Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


 
InícioInício  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 O Protocolo de Quioto é uma "chatice", pá !!!!

Ir para baixo 
2 participantes
AutorMensagem
ypsi




Mensagens : 889
Data de inscrição : 15/09/2007

O Protocolo de Quioto é uma "chatice", pá !!!! Empty
MensagemAssunto: O Protocolo de Quioto é uma "chatice", pá !!!!   O Protocolo de Quioto é uma "chatice", pá !!!! EmptySex Nov 23, 2007 8:51 am

Combate ao carbono faz subir preço da electricidade



O sector eléctrico é o mais penalizado na distribuição das licenças grátis para as emissões de dióxido de carbono, ao abrigo do Protocolo de Quioto. As eléctricas vão ser obrigadas a reduzir as emissões de CO2 em mais de 30%, nos anos entre 2008 e 2012, de acordo com a proposta colocada pelo Governo em discussão pública.

Se não conseguirem terão de comprar créditos no mercado internacional de carbono, o que vai ter um impacto nos preços futuros da electricidade, já que este custo adicional passará a prazo para o mercado e para as tarifas eléctricas.

Pedro Neves Ferreira, director do Planeamento Estratégico da EDP, diz que não é possível precisar o impacto no preço da electricidade deste esforço financeiro porque há muitas variáveis a ter em conta.

Por exemplo, se o clima for seco aumenta a produção térmica e o carbono emitido. Mas não tem dúvidas de que terá efeito nos preços para domésticos e empresas. "Impacto neutro não terá com certeza", sublinhou ao DN.

Depois de uma primeira fase entre 2005 e 2007, em que as indústrias europeias testaram o Protocolo de Quioto e em que as licenças grátis atribuídas foram generosas face às necessidades de emissões das indústrias, a partir do próximo ano começa a ser aplicada a segunda fase do compromisso e a Comissão Europeia exige agora cortes mais radicais nas emissões de carbono.

Portugal reviu em baixa a sua proposta inicial de tecto para as licenças grátis a distribuir pelas indústrias poluidoras, mas Bruxelas exigiu cortes adicionais. O PNALE (Plano Nacional de Alocação de Licenças de Emissão) para os próximos quatro anos vai representar uma redução de 8% em relação ao tecto que está em vigor até ao final deste ano.

No entanto, esse corte de emissões não é distribuído por igual, e as unidades de geração eléctrica, que são as maiores emissoras de carbono, são as mais penalizadas, com uma redução de 33% face aos valores actuais e de 15% em relação à proposta inicial de Portugal.

Os valores em discussão penalizam em especial as centrais a gás natural, com um corte de 24% de emissões, quando é nesta tecnologia que estão previstos os principais investimentos em geração, o que poderá ampliar o efeito sobre os preços, para além de ameaçar a rentabilidade destes projectos.

"Não compreendemos esta proposta", diz Pedro Neves Ferreira. A EDP é a empresa mais afectada por este corte que pede maior justiça na distribuição das licenças pelos outros sectores, alguns deles são autorizados a aumentar as suas emissões.

A empresa vai fazer propostas ao Governo no sentido de limitar o efeito desta redução de 15% a 7% em relação à proposta inicial do PNALE II e vai ainda pedir maior margem para poder recorrer aos mecanismos de desenvolvimento limpo que dão créditos de carbono às empresas europeias que invistam em projectos de renováveis e amigos do ambiente em países fora do Protocolo de Quioto.

Inicialmente, as eléctricas podiam compensar o défice de licenças até 50% do total atribuído com créditos destes projectos, mas a percentagem foi reduzida para 10%. A EDP defende, tal como fez Espanha, uma margem maior para compensar o sector.

A proposta em discussão pública também prevê uma redução substancial de 15,6% na reserva de licenças grátis a atribuir às novas instalações, para 4,3 milhões de toneladas de CO2 por ano, o que pode vir a penalizar a realização de novos investimentos industriais.

DN (23-11-2007)
Ir para o topo Ir para baixo
ypsi




Mensagens : 889
Data de inscrição : 15/09/2007

O Protocolo de Quioto é uma "chatice", pá !!!! Empty
MensagemAssunto: Re: O Protocolo de Quioto é uma "chatice", pá !!!!   O Protocolo de Quioto é uma "chatice", pá !!!! EmptyTer Nov 27, 2007 12:05 pm

PNUD/Ambiente


Países ricos não estão a cumprir objectivos de Quioto - relatório 2007/2008


Lisboa, 27 Nov (Lusa) - O relatório de Desenvolvimento Humano das Nações Unidas 2007/2008 alerta para o incumprimento do Protocolo de Quioto pelos países ricos, apelando a uma acção urgente e concertada de redução de gases com efeito de estufa em 80 por cento até 2050.

Intitulado "Combater as Alterações Climáticas: Solidariedade humana num mundo dividido", o Relatório de Desenvolvimento Humano 2007/2008 do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) afirma que a maioria dos países ricos não está a cumprir os objectivos acordados no protocolo de Quioto para a redução das emissões de gases com efeito de estufa, com principal ênfase para os Estados Unidos (EUA), Canadá e Austrália, embora aponte também o dedo à União Europeia.

O relatório considera urgente alinhar as políticas de energia com o compromisso para reduzir as emissões de gases com efeitos de estufa em pelo menos 80 por cento em 2050.

Numa altura em que os Governos se preparam para a reunião de Bali (Indonésia), na qual será negociada a estrutura que após 2012 sucede ao Protocolo de Quioto, os países ricos "têm que tomar a liderança e alinhar credivelmente os objectivos nacionais para emissões de carbono, com acordos multilaterais definidos sobre um `orçamento global de carbono`", considera Kevin Watkins, autor principal e director do Gabinete do Relatório de Desenvolvimento Humano.

"Não precisamos de comunicados de alto nível lembrando-nos que temos um problema urgente - precisamos de soluções e medidas práticas para reduzir as emissões", alerta o responsável.

Apesar de algumas nações, como a França, a Alemanha, o Japão e o Reino Unido, terem reduzido as emissões em montantes modestos, os autores referem que as tendências actuais indicam que os países ricos ficarão aquém dos objectivos de redução das emissões traçados para 2012.

Relativamente à União Europeia, o relatório aponta discrepâncias entre os objectivos politicamente acordados, como a redução em 20 por cento das emissões até 2020, e as actuais políticas de energia, bem como "uma falha em alinhar" o Regime Comunitário de Comércio de Licenças de Emissão de gases com efeito de estufa (RCLE UE) - o maior programa de limite e negociação para as emissões de dióxido de carbono.

Segundo o relatório, em 2006 foram comercializadas através da RCLE UE, 1,1 mil milhões de toneladas de equivalente dióxido de carbono (CO2), no valor de 18,7 mil milhões de euros, mais de 80 por cento da totalidade do mercado global de carbono.

No entanto, na primeira fase do programa verificaram-se três falhas, indica o relatório.

Em primeiro lugar, as licenças foram alocadas em excesso, o que aumentou artificialmente o seu valor, porque o seu limite fora fixado acima dos níveis reais das emissões, após o que os preços caíram abaixo de 1 euro por tonelada de CO2.

Em segundo lugar, geraram-se inesperadamente lucros significativos, sobretudo no sector energético. Como resultado, as empresas puderam ocultar as suas emissões através de quotas gratuitas, puderam passar os custos para os consumidores e beneficiar da comercialização do excesso de quotas.

Em terceiro lugar, fixaram-se limites para os leilões de licenças de emissões, privando os governos da possibilidade de mobilizar receitas, o que gerou ineficiências.

Assim, na segunda fase do RCLE UE, que decorre entre 2008 e 2012, os autores do relatório consideram justificar-se "que a União Europeia defina - e faça aplicar - objectivos mais rigorosos, alinhados com as metas de redução das emissões para 2020 na União Europeia".

O relatório é particularmente crítico em relação aos Estados Unidos e Austrália por terem assinado mas não ratificado o Protocolo de Quioto e terem aumentado as suas emissões nos últimos anos.

Contudo reconhece favoravelmente algumas iniciativas do sector privado nos Estados Unidos, que foram bem sucedidas na redução das emissões em algumas indústrias, bem como a liderança demonstrada por estados como a Califórnia e cidades como Nova Iorque, que estabeleceram objectivos de redução de emissões.

Só que esta abordagem "voluntária" do país não está a funcionar como um todo, pois se por um lado o montante de emissões de gases com efeito de estufa - montante de emissões de gases libertados por dólar de produto interno bruto - desceu em 25 por cento desde 1990, o total de emissões de carbono subiu quase outro tanto.

Voluntarismo "não tem sido suficiente para conduzir as trajectórias de emissões em sentido descendente na Austrália ou nos Estados Unidos. Em outras áreas de políticas públicas - defesa nacional, segurança nuclear ou regulação da poluição ambiental, por exemplo - os governos não considerariam depositar toda a confiança apenas em acções voluntárias", afirma o relatório.

Quanto ao Canadá, ratificou o Protocolo de Quioto, mas as suas emissões per capita têm-se aproximado das dos Estados Unidos, pois um crescimento rápido e intenso em carbono tem feito aumentar as emissões em 27 por cento desde 1990, ou seja, 33 por cento acima dos objectivos de Quioto.

"Isto deve ser uma chamada de atenção para o Canadá desenvolver acções concretas de forma a atingir uma redução das suas emissões", sugere Kevin Watkins.

Para reduzir rapidamente o carbono, o relatório propõe várias políticas, como a taxação de carbono e medidas mais restritivas de limite e negociação.

As Nações Unidas convocam os Estados Unidos e a União Europeia a aplicar padrões de eficiência de combustíveis mais restritos e a promover os biofúeis, no âmbito das reduções no sector dos transportes.

O relatório salienta ainda que os EUA e a UE estão a aplicar tarifas proteccionistas contra o etanol produzido à base de cana-de-açúcar, o biocombustível mais limpo e barato desenvolvido nas últimas décadas, resultando em perdas de eficiência económica e de mitigação das alterações climáticas.

O relatório mostra também que nos países em desenvolvimento uma em cada 19 pessoas foi afectada por catástrofes relacionadas com o clima, entre 2000 e 2004, enquanto que nos países desenvolvidos apenas foi atingida uma em cada 1.500, o que se explica por estes últimos terem os meios e os recursos para criar infra-estruturas resistentes às alterações climáticas.

Segundo o documento, estima-se que em meados de 2015 sejam necessários mais 86 mil milhões de dólares norte-americanos anuais - 0,2 por cento do PIB da OCDE - para esforços de adaptação para infra-estruturas de resistência ao clima e para construir capacidade de resistência nos pobres a efeitos de desastres ambientais.

Os autores notam, porém, que este valor "equivale aproximadamente a um décimo do que actualmente empregam nas despesas militares".

Lusa/Fim
RTP - 27-11-2007


Última edição por em Ter Nov 27, 2007 12:07 pm, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
ypsi




Mensagens : 889
Data de inscrição : 15/09/2007

O Protocolo de Quioto é uma "chatice", pá !!!! Empty
MensagemAssunto: Re: O Protocolo de Quioto é uma "chatice", pá !!!!   O Protocolo de Quioto é uma "chatice", pá !!!! EmptyTer Nov 27, 2007 12:07 pm

PNUD/Ambiente


África pode ser a mais penalizada pelas alterações climáticas, apesar de ser menos poluidora


Lisboa, 27 Nov (Lusa) - África arrisca-se a ser o continente mais penalizado pelas consequências das alterações climáticas apesar de ser o menos poluidor, indica o relatório anual do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento Humano (PNUD) hoje divulgado.

Intitulado "Combater as alterações climáticas: solidariedade humana num mundo dividido", o relatório sublinha que "a não ser que se verifique alterações dramáticas tanto ao nível nacional como internacional, as alterações climáticas significarão uma interrupção e um posterior retrocesso nos esforços de concretização dos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio em África".

Devido a acontecimentos relacionados com o clima, os esforços existentes serão postos em causa e "um crescente montante destinado ao desenvolvimento será desviado para fazer frente a desastres naturais, em vez de ser usado para o desenvolvimento a longo prazo", explica.

Quando a temperatura sobe em África, "as colheitas são más e as pessoas morrem de fome ou as mulheres e as raparigas passam horas à procura de água", enquanto "nos países ricos, a gestão das mudanças climáticas se reduz em geral à regulação do termóstato, a Verões mais longos e mais quentes e a alterações de estações".

De acordo com o estudo, "em média, entre 2000 e 2004, uma em cada 19 pessoas das que vivem no mundo em vias de desenvolvimento foi afectada por um desastre natural todos os anos, ao passo que, nos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE, também chamada de Grupo dos Ricos), essa proporção é de uma pessoa em cada 1.500".

O relatório refere que aquela "desigualdade" é sofrida por todos os pobres do mundo, sendo a África sub-saariana a mais vulnerável.

No entanto, indica o PNUD, o Estado do Texas, nos Estados Unidos, com 23 milhões de residentes, emite mais dióxido de carbono (o principal gás com efeito de estufa) do que todos os 720 milhões de habitantes da África sub-saariana.

Mas, daqueles 720 milhões de habitantes "de 75 a 250 milhões podem ver até 2020 as suas condições de vida ou as suas perspectivas de desenvolvimento comprometidas" devido aos efeitos do aquecimento global.

O PNUD calcula que até 2060, se a temperatura aumentar 2,9 graus e a chuva diminuir quatro por cento, o rendimento por habitante deverá baixar um quarto na África sub-saariana.

Neste sentido, os autores do relatório defendem que "os países mais ricos do mundo têm a responsabilidade histórica de dar os primeiros passos para o equilíbrio do orçamento de carbono, procurando reduzir as emissões em pelo menos 80 por cento até 2050 e apoiando um novo investimento global anual de 86 mil milhões de dólares (57,9 mil milhões de euros) em substanciais esforços internacionais de adaptação para proteger os mais pobres do mundo".

Para promover a cooperação internacional, devem aproveitar a conferência das Nações Unidas, em Dezembro, em Bali (Indonésia), para dar continuidade ao protocolo de Quioto sobre os gases com efeito de estufa, cuja primeira fase termina em 2012.

Os governos africanos têm também, de acordo com o estudo, um papel a desempenhar para ajudar os seus cidadãos a enfrentar os fenómenos extremos.

No domínio da prevenção, o PNUD aconselha-os a desenvolver os "sistemas de alerta precoce" e "uma rede de vigilância metereológica".

Recomenda também um investimento nas instalações de armazenamento ou recolha de água nas regiões que registam chuvas fortes concentradas em algumas semanas, bem como uma melhoria dos programas de seguros para os agricultores e os pobres em caso de catástrofes climáticas.

"Uma das lições mais difíceis que as alterações climáticas nos ensinam é que o modelo económico subjacente ao actual crescimento e o consumo imoral nos países desenvolvidos que lhe é inerente é ecologicamente insustentável", conclui o relatório.

No entanto, os autores do estudo sustentam que "com as reformas certas, não é demasiado tarde para reduzir as emissões dos gases com efeito de estufa até níveis sustentáveis sem sacrificar o crescimento económico: a crescente prosperidade e a segurança climática não são metas em conflito".


RTP - 2007-11-27
Ir para o topo Ir para baixo
Convidad
Convidado




O Protocolo de Quioto é uma "chatice", pá !!!! Empty
MensagemAssunto: Re: O Protocolo de Quioto é uma "chatice", pá !!!!   O Protocolo de Quioto é uma "chatice", pá !!!! EmptyTer Nov 27, 2007 12:12 pm

quioto E UMA TRETA e as esquerdas gostam de viver de TRETAS!! Wink
Ir para o topo Ir para baixo
ypsi




Mensagens : 889
Data de inscrição : 15/09/2007

O Protocolo de Quioto é uma "chatice", pá !!!! Empty
MensagemAssunto: Re: O Protocolo de Quioto é uma "chatice", pá !!!!   O Protocolo de Quioto é uma "chatice", pá !!!! EmptyTer Nov 27, 2007 12:19 pm

Não há dúvida nenhuma que o Ronaldo gosta muito da ESQUERDA.

Não fala de outra coisa ...

Vive para a ESQUERDA.

Acorda com a ESQUERDA.

Come com a ESQUERDA.

Deita-se com a ESQUERDA.

E está sempre a pensar na ESQUERDA.

Porque não muda para a Direita, Ronaldo ?



Sempre variava um bocadinho, para não cair na monotonia da ESQUERDA.

Até parece que a ESQUERDA é mais importante, para o Ronaldo, do que a DIREITA ....
Ir para o topo Ir para baixo
Convidad
Convidado




O Protocolo de Quioto é uma "chatice", pá !!!! Empty
MensagemAssunto: Re: O Protocolo de Quioto é uma "chatice", pá !!!!   O Protocolo de Quioto é uma "chatice", pá !!!! EmptyTer Nov 27, 2007 12:24 pm

Eu nao sou esquerda nem direita. EU sou REALISTA e vivo neste PLANETA!!! Nao de FANTASIAS e ILUSOES!!! Nao existe QUIOTO sem os USA e CHINA. capiche?O que eu quero e LIBERDADE , DEMOCRACIA e o futuro dos meus filhos e netos sem as algemas do ESTADO que voces tanto apreciam!!! Quero LIBERDADES INDIVIDUAIS, respeito pelos direitos dos cidadoes!!! Quero criatividade individual!!!SER DE ESQUERDA E CHIQUE? Aqui nao e ,GRACAS A DEUS!!


Última edição por em Ter Nov 27, 2007 12:49 pm, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
ypsi




Mensagens : 889
Data de inscrição : 15/09/2007

O Protocolo de Quioto é uma "chatice", pá !!!! Empty
MensagemAssunto: Re: O Protocolo de Quioto é uma "chatice", pá !!!!   O Protocolo de Quioto é uma "chatice", pá !!!! EmptyTer Nov 27, 2007 12:27 pm

RONALDO ALMEIDA escreveu:
Eu nao sou esquerda nem direita. EU sou REALISTA e vivo neste PLANETA!!! Nao de FANTASIAS e ILUSOES!!! Nao existe QUIOTO sem os USA e CHINA. capiche?




C-A-P-I-C-H-E .... !!!! lol!

ohhhhhhh .... yeeee..... cheers cheers cheers
Ir para o topo Ir para baixo
Convidad
Convidado




O Protocolo de Quioto é uma "chatice", pá !!!! Empty
MensagemAssunto: Re: O Protocolo de Quioto é uma "chatice", pá !!!!   O Protocolo de Quioto é uma "chatice", pá !!!! EmptyTer Nov 27, 2007 3:40 pm

olarilole!!!! Laughing Laughing Laughing
Ir para o topo Ir para baixo
ypsi




Mensagens : 889
Data de inscrição : 15/09/2007

O Protocolo de Quioto é uma "chatice", pá !!!! Empty
MensagemAssunto: Re: O Protocolo de Quioto é uma "chatice", pá !!!!   O Protocolo de Quioto é uma "chatice", pá !!!! EmptyDom Dez 02, 2007 11:02 am

Cumprir Protocolo de Quioto vai custar até 348 milhões de euros



Nos próximos cinco anos, Portugal poderá ter de gastar até 348 milhões de euros para cumprir o Protocolo de Quioto.

Este montante, disponibilizado pelo fundo de carbono, será utilizado na compra de direitos de poluição que compensarão o excesso de emissões de CO2 produzidas pelos portugueses neste período.

"Isto não é o mesmo que dizer que temos de gastar esta quantia toda", afirmou ao DN o secretário de Estado do Ambiente. De partida para Bali, onde começa amanhã uma reunião decisiva da Convenção Quadro da ONU para as Alterações Climáticas, Humberto Rosa explica que este é o montante estimado e que a sua aplicação está condicionada ao esforço nacional na diminuição das emissões de gases com efeito de estufa.

A factura a pagar dependerá do resultado das medidas previstas no Programa Nacional de Alterações Climáticas (PNAC), cuja eficácia será demonstrada nos próximos anos.

Para cada medida - desde as energias renováveis, às novas regras para a construção de edifícios que permitem aumentar a eficiência energética, aos biocombustíveis - foi estimado o potencial de redução de CO2, que só será aferido a longo prazo.

O Ministério do Ambiente, responsável pela monitorização das medidas dos vários ministérios, acredita que algumas acções pouparão mais emissões do que o previsto. E, pelo contrário, outras ficarão aquém do estimado e poderão até ser substituídas. O Governo promete um balanço do PNAC até ao final do ano.

Além disso, o Plano Nacional de Atribuição de Licenças de Emissões - outro mecanismo previsto para cumprir as metas de Quioto - foi revisto de modo a reduzir ainda mais a poluição proveniente da indústria. Humberto Rosa explica que as medidas adicionais apresentadas pelo Governo em Janeiro, à Comissão Europeia, permitiram reduzir mais três milhões de toneladas de CO2 por ano do que o previsto inicialmente.

Este esforço, que não estava contemplado quando se estimou o montante necessário ao fundo de carbono, deixa-nos numa situação mais favorável. E poluir menos significa pagar menos.

Depois de contabilizado o contributo de cidadãos, ministérios e empresas na redução das emissões, o excedente é compensado com a compra de direitos. Licenças para poluir adquiridas no comércio de emissões, uma bolsa em que quem polui menos vende créditos a quem polui de mais.

O dinheiro dos poluidores permite ainda investir em sistemas de redução da poluição noutros países.

Exemplo: Portugal pode construir um parque eólico num país terceiro, ajudando, indirectamente, a cumprir o objectivo de redução global da poluição. Até agora, o fundo de carbono já investiu três milhões de euros num fundo nacional, 10 milhões num europeu e 15 milhões num asiático.

O Governo acredita ainda que só se houvesse um "descalabro" na execução das medidas previstas é que Portugal seria obrigado a gastar mais que o previsto no fundo de carbono.

DN - 02-12-2007
Ir para o topo Ir para baixo
Convidad
Convidado




O Protocolo de Quioto é uma "chatice", pá !!!! Empty
MensagemAssunto: Re: O Protocolo de Quioto é uma "chatice", pá !!!!   O Protocolo de Quioto é uma "chatice", pá !!!! EmptyDom Dez 02, 2007 11:49 pm

Nos USA , estima-se que se BUSH ou qualquer outro Presidente assinasse QUIOTO, 5 000 000 de empregos seriam perdidos. E TUDO por uma PARVOICE dos CUCUS anbientalistas e esquerdistas !!!!
Ir para o topo Ir para baixo
Vitor mango

Vitor mango


Mensagens : 4711
Data de inscrição : 13/09/2007

O Protocolo de Quioto é uma "chatice", pá !!!! Empty
MensagemAssunto: Re: O Protocolo de Quioto é uma "chatice", pá !!!!   O Protocolo de Quioto é uma "chatice", pá !!!! EmptyQua Dez 05, 2007 12:03 pm

AMERICANO escreveu:
Nos USA , estima-se que se BUSH ou qualquer outro Presidente assinasse QUIOTO, 5 000 000 de empregos seriam perdidos. E TUDO por uma PARVOICE dos CUCUS anbientalistas e esquerdistas !!!!
OLHA OLHA
eSCREVEU ISTO HÁ DIAS E ONTEM E hOJE O MAU TEMPO MATA AMERICANOS E O TEMPORAL CRIA DESGRAÇA
Ir para o topo Ir para baixo
Convidad
Convidado




O Protocolo de Quioto é uma "chatice", pá !!!! Empty
MensagemAssunto: Re: O Protocolo de Quioto é uma "chatice", pá !!!!   O Protocolo de Quioto é uma "chatice", pá !!!! EmptyQua Dez 05, 2007 12:34 pm

frio e neve!!! Coisa NORMAL de INVERNO, talvez ate um pouco mais cedo. O QUE PROVA, que o AQUECIMENTO GLOBAL e uma FANTASIA DOS DESMIOLADOS ESQUERDISTAS. Espera-se mundialmente, um dos INVERNOS MAIS RIGOROSOS ,que ha memoria!! Wink
Ir para o topo Ir para baixo
Convidad
Convidado




O Protocolo de Quioto é uma "chatice", pá !!!! Empty
MensagemAssunto: Re: O Protocolo de Quioto é uma "chatice", pá !!!!   O Protocolo de Quioto é uma "chatice", pá !!!! EmptyQua Dez 05, 2007 12:51 pm

RONALDO ALMEIDA escreveu:
frio e neve!!! Coisa NORMAL de INVERNO, talvez ate um pouco mais cedo. O QUE PROVA, que o AQUECIMENTO GLOBAL e uma FANTASIA DOS DESMIOLADOS ESQUERDISTAS. Espera-se mundialmente, um dos INVERNOS MAIS RIGOROSOS ,que ha memoria!! Wink

Tem toda a razão, estamos é perante o arrefecimento global Suspect
Ir para o topo Ir para baixo
Convidad
Convidado




O Protocolo de Quioto é uma "chatice", pá !!!! Empty
MensagemAssunto: Re: O Protocolo de Quioto é uma "chatice", pá !!!!   O Protocolo de Quioto é uma "chatice", pá !!!! EmptyQua Dez 05, 2007 1:04 pm

PODE CRER!!!
Ir para o topo Ir para baixo
Vitor mango

Vitor mango


Mensagens : 4711
Data de inscrição : 13/09/2007

O Protocolo de Quioto é uma "chatice", pá !!!! Empty
MensagemAssunto: Re: O Protocolo de Quioto é uma "chatice", pá !!!!   O Protocolo de Quioto é uma "chatice", pá !!!! EmptyQua Dez 05, 2007 1:57 pm

RONALDO ALMEIDA escreveu:
frio e neve!!! Coisa NORMAL de INVERNO, talvez ate um pouco mais cedo. O QUE PROVA, que o AQUECIMENTO GLOBAL e uma FANTASIA DOS DESMIOLADOS ESQUERDISTAS. Espera-se mundialmente, um dos INVERNOS MAIS RIGOROSOS ,que ha memoria!! Wink


se uma analise fosse assim tão precisa e pontual eu poderia dizer que ...
Ir para o topo Ir para baixo
Convidad
Convidado




O Protocolo de Quioto é uma "chatice", pá !!!! Empty
MensagemAssunto: Re: O Protocolo de Quioto é uma "chatice", pá !!!!   O Protocolo de Quioto é uma "chatice", pá !!!! EmptyQua Dez 05, 2007 3:17 pm

A MENTE dos esquerdistas funciona assim: SE CHOVE, e o aquecimento GLOBAL. SE NAO CHOVE e o aquecimento GLOBAL. SE FAZ CALOR, e o aquecimento GLOBAL, SE FAZ FRIO, e o aquecimento GLOBAL!!! Laughing Laughing Laughing
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





O Protocolo de Quioto é uma "chatice", pá !!!! Empty
MensagemAssunto: Re: O Protocolo de Quioto é uma "chatice", pá !!!!   O Protocolo de Quioto é uma "chatice", pá !!!! Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
O Protocolo de Quioto é uma "chatice", pá !!!!
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Alberto João Jardim... "esqueceu" as quezílias com o "sr.Silva"
» A Itália vai a votos !
» George Soros alerta "crise "vai agravar-se"
» I N T E R N E T
» Lisboa: Peixeiras competem pelo melhor pregão

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
 :: Economia-
Ir para: