Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


 
InícioInício  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 Feiras, Festas e Romarias - Anda ver o meu País !

Ir para baixo 
AutorMensagem
ypsi




Mensagens : 889
Data de inscrição : 15/09/2007

Feiras, Festas e Romarias - Anda ver o meu País ! Empty
MensagemAssunto: Feiras, Festas e Romarias - Anda ver o meu País !   Feiras, Festas e Romarias - Anda ver o meu País ! EmptyTer Set 18, 2007 4:48 am

Romaria à Senhora d´Aires espera milhares de pessoas

Viana do Alentejo


Milhares de pessoas são esperadas a partir de sábado na tradicional romaria ao santuário de Nossa Senhora d´Aires, em Viana do Alentejo (Évora), onde o profano e o religioso "andam de mãos dadas".

A romaria ao santuário barroco de Nossa Senhora d´Aires, que inclui uma colecção invulgar de ex-votos populares a testemunhar promessas efectuadas ao longo dos anos, é considerada uma das mais importantes do Alentejo.

Segundo a tradição, o culto a Nossa Senhora d´Aires começou em 1748, altura em que grassou em Évora uma epidemia.

Os comerciantes da cidade prometeram dedicar a Nossa Senhora d´Aires uma festa em sua honra se a epidemia fosse debelada e, como tal aconteceu, a festa decorreu na altura durante três dias.

Nos primeiros anos da romaria surgiu a Feira d´Aires, que conta já 256 anos, passando desde então a realizar-se os dois eventos em simultâneo.

Actualmente, a feira, onde o profano e o religioso "andam de mãos dadas", é organizada pelo município local.

Na edição deste ano, o certame decorre entre sábado e segunda-feira com a participação de 50 expositores dos mais variados sectores de actividade, sendo todas as noites animadas com espectáculos musicais.

Situado a cerca de três quilómetros da vila de Viana do Alentejo, o santuário de Nossa Senhora d´Aires, considerado o maior templo do Sul do país, datado de 1743, acolhe anualmente muitos peregrinos provenientes de todo o país, mas sobretudo do Alentejo.

Junto ao santuário de arquitectura barroca-neoclássica, há ainda a destacar a Casa dos Milagres, que guarda centenas de ex-votos populares pintados sobre lâminas de metal, tela e tábua.

RTP (18-09-2007)
Ir para o topo Ir para baixo
ypsi




Mensagens : 889
Data de inscrição : 15/09/2007

Feiras, Festas e Romarias - Anda ver o meu País ! Empty
MensagemAssunto: Re: Feiras, Festas e Romarias - Anda ver o meu País !   Feiras, Festas e Romarias - Anda ver o meu País ! EmptyTer Set 18, 2007 12:08 pm

Os monges do silêncio


O Expresso passou um dia com os monges da Cartuxa, num mosteiro onde os olhares do exterior ficam sempre à porta.

https://www.youtube.com/v/d9UKTYZ8WiU



Procissão no Convento da Cartuxa


Pela primeira vez um repórter entra no Convento da Cartuxa em Évora para filmar a procissão do corpo do senhor.

https://www.youtube.com/v/YndhzhHUZW0
Ir para o topo Ir para baixo
 
Feiras, Festas e Romarias - Anda ver o meu País !
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Padre abre igreja a culto muçulmano todas as sextas-feiras
» Por onde anda o Portas??????????????
» Anda um tigre à solta .............................!!!
» o almijado anda CALADO
» O país precisa de um detector de mentiras

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
 :: História & Tradição-
Ir para: