Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


 
InícioInício  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 Modelo económico ocidental vai perder hegemonia mundial

Ir para baixo 
AutorMensagem
ypsi




Mensagens : 889
Data de inscrição : 15/09/2007

Modelo económico ocidental vai perder hegemonia mundial Empty
MensagemAssunto: Modelo económico ocidental vai perder hegemonia mundial   Modelo económico ocidental vai perder hegemonia mundial EmptySex Nov 23, 2007 8:35 am

Modelo económico ocidental vai perder hegemonia mundial


Estamos no limiar "da desocidentalizalição do crescimento da economia mundial" e a China e a Índia estão em vias de se afirmar como "grandes potências económicas", defendeu o professor Mário Murteira na conferência As Relações entre a Europa e a China em contexto de globalização: passado, presente e futuros, que ontem se realizou em Lisboa.


A questão é se será a China ou a Índia a afirmarem-se como economia dominante na nova conjuntura. Tema que ocupou parte da conferência organizada pelo Observatório da China - Associação para a Investigação Multidisciplinar de Estudos Chineses.

"A China tem menor capacidade de concretizar reformas e, por isso, menos hipóteses de aproveitar a globalização".

O país a olhar deve ser a Índia, pois "os efeitos internos da globalização em cada sociedade são menores nas sociedades não democráticas", e aqui a maior democracia do mundo ganha pontos ao Império do Meio, sustentou o professor e antigo ministro das Finanças Jorge Braga de Macedo.

Contudo, é na China que existem condições únicas e "simultâneas", como "segurança política e pública", além de um "sistema de transportes e telecomunicações eficientes". Ou seja, o baixo custo da mão de obra não é o único factor que torna a China um imã para o investimento estrangeiro, afirmou Virgínia Trigo, especialista em relações empresariais e investimento na China.

A discussão colocou-se ainda no plano dos desafios da globalização, concluindo Adriano Moreira que, de forma nítida, "o Estado clássico está a ser substituído pelas redes" e estas poderão ser a base do futuro modelo de governação mundial da globalização.

Esta pode implicar o fim do modelo social europeu, do princípio do pleno emprego e forçar uma redefinição do paradigma sindical ao que colocar-se o imperativo da sua transnacionalização, insistira antes Mário Murteira, mas Carlos Zorrinho, coordenador do Plano Tecnológico Nacional, preferiu sublinhar a natureza da actual conjuntura em que se está "na fase de qualificação para o campeonato do mundo da globalização, em que haverá países e sectores que vão ficar de fora".

Um processo que, fora lembrado logo numa das intervenções iniciais por Jorge Nascimento Rodrigues - co-autor com Tessaleno Devezas de Portugal, o Pioneiro da Globalização - em que Portugal e a China foram pioneiros no século XV, respectivamente com o projecto dos Descobrimentos e as viagens de Zheng He.

DN (23-11-2007)
Ir para o topo Ir para baixo
 
Modelo económico ocidental vai perder hegemonia mundial
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» CRESCIMENTO ECONOMICO
» José Sócrates e o actual Governo Socialista Português
» Nova lei aumenta preço das casas, restaurantes temem perder
» Crime económico aumentou 40% nos últimos dois anos
» Dia Mundial da Doença de Parkinson

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
 :: Economia-
Ir para: