, era uma companhia”, diz, comovido.

E acrescenta: “Ela foi cozinheira do escritor Aquilino Ribeiro.” Alberto, que era gráfico, tem três filhos, um dos quais vive consigo, e um neto. Quando está sozinho dedica-se aos trabalhos manuais. A reforma não lhe chega. “A minha filha é que me compra sempre os medicamentos.”

“A maior parte das pessoas é remediada ou vive com dificuldade”, lembra Carlos Lima. E prossegue: “A Junta apoia-os como pode, temos médico, enfermeiro, mas falta-nos um espaço de convívio.”

Perfeita Silva é minhota mas há décadas que reside em Lisboa. Aos 82 anos, enterrou o marido e um filho. Restam-lhe três filhos e quatro netos: “Mas eles quase nunca vêm para esta zona, tirando um neto meu que ao sábado me visita.” A reforma não lhe chega. Toma quatro fármacos diferentes que os filhos lhe compram.

Grande parte dos moradores esperam ansiosamente pela visita dos filhos e netos, para atenuar saudades e para se libertarem temporariamente da imensa solidão em que estão mergulhados.

Mas a maior parte das famílias raramente aparece, ou quando o faz, é tarde de mais.

TRÊS PERGUNTAS A TERESA CAEIRO (Deputada e ex-governadora civil de Lisboa)

PORQUE É QUE OS IDOSOS VIVEM ISOLADOS DA FAMÍLIA?

- O mercado de arrendamento não é favorável e os mais jovens vão morar para os subúrbios deixando na cidade, principalmente nas zonas históricas, a população idosa.

PORQUE VIVE A MAIORIA DOS IDOSOS EM MÁS CONDIÇÕES?

- Os idosos ficam sozinhos geralmente em habitações antigas, com rendas baixas e sem grandes condições de habitabilidade. O isolamento e baixos rendimentos agravam a situação.

A IMIGRAÇÃO REJUVENESCE CIDADES?

Se houver condições, a imigração pode ajudar a rejuvenescer a população.

REACÇÕES

"OS FILHOS TÊM DE TRABALHAR" Rosária Borrego, 67 anos

“Muitas pessoas estão isoladas porque os filhos trabalham e não as podem acompanhar. A maioria dos locais não oferecem grandes oportunidades e os jovens saem. Antigamente havia mais afecto pelos pais.”

"LARES SÃO OPÇÃO CARA" Nuno Oliveira, 33 anos

“Os filhos têm que trabalhar fora e o preço dos lares que têm alguma qualidade é muito elevado. Tenho casos semelhantes na família. O Estado devia fazer algo para oferecer condições diferentes às pessoas mais idosas.”

"NÃO RESPEITAM OS MAIS VELHOS" Ana Elias, 28 anos

“O nível de vida é baixo. Por isso os jovens não têm filhos e temos os níveis de envelhecimento que se vêem. O problema do abandono e do isolamento começa na educação. Os jovens não respeitam os mais velhos, não há afectos.”

"GOVERNO DEVIA APOIAR IDOSOS" Virgílio Costa, 65 anos

“Isolamento é a vergonha do País, há idosos a mendigar na rua. O Governo devia apoiar criando casas e formas de acolhimento ou tratamento ao domicílio. As famílias não podem porque têm de trabalhar.”

NÚMEROS

- 34 mil idosos de Lisboa vivem completamente sozinhos em casa. A terceira idade representa 25 por cento da população da capital.

- 123 264 idosos residem na cidade de Lisboa, segundo dados relativos a 2006 divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística.

- 37% dos idosos residentes em Lisboa são muito pobres e dependem da ajuda de organizações humanitárias e de algumas comunidades.

- Em 2050, Instituto Nacional de Estatística prevê que o número de idosos em Portugal ascenda a três milhões. Actualmente, o País tem 1,8 milhões de idosos.

- 30% É essa a percentagem de idosos em todo o Mundo que recebem reformas ou subsídios, revelou um estudo levado a cabo pela Organização Mundial de Saúde.

Correio da Manhã (11-10-2007)
Ir para o topo Ir para baixo
Convidad
Convidado




Os Idosos em Portugal Empty
MensagemAssunto: Re: Os Idosos em Portugal   Os Idosos em Portugal EmptyQui Out 11, 2007 10:57 am

Nesse PARAISO, onde a medicina e SOCIALIZADA?
Ir para o topo Ir para baixo
ypsi




Mensagens : 889
Data de inscrição : 15/09/2007

Os Idosos em Portugal Empty
MensagemAssunto: Hoje é o Dia Mundial da Terceira Idade   Os Idosos em Portugal EmptyDom Out 28, 2007 11:39 am

O que querem as pessoas depois dos 65 anos ?


Morar em Paris, ter enfim elevador no prédio, recuperar a vista. Distracções, tempo, companhia. Pensões mais altas. Lares e viagens.
Tudo vontades dos mais velhos.


Hoje é o Dia Mundial da Terceira Idade


O mundo é cada vez mais deles, mas estará o mundo a contar com eles ?


Em Portugal há mais de um milhão e 800 mil idosos - representam já 17,3 por cento da população total, segundo as últimas estimativas (os jovens são 15,5 por cento).

Bem ou mal, entram nestas contas todos os que têm 65 anos ou mais. Os dados mais recentes, divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística no final de Setembro, lembram que nos próximos 25 anos o número de idosos poderá mais do que duplicar o número dos que têm menos de 14 anos.

Aos 65 anos a esperança média de vida é agora de 19,8 anos para as mulheres e 16,3 para os homens. E a população com 80 anos ou mais aumentou, no país, 35 por cento entre 1990 e 2006.

Vive-se muito mais, mas nalguns casos podia viver-se muito melhor.

Hoje, Dia Mundial da Terceira Idade, 65 portugueses com idades a partir dos 65 anos, na sua esmagadora maioria reformados (aqui referidos com as profissões que exerceram), dão conta do que gostariam de ver acontecer nas suas vidas.
Uns mais do que outros, são todos idosos.
O mundo é cada vez mais deles.


E, se eles mandassem, o mundo que os rodeia seria assim:

1. "O meu maior sonho era ter uma casinha com um quintal para plantar salsa e coentros"
Joaquim Dias Diogo, 72 anos, funcionário público

2. "A primeira coisa que fazia era aumentar as pensões. E depois dava muito carinho, muito amor... Porque os idosos são como as crianças: precisam que olhem para eles com amor"
José Barros, 84 anos, funcionário dos CTT

3. "Multas - e pesadinhas - para quem deixa os cães sujar os passeios"
Amoroso Ferreira, 78 anos, trabalhador portuário

4. "A única coisa de que preciso é de tempo: queria que o dia tivesse 48 horas para fazer tudo o que me pedem. Para já continuo a trabalhar, a dar conferências e a viajar. Só não consigo ver muito bem o número das portas do Terminal 2 do Aeroporto da Portela, porque os puseram em contraluz. Mas isso não é da idade: ninguém consegue"
Daniel Serrão, 80 anos, médico e membro do Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida

5. "Eu gostaria que houvesse um espaço reservado, com um tracejado, à entrada do centro de dia, para a nossa carrinha poder estacionar e os outros carros não"
Lurdes Santos, 74 anos, costureira

6. "Um 25 de Abril para o povo. E ter médico quando preciso"
Francisco Palminha Franco, 80 anos, professor do ensino básico

7. "Vou morrer com o desgosto de não ter ido para a escola. Mas o que eu gostava mesmo era de ter um emprego. Continuo a trabalhar muito, mas já ninguém me dá emprego"
Alzira Gonçalves Ferreira, 79 anos, jornaleira e tecedeira

8. "Era bom que não pagássemos alguns medicamentos, pelo menos os da diabetes. Metade do ordenado do meu marido vai para medicamentos para os dois"
Martinha Brito, 73 anos, doméstica

9. "Atenção à dimensão (corpo) das letras dos jornais e às cores (como textos a laranja em fundo cinza)"
José Reis, 65 anos, marketing indústria farmacêutica

10. "Gostava de ver a cidade mais limpa, pelo menos no meu bairro. É só lixo, passeios com buracos, folhas no chão... Quando chove e passa um carro, molhamo-nos todos"
Júlia Maria Cândida, 77 anos, empregada doméstica

11. "O que faz falta é um lar para a terceira idade. Moro sozinha. Quando estiver doente, não tenho quem trate de mim"
Isaltina Félix, 77 anos, empregada de biblioteca

12. "Como não posso ser feliz - porque ninguém pode ser feliz assistindo ao que se assiste no mundo - o meu desejo é ser apenas não infeliz"
Raul Solnado, 78 anos, actor

13. "Há muitos velhos que estão abandonados. Devia haver quem os visitasse em casa uma ou duas vezes por semana, quem os levasse a passear ou a beber um chazinho no café"
Maria do Rosário Fernandes, 79 anos, empregada de escritório

14. "Às vezes gostávamos muito de ir ao teatro, mas não temos transportes. E os espectáculos acabam muito tarde"
Maria Helena Borges Fernandes, 73 anos, modista

15. "Que houvesse cura para o cancro, que está a matar a minha mulher"
José Catalino Guerreiro, 67 anos, pescador

16. "Eu gostava de viajar. Um abatimento de 50 por cento no preço das viagens já não era nada mau. O primeiro sítio onde ia era o Brasil"
Carmina Cardoso de Almeida, 71 anos, servente de limpeza

17. "Mudaria a educação das crianças e dos jovens no sentido de nos transportes e lugares públicos darem o seu lugar; numa porta, ou passagem estreita, deixarem a outra pessoa passar primeiro"
Maria da Conceição Affonceca, 72 anos, tradutora

18. "Moro num quatro andar. O prédio não tem elevador. Vou pelas escadas e nem corrimão para me agarrar tenho"
Palmira de Carvalho, 83 anos, mulher-a-dias

19. "Tenho em preparação um livro que resume todos os meus desejos e que se chama O Meu Único Infinito É a Curiosidade. O meu único desejo é continuar curioso. Quando me perguntam a idade, eu respondo, e respondo sempre com verdade, que depende da hora do dia"
Miguel Veiga, 71 anos, advogado e fundador do PSD

20. "Queria ter de volta o Cais das Colunas, que já está há muitos anos sem lá estar. Era uma das portas de Lisboa e era sempre bonita. Gostei sempre"
Mário Firmino Pereira, 77 anos, caixeiro de balcão

21. "Eu já não espero grande coisa, mas ainda queria ver a estrada para a minha terra arranjada. Como está, nem passam dois carros ao mesmo tempo"
Fernando Moura, 67 anos, agricultor

22. "Os autocarros deviam ter um acesso para os deficientes, porque às vezes há uma grande dificuldade em entrar"
Maria Helena Salvador, 85 anos, ex-bilheteira da CP

23. "Uns descontozinhos mais apropriados. Queremos ir ao cabeleireiro arranjar o cabelinho à nossa vontade e não dá"
Maria Helena da Silva Caeiro, 77 anos, dona de casa

24. "Precisava de ter uma pessoa que me limpasse a casa, desse cera, tratasse da roupa e a quem eu não pagasse nada ou pagasse muito pouco. É que já não posso fazer essas coisas..."
Albertina Segundo, 86 anos, dona de casa

25. " O meu desejo é que se implante a monarquia em Portugal para podermos voltar a viver em democracia"
Gonçalo Ribeiro-Telles, 85 anos, arquitecto paisagista

26. "Para a saúde precisava de muita coisa, mas isso ninguém me pode dar"
Francisca Baptista, 78 anos, empregada de lavandaria hospitalar

27. "Ser feliz"
Elvira Josefa Mendonça, 73 anos, camponesa

28. "Adoro a minha casa, está é quase toda a cair. A senhoria quer vender o prédio, mas ninguém lhe pega. Queria ao menos que me deixassem lá estar até morrer"
Maria da Piedade, 84 anos, operária da indústria de lanifícios

29. "Ter divertimentos, para sairmos de manhã e só voltarmos para casa à tardinha. Não temos distracção nenhuma"
Maria Alice Firmino, 84 anos, costureira

30. "Gostava de recuperar a vista para fazer tudo aquilo que fazia. Não havia nada que eu não fosse capaz de resolver. Ler e escrever faz-me muita falta, também"
Augusto de Alcobia, 85 anos, funcionário da Carris

31. "Começava por acabar com o isolamento de quem não tem um carrito. Temos de nos sujeitar ao autocarro e à nossa terra ele só vai uma vez por semana. Se precisarmos de vir à cidade [Bragança], temos de recorrer ao carro de praça"
Maria Rodrigues, 66 anos, doméstica

32. "O meu marido e eu termos saúde"
Luísa da Conceição Esteves, 89 anos, dona de casa

33. "Uma pessoa que me fizesse companhia, porque eu sou sozinha dia e noite"
Idalina Miranda, 86 anos, cabeleireira

34. "Ter menos idade. Só queria ter uns 70..."
Emília Cardoso, 87 anos, arrumadora de cinema

35. "Há muito velhinho que não tem ninguém. Gostava que houvesse uma quota que pudessem pagar todos os meses para um dia, se precisassem, terem a ajuda dessa quota [para pagar a quem cuidasse deles]"
Emília de Oliveira Fernandes, 78 anos, dona de casa

36. "A coisa que eu mais queria ter era uma casinha com um bom quarto, uma boa cozinha e uma casa de banho"
Manuel Sousa Morais, 72 anos, pintor da construção civil

37. "Quando tenho de ir a algum lado, tenho de chamar o meu sobrinho. Devia haver transportes reservados aos mais velhos"
Deolinda Gomes Lopes, 84 anos, mulher-a-dias

38. "Receber uma melhor reforma que os 14 contos que recebo"
Almerinda Cordeiro, 69 anos, camponesa

39. "Nunca ser velha e nunca estar doente"
Lisete Fialho da Costa, 71 anos, operária têxtil

40. "A única coisa que desejo é imortalizar-me"
Mário Wilson, 78 anos, futebolista e treinador

41. "Gostava que me arranjassem a rua, que está indecente. Até aqueles que andam bem têm medo de cair, quanto mais eu"
Dinah Baptista, 92 anos, doméstica

42. "Algum dia ter governantes sérios que olhem pelos pobres"
Artur António, 80 anos, emigrante, trabalhador na construção civil

43. "Há poucos lugares de lazer e de encontro para os idosos, as pessoas acabam por se isolar e a solidão é terrível. Depois não posso admitir que os mais velhos sejam deslocados das aldeias onde sempre viveram para a cidade; os filhos vão trabalhar e eles acabam por ficar sozinhos. Devia haver uma boa rede de apoio para acompanhar essas pessoas nas suas casas"
Julieta Régua, 65 anos, professora primária

44. "Punha na linha alguns funcionários públicos que são pequenos ditadores: tratam da vida deles, maquilham-se, saem para o café ou para fumar o cigarro e os utentes dos serviços ficam à espera"
Leonel Gonçalves, 73 anos, militar

45. "Queria que arranjassem a minha escada. Os carros estão em cima do passeio, a carroça do lixo tem de passar e dá cabo da escada. Está toda escavacada"
Rita Vieira Caridade, 92 anos, empregada numa papelaria

46. "Alguém que fizesse as compras ou pudesse ajudar os mais velhos a fazer as compras. Gratuitamente ou mesmo pagando. Isso era fantástico, porque os sacos são uma coisa muito pesada"
Maria da Conceição Moita, 70 anos, professora

47. "A cidade devia ter mais casas de banho públicas. Já houve, mas fecharam"
José Pedro Valente, 77 anos, fiel de armazém

48. "Há idosos que não saem de casa, nem de cadeira de rodas, porque não há uma rampa no bairro"
Etelvina Sampainho, 81 anos, empregada comercial

49. "Companhia. Era isso que eu desejava: não sobrecarregar os filhos e saber que estava acompanhada"
Maria Rosa Silva, 78 anos, mulher-a-dias

50. "O meu posto médico é num descampado e a paragem do autocarro fica longe. Quando está calor ou chuva, é um martírio lá chegar"
Etelvina Silva, 71 anos, costureira

51. "Não queria morrer sem ir à Madeira"
Maria Adelaide Carvalho, 72 anos, comerciante

52. "À Madeira já fui. Agora era aos Açores..."
Maria Beatriz Tavares, 80 anos, costureira

53. "Mais arranjo nas ruas e não andarem aí tantos animais abandonados. Até para ser cão tem de se ter sorte"
Maria de Lurdes Rodrigues, 78 anos, operária fabril

54. "Gostaria de ter condições para continuar a trabalhar, como faço actualmente"
Gentil Martins, 67 anos, cirurgião

55. "Devia haver mais passeios para os velhos, que fossem de graça para as pessoas que não pudessem pagar. Não é o meu caso, mas há muitas que não vão porque não podem pagar"
Rosa Salvado, 77 anos, proprietária de um hotel em Luanda

56. "O meu desejo era conseguir ainda uma casa nova. Os quartos e a casa de banho são no primeiro andar e tenho muito medo de cair"
Isabel Maria Lopes, 76 anos, ajudante de lar e centro de dia

57. "Nas cidades as pessoas estão muito afastadas umas das outras. Gostava que os vizinhos e as famílias fossem mais unidos e ajudassem mais os mais velhos"
Olinda Marçal Silva, 72 anos, dona de casa

58. "Tenho o desejo muito forte de poder trabalhar na área da educação até ao fim da minha vida: ainda dou aulas, investigo e oriento teses, e é isso que quero continuar a fazer, cruzando essa actividade com outra coisa que me dá muito prazer - viajar. Sou um pouco workaholic, e realmente não tenho a certeza de que as pessoas devam aposentar-se cedo, porque há uma grande parte de referências e de contactos que se perde com isso"
Manuela Teixeira, 69 anos, professora e sindicalista

59. "Gostava de ganhar no euromilhões e queria fazer um grande lar para as pessoas mais necessitadas, para os velhos e as crianças. Na minha família estão todos bem, eu também estou remediado, mas há muita miséria e eu desejava puder ajudar essa gente"
Adelino Augusto, 77 anos, emigrante, operário numa fábrica de chocolate

60. "Que cuidassem mais das pessoas de idade. A atravessar a rua, numas escadas, a entrar num transporte - ninguém ajuda, ninguém dá uma mãozinha"
Leonor Serafim, 79 anos, costureira de calças

61. "Se pudesse, trocava o quinto andar onde moro por um rés-do-chão. Custa-me muito subir e não posso levar pesos"
Emília da Conceição, 85 anos, mulher-a-dias

62. "Gostava que houvesse mais passeios organizados. Adorava ir a um país asiático"
Júlia Tavares, 77 anos, operária numa fábrica de redes de pesca

63. "Devia haver uma preocupação de todas as pessoas em ajudar os mais velhos a ter uma vida mais digna"
Lucinda Carvalho, 86 anos, funcionária pública

64. "A única coisa que eu agora queria era ter dinheiro para viver em Paris. Estou cansado de viver em Portugal com este Governo. Além disso, gostava de ter nove netos: três de cada filho. Ainda não tenho nenhum"
Baptista-Bastos, 73 anos, jornalista e escritor

65. "Uma pessoa que me desse apoio em casa. Sou viúvo há 17 anos. Já viu o que é não ter ninguém que diga assim: deixa lá ver se esta alma está morta... ou se precisa de uma camisa lavada?"
Abílio Augusto Moiço, 86 anos, trabalhador do tráfego de Lisboa

Público (28-10-2007)


E você ??

flower

O que quer depois dos 65 anos ?
Ir para o topo Ir para baixo
ypsi




Mensagens : 889
Data de inscrição : 15/09/2007

Os Idosos em Portugal Empty
MensagemAssunto: Os Idosos em Portugal   Os Idosos em Portugal EmptyQui Nov 08, 2007 1:11 pm

Darei conta neste Tópico, de notícias e saberes, sobre a problemática da Terceira Idade em Portugal. Não só as "más práticas", como também as Boas Práticas, que felizmente já vão existindo, de forma assinalável.

Qualquer dia também eu serei idosa .... lol!


Lar encerrado por suspeita de maus tratos


Valongo
Proprietária indiciada por sequestro e maus tratos.


A Segurança Social encerrou uma casa que servia de lar para dez idosos em Campo, Valongo. A proprietária foi detida e será ouvida em Tribunal durante esta quinta-feira, estando indiciada pelos crimes de sequestro e maus tratos, informa a SIC, depois do Correio da Manhã ter avançado com esta informação em primeira mão.

Segundo Edmundo Martinho, presidente da Segurança Social, «esta era uma situação conhecida, devido a uma denúncia efectuada em Setembro, mas só agora foi possível agir legalmente». Na sua opinião, «não se tratava de um lar e por isso não estava sujeito a fiscalização». «Era uma casa onde estava uma pessoa que recebia vários idosos, que devia cuidar», referiu, destacando a ilegalidade da situação.

A casa em questão era constantemente alvo de críticas, por parte dos idosos e seus familiares. Fonte da Câmara de Valongo garantiu ao PortugalDiário desconhecer esta situaçã. Trata-se de uma vivenda onde estavam hospedados onze idosos, que pagariam três mil euros de entrada e 800 mensais.

A denúncia terá sido feita, então, por uma enfermeira que se deslocava ocasionalmente ao local, e um idoso, que se queixava de ter sido mal tratado. Os familiares referem que os idosos diziam que por vezes eram colocados a dormir todos juntos na cave. Sad Sad Sad

A vizinhança nunca se apercebeu que a casa serviria como lar.

Portugal Diário (08-11-2007)
Ir para o topo Ir para baixo
Convidad
Convidado




Os Idosos em Portugal Empty
MensagemAssunto: Re: Os Idosos em Portugal   Os Idosos em Portugal EmptyQui Nov 08, 2007 1:16 pm

30 anos de cadeia para os donos!!!
Ir para o topo Ir para baixo
ypsi




Mensagens : 889
Data de inscrição : 15/09/2007

Os Idosos em Portugal Empty
MensagemAssunto: Re: Os Idosos em Portugal   Os Idosos em Portugal EmptyQua Nov 21, 2007 2:35 am

Conselhos e histórias para prevenir burlas a idosos



Televisão ligada e uma campainha para a casa do vizinho são truques
Quando Lucília ouviu bater à porta não suspeitou que lhe queriam assaltar a casa. Mal abriu a fechadura, "um homem desconhecido e bem vestido" não perdeu tempo com grandes conversas. "Meteu o pé e quis forçar a entrada. Ele teve azar e eu tive sorte, porque o meu vizinho viu tudo pela janela, saiu à rua e ele desapareceu", conta a idosa.

Lucília Colaço, 71 anos, foi uma das participantes na sessão de esclarecimento promovida ontem pela Câmara Municipal de Aljustrel, em parceria com a GNR, no âmbito das Jornadas do Idoso. Uma iniciativa para explicar os cuidados a tomar perante tentativas de roubo ou burla. Situações que resultam muitas vezes em agressões violentas, sobretudo quando o assalto decorre em montes isolados.

Apesar do concelho de Aljustrel não ser um dos mais fustigados pelo fenómeno, esta acção de prevenção serviu para dar dicas sobre o modo como actuam os vigaristas. E sobretudo sobre a forma de reagir quando confrontados com tentativas de extorsão ou roubo.

Ana Carolina, 68 anos, foi uma das participantes mais activas na sessão. Os vários casos de Aljustrel não lhe escaparam e até se lembra de "um senhor bem vestido" que entrou numa casa da sua rua e "saiu com uma grande carga". "A vizinha nunca nos contou nada com medo de represálias, mas ficou-se a saber que foi roubada", garante.

Não faltam queixas de pessoas menos informadas, a quem quiseram enganar dizendo-lhes que "as notas de 50 euros vão ficar fora de circulação". As histórias multiplicam-se. O cabo Rosa Afonso, membro do Núcleo de Idosos em Segurança da GNR, conta o episódio recente de um burlão que "ofereceu uma colcha e a seguir pediu cem euros por um relógio que valia cinco". E recorda os casos muitas vezes repetidos de falsos funcionários da Segurança Social que pedem dinheiro adiantado para ajudar a antecipar as reformas.

O sargento-ajudante José Jorge explica que "os alvos são sempre os mais idosos porque são pessoas que têm menos hipóteses de se defenderem contra quem tem muita lábia". Por isso, a GNR ensinou alguns "truques" para tentar minorar os riscos.

Quando estão sozinhas, as pessoas devem ligar a televisão, ter uma campainha para a casa do vizinho, óculos e correntes na porta de entrada, fechaduras fortes e objectos valiosos dispersos pela casa. Mesmo assim, se for impossível evitar a entrada de um estranho que também é um burlão, o melhor é não resistir. "Quanto menos conversa melhor. Vão-se os anéis ficam os dedos", aconselha o cabo Afonso perante a plateia atenta.

DN (21-11-2007)
Ir para o topo Ir para baixo
ypsi




Mensagens : 889
Data de inscrição : 15/09/2007

Os Idosos em Portugal Empty
MensagemAssunto: Re: Os Idosos em Portugal   Os Idosos em Portugal EmptySáb Nov 24, 2007 4:15 am

Plataforma informática apoia idosos



Um grupo de investigadores de Coimbra está a desenvolver uma plataforma informática e de comunicações para facilitar o acompanhamento e prestação de cuidados aos idosos e esbater a solidão daqueles que vivem sós.

O projecto, em desenvolvimento no Laboratório de Automática e Sistemas do Instituto Pedro Nunes (IPN), de Coimbra, procura criar um sistema que auxilie a uma vida normal e garanta alguma autonomia e qualidade de vida a cidadãos na terceira idade, em número em crescimento devido ao aumento da esperança de vida e envelhecimento da população.

O projecto, que foi candidatado a fundos comunitários em Outubro para se desenvolver ao longo de dois anos, está concebido em duas vertentes de monitorização e assistência ao idoso e uma outra, que os seus promotores consideram "muito inovadora", de integração social, para esbater o isolamento e a solidão.

"O primeiro vector tem a ver com a família e alguma assistência especializada. Através dele consegue-se monitorizar o estado do idoso" segundo parâmetros fornecidos a partir do local onde este se encontre, como são a temperatura, a pulsação e a localização", revelou à agência Lusa António Cunha, director executivo do Laboratório de Automática e Sistemas do IPN.

A segunda componente do projecto visa a integração social do idoso, aproveitando o mesmo equipamento e outros que já fazem parte do quotidiano de qualquer lar, como é o aparelho de televisão.

JN (24-11-2007)
Ir para o topo Ir para baixo
ypsi




Mensagens : 889
Data de inscrição : 15/09/2007

Os Idosos em Portugal Empty
MensagemAssunto: Re: Os Idosos em Portugal   Os Idosos em Portugal EmptyQua Nov 28, 2007 12:49 am

Uma notícia que achei muita piada.

ahahaha ... as loiras ainda dão que fazer na 3ª idade !!!! lol!




Luta por "loira vistosa" em lar



Uma crise de ciúmes levou um idoso de 79 anos residente no lar da Santa Casa da Misericórdia de Paredes de Coura a agredir à paulada outro idoso, quatro anos mais novo. A instituição decidiu "condenar" o agressor a uma "pena" de exclusão de trinta dias. No centro da confusão está uma utente do lar, vinte anos mais nova, mas "loira e muito vistosa", segundo o provedor da instituição.

Os factos remontam ao inicio deste mês, depois do agressor não ter gostado de alguns "piropos" dirigidos pelo outro homem à sua namorada, igualmente residente no Lar. No espaço exterior, o idoso aguardou pelo seu "rival" e quando este estava de volta do motor da sua viatura avançou para a agressão. "Atirou-lhe uma mão cheia de areia para os olhos e agrediu-o com uma cacetada", explicou ao DN o provedor da instituição, António Pereira Júnior. A agressão só foi travada com a intervenção de pessoas que se encontravam perto. A vitima, de 75 anos, acabou por ser assistida no centro de saúde local, onde foi suturada na cabeça.

A namorada terá sido "cobiçada" pelo colega do lar, que não terá gostado das movimentações. "Tem 75 anos mas parece um jovem, muito mais possante que o agressor. Como não tinha corpo para ele, atacou-o quando o apanhou desprevenido", contou Pereira Júnior. Descrito como de "mau feitio" e "mulherengo", a direcção do lar, onde vivem mais de 90 idosos, de pronto deu ordem de expulsão temporária, 15 dias em casa e outros 15 dias no lar, em regime de retiro, ou seja, sem poder sair do quarto, para evitar "vinganças".

Pereira Júnior admite que "já não primeira vez que um caso destes acontece" na instituição. A pena a cumprir pelo idoso esgota-se sexta-feira, com a sua total integração.

DN (28-11-2007)
Ir para o topo Ir para baixo
Vitor mango

Vitor mango


Mensagens : 4711
Data de inscrição : 13/09/2007

Os Idosos em Portugal Empty
MensagemAssunto: Re: Os Idosos em Portugal   Os Idosos em Portugal EmptyQua Nov 28, 2007 1:56 am

solução facil
Arranje duas loiras e acaba a festa
Ir para o topo Ir para baixo
ypsi




Mensagens : 889
Data de inscrição : 15/09/2007

Os Idosos em Portugal Empty
MensagemAssunto: Re: Os Idosos em Portugal   Os Idosos em Portugal EmptyQua Nov 28, 2007 12:18 pm

Vitor mango escreveu:
solução facil
Arranje duas loiras e acaba a festa

Desculpe, mas a festa não acaba.

Antes pelo contrário.

Com duas loiras ????


Começa !

lol! lol! lol!
Ir para o topo Ir para baixo
ypsi




Mensagens : 889
Data de inscrição : 15/09/2007

Os Idosos em Portugal Empty
MensagemAssunto: Re: Os Idosos em Portugal   Os Idosos em Portugal EmptyQui Nov 29, 2007 11:48 am

Qualidade do ar de 600 lares portugueses hoje avaliada


A qualidade do ar em 600 lares portugueses começa hoje a ser analisada para avaliar a perigosidade dos ambientes fechados, com base em estudos que afirmam que aquele ambiente pode ser mais nefasto para a saúde que o ar respirado nas ruas.

A sociedade actual passa mais de noventa por cento do tempo em espaços fechados, que podem apresentar níveis de poluentes muito superiores ao ar exterior, contou à Lusa Carlos Nunes, Director do Centro de Imunoalergologia do Argarve.

De acordo com trabalhos internacionais, «cerca de 20 por cento da população sofre de asma ou outras alergias causadas por substâncias tipicamente presentes em ambientes fechados». Um problema que preocupa as organizações ligadas às doenças respiratórias que até agora não tinham qualquer estudo que reflectisse a realidade nacional.

Hoje a Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC) e o Instituto UCB de Alergia (IoA) lançam um «estudo epidemiológico inédito»: monitorizar a qualidade do ar em 600 lares portugueses de todo o país durante seis meses.

«Doenças como alergias respiratórias, asma, cancro do pulmão e outras patologias são as mais relacionadas com a poluição atmosférica. Tornava-se imperativo analisar a qualidade do ar dos ambientes fechados que os portugueses respiram, a fim de serem tomadas medidas que diminuam eventuais efeitos nefastos para a sua saúde», explicou Carlos Nunes, Alergologista e representante do Instituto UCB de Alergia.

Actualmente, cerca de um milhão de portugueses sofre de asma. A Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC) é a quinta causa de morte na Europa e as rinites alérgicas atingem um em cada quatro portugueses. Um cenário que preocupa aquelas duas entidades.

«Nas últimas décadas tem-se assistido a uma crescente prevalência de doenças respiratórias, principalmente nas populações urbanas, o que pode estar amplamente associado a factores existentes no interior das habitações. Animais domésticos, ácaros, fungos, alterações na humidade do ar, partículas em suspensão e o caudal da ventilação do ar podem causar inflamação das vias respiratórias superiores e inferiores», afirmou Mário Morais de Almeida, presidente da SPAIC.

Nos próximos seis meses, uma equipa de técnicos vai visitar as 600 habitações recorrendo a equipamentos com sensores específicos. Além de medir o nível de vários poluentes, será feita uma caracterização das condições gerais das habitações e do estado de saúde dos moradores. Os resultados serão conhecidos em Junho de 2008.

Existem factores externos e internos que afectam a qualidade do ar dos lares. Poluentes exteriores como o pólen, emissões provocadas pelo trânsito e pela indústria, entram nos edifícios através de janelas abertas e sistemas de ventilação.

Mas também há inúmeros poluentes interiores: fumo de tabaco, micróbios, combustões de aquecedores a gás ou fogões, sistemas de aquecimento, produtos de limpeza, alcatifas e carpetes, animais de estimação e até o próprio odor corporal e dos dos cosméticos.

Diário Digital / Lusa

29-11-2007
Ir para o topo Ir para baixo
Xô Esquerda

Xô Esquerda


Mensagens : 703
Data de inscrição : 15/12/2007

Os Idosos em Portugal Empty
MensagemAssunto: Re: Os Idosos em Portugal   Os Idosos em Portugal EmptyQui Fev 28, 2008 1:08 pm

Lisboa

Espaço dedicado aos 'séniores' é inaugurado hoje em Santos

A junta de Freguesia de Santos-o-Velho, em Lisboa, e o Grupo Desportivo de Santos criaram uma iniciativa destinada à população mais idosa da zona. A parceria quer evitar o isolamento e a solidão promovendo o convívio

O Espaço Sénior, na Calçada do Marquês de Abrantes em Lisboa, vai ser inaugurado hoje pelas 18h, esta iniciativa pretende criar um local de encontro e de aprendizagem destinado à população sénior residente na freguesia.

O novo centro vai promover actividades lúdico-pedagógicas que visam interligar o convívio e o conhecimento através de tertúlias, debates, ateliers, visitas de campo, sessões de aprendizagem, no sentido de prevenir o isolamento e a solidão que os idosos enfrentam na sua vida quotidiano.

SOL


talvez ainda se encontrem, neste novo espaço sénior, raparigas (de setenta's pra cima) danadas para a folia .... king

hummm que acha Ricardo ? scratch scratch scratch
Ir para o topo Ir para baixo
Convidad
Convidado




Os Idosos em Portugal Empty
MensagemAssunto: Re: Os Idosos em Portugal   Os Idosos em Portugal EmptyQui Fev 28, 2008 11:33 pm

cada senior DEVIA TER UM patrocinador, COM UMA 44 , QUE OS DEFENDESSE, CASO FOSSEM MALTRATADOS!! Onde estao os XUXAS? Eso conversa fiada e tudo piora, PORQUE SE CONVERTERAM NUM maricas!!
Ir para o topo Ir para baixo
ronhas




Mensagens : 520
Data de inscrição : 15/10/2007

Os Idosos em Portugal Empty
MensagemAssunto: Re: Os Idosos em Portugal   Os Idosos em Portugal EmptySex Fev 29, 2008 3:01 am

RONALDO ALMEIDA escreveu:
cada senior DEVIA TER UM patrocinador, COM UMA 44 , QUE OS DEFENDESSE, CASO FOSSEM MALTRATADOS!! Onde estao os XUXAS? Eso conversa fiada e tudo piora, PORQUE SE CONVERTERAM NUM maricas!!

Espero que os Xuxas dêm aos seniores mais do que o apoio da dita 44. O Texas, felizmente, não se prolonga para a UE.


Última edição por ronhas em Sex Fev 29, 2008 6:53 am, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
ronhas




Mensagens : 520
Data de inscrição : 15/10/2007

Os Idosos em Portugal Empty
MensagemAssunto: Re: Os Idosos em Portugal   Os Idosos em Portugal EmptySex Fev 29, 2008 3:01 am

ronhas escreveu:
RONALDO ALMEIDA escreveu:
cada senior DEVIA TER UM patrocinador, COM UMA 44 , QUE OS DEFENDESSE, CASO FOSSEM MALTRATADOS!! Onde estao os XUXAS? Eso conversa fiada e tudo piora, PORQUE SE CONVERTERAM NUM maricas!!

Espero que os Xuxas dêm aos seniores mais do que o apoio da dita 44. O Texas, felizmente, não se prolonga para a UE.
Ir para o topo Ir para baixo
Convidad
Convidado




Os Idosos em Portugal Empty
MensagemAssunto: Re: Os Idosos em Portugal   Os Idosos em Portugal EmptySex Fev 29, 2008 8:33 am

SER VELHO EM PORTUGAL, AVINAGRADO, mal com a vida, quem o vai aturar? Ja pensou nisso!!! A nao ser que tenha muita massa para PAGAR BEM!!!! REALMENTE, nao vejo NADA DE BOM!!
Ir para o topo Ir para baixo
ronhas




Mensagens : 520
Data de inscrição : 15/10/2007

Os Idosos em Portugal Empty
MensagemAssunto: Re: Os Idosos em Portugal   Os Idosos em Portugal EmptySex Fev 29, 2008 8:44 am

RONALDO ALMEIDA escreveu:
SER VELHO EM PORTUGAL, AVINAGRADO, mal com a vida, quem o vai aturar? Ja pensou nisso!!! A nao ser que tenha muita massa para PAGAR BEM!!!! REALMENTE, nao vejo NADA DE BOM!!


44 com eles......
Ir para o topo Ir para baixo
Convidad
Convidado




Os Idosos em Portugal Empty
MensagemAssunto: Re: Os Idosos em Portugal   Os Idosos em Portugal EmptySex Fev 29, 2008 8:46 am

COMECE A REZAR , para nao levar umas PORRADAS VALENTES, la no LAR onde vai acabar!! Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing pORQUE NINGUEM VAI ATURAR O SEU AZEDUME!!
Ir para o topo Ir para baixo
Convidad
Convidado




Os Idosos em Portugal Empty
MensagemAssunto: Re: Os Idosos em Portugal   Os Idosos em Portugal EmptySex Fev 29, 2008 9:04 am

UM CONSELHO DE AMIGO; SUICIDE-SE, Vai nao so livrar-se do que vai SOFRER/PAGAR, no LAR, como resolve de vez, OS SEUS PROBLEMAS MENTAIS, que aqui para a gente, SAO GRAVISSIMOS, da um alivio a FAMILIA e AMIGOS!!!! Se preciasr de ideias, eu estou aqui para ajudar-lo!!! Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing
Ir para o topo Ir para baixo
Anarca
Admin
Anarca


Mensagens : 1605
Data de inscrição : 13/09/2007

Os Idosos em Portugal Empty
MensagemAssunto: Re: Os Idosos em Portugal   Os Idosos em Portugal EmptySex Fev 29, 2008 9:25 am

Grande filme Americano:

"Este país não é para velhos" conquistou o Óscar de melhor filme na 80.ª cerimónia que decorreu na noite de domingo no Kodak Theatre, em Hollywood.
Ir para o topo Ir para baixo
Xô Esquerda

Xô Esquerda


Mensagens : 703
Data de inscrição : 15/12/2007

Os Idosos em Portugal Empty
MensagemAssunto: Re: Os Idosos em Portugal   Os Idosos em Portugal EmptySex Fev 29, 2008 10:26 am

RONALDO ALMEIDA escreveu:
UM CONSELHO DE AMIGO; SUICIDE-SE, Vai nao so livrar-se do que vai SOFRER/PAGAR, no LAR, como resolve de vez, OS SEUS PROBLEMAS MENTAIS, que aqui para a gente, SAO GRAVISSIMOS, da um alivio a FAMILIA e AMIGOS!!!! Se preciasr de ideias, eu estou aqui para ajudar-lo!!! Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing

por favor Ronaldo estou a ficar nauseado quanto baste ...


assim cago-me para esta merda.
Ir para o topo Ir para baixo
Convidad
Convidado




Os Idosos em Portugal Empty
MensagemAssunto: Re: Os Idosos em Portugal   Os Idosos em Portugal EmptySex Fev 29, 2008 11:52 am

Nao se ENERVE. Onde esta o seu british black humor? Engracado que nunca se enerva com o tal sujeito?????????? Shocked Shocked Shocked
Ir para o topo Ir para baixo
mike

mike


Mensagens : 283
Data de inscrição : 16/03/2008

Os Idosos em Portugal Empty
MensagemAssunto: Idosos: maus tratos aumentam dez vezes em 5 anos   Os Idosos em Portugal EmptySex Abr 04, 2008 5:00 am

Idosos: maus tratos aumentam dez vezes em 5 anos

80 por cento dos casos acontecem com mulheres

Os casos de maus-tratos a idosos aumentaram dez vezes nos últimos cinco anos, chegando quase aos cinco mil casos em 2005, revelou a APAV, Joana Marques Vidal, em declarações à TSF.

A responsável explicou à rádio que estes casos envolvem agressões e humilhação.

De acordo com os dados da associação, 80 por cento dos idosos nestas situações são mulheres. Os casos começam a ser frequentes a partir dos 55 anos, em particular em Lisboa, Porto e Faro.

«São vítimas reformadas, casadas ou viúvas, sendo que o número de viúvos tem aqui algum peso. Tudo aponta para um perfil de vítima desprotegida sem capacidade não só económica, mas também física de reagir, com grandes dependências que não conseguem ultrapassar por si só», concluiu Joana Marques Vidal, em declarações à rádio.

PD

LINHA DO CIDADÃO IDOSO

800 203 531
Ir para o topo Ir para baixo
Presidente da Junta
Admin
Presidente da Junta


Mensagens : 944
Data de inscrição : 17/10/2007

Os Idosos em Portugal Empty
MensagemAssunto: Re: Os Idosos em Portugal   Os Idosos em Portugal EmptyQui Abr 10, 2008 1:02 pm

Este país também tem de ser para velhos


O Presidente da República brilhou ao usar o peso crescente da sua palavra para alertar o País quanto à necessidade de olharmos de outra maneira para os nossos compatriotas mais velhos.

Cavaco Silva aproveitou o Fórum Gulbenkian Saúde para criticar a obsessão das empresas com o rejuvenescimento dos seus quadros e chamar a atenção para os efeitos perniciosos do abuso das reformas antecipadas.

Além de desperdiçar a experiência e competência acumuladas pelos trabalhadores ao longo de uma vida de trabalho, a solução das reformas antecipadas é ruinosa para o Estado, uma vez que transfere os problemas das empresas (públicas e privadas) para os cofres já muito debilitados da Segurança Social.

Esta receita, que deu péssimos resultados nos países europeus onde foi aplicada nos anos 80, põe o Estado (ou seja, todos nós, contribuintes) a pagar os custos das reestruturações das empresas e do emagrecimento do quadro da função pública.

As palavras do Presidente podem ser interpretadas como uma crítica ao Governo, que aprovou legislação que torna muito atractivo o recurso às reformas antecipadas. Mas, no seu essencial, Cavaco deve ser ouvido da importância do tema que introduziu na agenda política.

Com o aumento acentuado da esperança de vida dos portugueses e da taxa de envelhecimento, seria totalmente suicida persistir em lançar borda fora do mercado do trabalho as pessoas mais velhas e o saber que elas acumularam.

Aquilo que Cavaco explicou é que este país também tem de ser para os mais velhos, e que as empresas devem usar as soluções criativas já previstas no Código do Trabalho para aproveitarem o contributo dos cidadãos seniores.

Diário de Notícias
Ir para o topo Ir para baixo
Convidad
Convidado




Os Idosos em Portugal Empty
MensagemAssunto: Re: Os Idosos em Portugal   Os Idosos em Portugal EmptyQui Abr 10, 2008 1:23 pm

PENA DE MORTE, para quem MALTRATA os velhos!!
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Os Idosos em Portugal Empty
MensagemAssunto: Re: Os Idosos em Portugal   Os Idosos em Portugal Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Os Idosos em Portugal
Ir para o topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Portugal significa universal. Portugal é o Porto do Graal
» A Política de Saúde em Portugal
» PORTUGAL
» ISLAO=PORTUGAL
» ESPANHA -PORTUGAL

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
 :: Portugal-
Ir para: