Anúncio com homem urinando em xícara gera polêmica
Anúncio foi criticado por ser estereotipado
Uma
série de anúncios para o trem Eurostar – que cruza o Canal da Mancha
ligando a Grã-Bretanha à Europa - está causando polêmica.As
imagens estereotipadas dos britânicos fazem parte de uma campanha para
promover o trajeto entre Bruxelas e Londres e foram colocadas em
outdoors em quatro cidades belgas.
Uma das
imagens, mostrando um homem de cabeça raspada e sem camisa urinando em
uma xícara de chá, recebeu cinco reclamações de britânicos na Bélgica,
segundo uma porta-voz do Eurostar.
Ela
disse que a empresa pediu desculpas às pessoas que se sentiram
ofendidas, mas que vai manter os anúncios, que estariam fazendo
sucesso. A porta-voz afirmou ainda que a campanha é destinada
especificamente para o mercado belga e não será usada na França ou na
Grã-Bretanha.
Estereótipos“Eles (o povo belga) estão tentando conseguir cópias dos pôsteres e
mandaram parabéns em cartas e e-mails pelo sucesso da campanha”, disse
o Eurostar em um comunicado.
Anúncio mostra ícones políticos britânicos
“Para
aqueles poucos que reclamaram, estamos mandando cartas pessoais pedindo
desculpas se causamos ofensa e explicando a idéia por trás da criação e
do uso do humor.”
A BBC também recebeu vários e-mails criticando a campanha.
“A
impressão dada pelos anúncios é que somos uma nação de criminosos e
palhaços e certamente irá apenas dissuadir os turistas de virem para
cá”, disse Ralph Edwards em um e-mail.
“Eu não
apoio esses estereótipos horrendos, principalmente o do homem urinando
na xícara”, disse Jan Lewandowski em outro e-mail.
Um porta-voz da VisitBritain (Visite a Grã-Bretanha), no entanto, disse que a organização apóia a campanha.
“Nós
não achamos que as imagens são ofensivas à Grã-Bretanha, mas sim que
mostram um lado interessante da Grã-Bretanha contemporânea, assim como
ícones da política, comédia e cinema”, disse.