Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


 
InícioInício  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 PSP incomunicável há mais de seis dias

Ir para baixo 
AutorMensagem
ypsi




Mensagens : 889
Data de inscrição : 15/09/2007

PSP incomunicável há mais de seis dias Empty
MensagemAssunto: PSP incomunicável há mais de seis dias   PSP incomunicável há mais de seis dias EmptySex Nov 16, 2007 10:53 am

Porto: Disco rígido do servidor informático avariou
PSP incomunicável há mais de seis dias



Polícias dizem que não conseguem pedir apoio nem chamar ambulâncias em situações urgentes.
A PSP do Porto está sem comunicações via rádio desde sábado, pelo que todos os agentes são obrigados a usar os telemóveis pessoais e várias patrulhas foram canceladas por motivos de segurança dos próprios polícias. Apenas as obrigatórias estão a ser realizadas.


O problema afecta, há seis dias, todos os agentes do efectivo geral, constituído pelas várias esquadras do Comando Metropolitano do Porto, e ao que o CM apurou junto de fontes policiais a situação – grave – terá sido provocada pela avaria definitiva de um disco rígido no qual corria o servidor do sistema informático que sustenta todo o circuito de comunicações rádio TETRA.

“Desde sábado, quando foi detectada a avaria geral, que uma equipa de técnicos de informática está a tentar resolver a situação, mas até agora [ontem] nada”, disse ao CM a mesma fonte.

Neste momento, a maioria dos agentes das várias esquadras do Porto não saem em patrulha, Quase todos se mantêm nos postos policiais à espera de qualquer chamada telefónica, para depois se deslocarem ao local da ocorrência e regressarem de imediato à esquadra. Os efectivos pretendem desta forma evitar que algum colega fique isolado em serviço.

“Assim estão salvaguardados e sabemos onde estão os nossos colegas caso ocorra algum problema. A situação é grave, sentimo-nos abandonados na rua, e até os cidadãos notam. Não conseguimos pedir apoio nem chamar uma ambulância se necessário”, referiu outra fonte, sublinhando que as comunicações da PSP do Porto têm dependido dos telemóveis pessoais de cada um dos elementos, com o custo a cargo dos mesmos.

Quando possível, as ligações são feitas através da central 112, mas “tal pode congestionar a linha de emergência e não foi para isso que esse número foi criado”, explicou outro agente policial.

Refira-se ainda que apenas por raras vezes os agentes conseguem comunicar através de uma linha rádio alternativa – uma banda antiga de comunicação –, de muito pouca ou mesmo nenhuma qualidade.

O Comando da PSP do Porto é o único que em todo o território português utiliza o sistema rádio TETRA, tido pelos especialistas como um dos mais avançados nas comunicações das forças de segurança.

POLÍCIA ESPERA TÉCNICO ITALIANO

Contactado pelo CM, o ministro da Administração Interna, Rui Pereira, escusou-se a comentar este colapso das comunicações, referindo desconhecer o caso em concreto. No entanto, o Comando Metropolitano da PSP do Porto confirmou que “o sistema principal das telecomunicações se encontra avariado desde sábado, a meio da tarde”, mas, assegura, “a avaria não é total e implica apenas que a comunicação se faça com algumas limitações”.

Pedro Teles, o oficial de operações da PSP/Porto, disse que a Polícia “está a trabalhar com algumas limitações, recorrendo ao sistema antigo, que dá todas as garantias, sendo usado, por exemplo, para os jogos no Estádio do Dragão”. Para o intendente Pedro Teles, “o que é importante é que não deixou de ser prestado qualquer socorro nem se afectou nenhum serviço policial, já que o tal sistema antigo funciona de reserva”. Como o novo sistema é italiano, a PSP está à espera da vinda de um técnico de informática de Itália para reparar a avaria.

Correio da Manhã - 16-11-2007

Em vez de comprarem TOPOS DE GAMA para o Ministério da Justiça, primeiro deveriam resolver problemas como este e os que se relacionam com o mau estado das instalações e viaturas da Polícia Portuguesa.

Uma questão de prioridades.

Porque em bom rigor nada tenho contra topos de gama.

Também gosto de andar nesse tipo de viaturas, mas comprados por mim, e não à custa do dinheiro dos contribuintes dos impostos.

Hoje estou uma fera ...... Twisted Evil Twisted Evil Twisted Evil
Ir para o topo Ir para baixo
Convidad
Convidado




PSP incomunicável há mais de seis dias Empty
MensagemAssunto: Re: PSP incomunicável há mais de seis dias   PSP incomunicável há mais de seis dias EmptySex Nov 16, 2007 11:18 am

OS BANDIDOS , teem equipamentos mais sofisticados que as policias!!! Nem para isso o ESTADO serve!!
Ir para o topo Ir para baixo
 
PSP incomunicável há mais de seis dias
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Tiroteio em universidade já matou seis
» Curiosidades, Jóias, Pérolas e Penduricalhos
» ASAE
» Treze profissionais dos Media mortos em seis meses
» Nuclear : Seis concordam em fazer nova oferta ao Irão

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
 :: Portugal-
Ir para: