Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


 
InícioInício  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 PJ desmantelou organização portuguesa de “skinheads”

Ir para baixo 
AutorMensagem
Convidad
Convidado




PJ desmantelou organização portuguesa de “skinheads” Empty
MensagemAssunto: PJ desmantelou organização portuguesa de “skinheads”   PJ desmantelou organização portuguesa de “skinheads” EmptyTer Set 18, 2007 4:17 pm

O Ministério Público (MP) acusou 36 elementos do Capítulo Português, ligado à organização de extrema-direita violenta Hammerskin Nation, pela prática reiterada de crimes de discriminação racial e outras infracções criminais conexas, na sequência de uma investigação da Polícia Judiciária.

Em comunicado hoje divulgado, a PJ especifica que “o MP deduziu acusação contra 12 membros efectivos e 24 activistas do Capítulo Português da organização de extrema-direita violenta Hammerskin Nation – vulgarmente conhecido por Portugal Hammerskins – todos afectos ao movimento ‘skinhead’”.

A investigação agora finalizada esteve a cargo da Direcção Central de Combate ao Banditismo (DCCB) e “focou essencialmente os mecanismos de difusão e o teor das mensagens públicas com carácter racista, xenófobo e anti-semita”.

Segundo a PJ, as mensagens divulgadas através dos meios de comunicação tradicionais e electrónicos, bem como em concertos musicais, encontros, concentrações e manifestações, apelavam à violência inter-étnica, visando também, enquanto alvos, todos os movimentos anti-racistas em geral.

Dezenas de buscas domiciliárias desde Abril

A PJ refere que, no decurso de seis dezenas de buscas domiciliárias sucessivamente cumpridas desde Abril de 2007, foi possível apreender aos arguidos um total de 15 armas de fogo, explosivos, mais de um milhar de munições de diversos calibres, dezenas de armas brancas, soqueiras, mocas, bastões, tacos de basebol e aerossóis de gás tóxico.

“A prolongada investigação permitiu”, diz a PJ, coligir, em 40 volumes e 50 apensos, indícios que documentam a existência de causalidade entre a difusão de propaganda ofensiva e de carácter político-ideológico e as várias dezenas de acções violentas que se traduziram em diversos crimes de ameaças, coacção agravada, ofensas qualificadas à integridade física, sequestro, dano, instigação pública à prática de crime e posse de armas proibidas”.

A Judiciária sublinha “a forte componente e tendências político-ideológicas anti-semitas que marcavam o comportamento e interacção social dos elementos afectos a esta organização, igualmente direccionadas, em idêntico tom e registo de intolerância, agressividade, repulsa e ódio, contra outras minorias étnicas, designadamente negros, ciganos e indostânicos, além de outras organizações e movimentos anti-racistas e de defesa de minorias”.

Segundo a mesma polícia, a organização Portugal Hammerskin foi criada na sequência da extinção de outras estruturas prévias e embrionárias que pontificaram em Portugal nas décadas de 80 e 90, e “atravessava actualmente um período de crescimento, expansão e projecção interna, beneficiando de apoios e de patrocínio de movimentos europeus similares, de harmonia com uma estratégia de radicalização e confrontação social”.

"Concluída esta investigação e uma vez já deduzida a acusação, admite-se que as acções da organização fiquem reduzidas à sua expressão mais ínfima", afirma a PJ.

Publico
Ir para o topo Ir para baixo
B

B


Mensagens : 197
Data de inscrição : 12/09/2007

PJ desmantelou organização portuguesa de “skinheads” Empty
MensagemAssunto: Re: PJ desmantelou organização portuguesa de “skinheads”   PJ desmantelou organização portuguesa de “skinheads” EmptyQua Set 19, 2007 1:15 am

E muito bem.
Lembro-me perfeitamente das ameaças entre tantas coisas que estes tipo me fizeram.
A cadeia é lugar deles.
Ir para o topo Ir para baixo
http://brunopaulo.miniville.fr/
B

B


Mensagens : 197
Data de inscrição : 12/09/2007

PJ desmantelou organização portuguesa de “skinheads” Empty
MensagemAssunto: Re: PJ desmantelou organização portuguesa de “skinheads”   PJ desmantelou organização portuguesa de “skinheads” EmptyQua Set 19, 2007 4:42 am

Citação :
São 240 as páginas da acusação – a que o CM teve acesso – e o Ministério Público não tem dúvidas em apontar 17 crimes a Mário Machado, quatro dos quais em autoria material.

Para além de um rasto de violência e discriminação racial nos últimos anos, constam as ameaças de morte ao jornalista Daniel Oliveira. “P... de m..., não voltas a escrever sobre mim! E tem cuidado a andar na rua, parto-te todo. Um dia ainda te arranco a cabeça, meu p...”, gritou Mário Machado para o membro do Bloco de Esquerda e colunista do ‘Expresso’ à porta do Parlamento.

Ao lado de Machado, na tarde de 11 de Dezembro do ano passado, seguia Vasco Leitão, membro do Partido Nacional Renovador, também ele acusado por discriminação racial, ofensa à integridade física e detenção de arma proibida.

A investigação da Direcção Central de Combate ao Banditismo da PJ tem anos – prova disso é a descrição feita na acusação de todo o historial da extrema-direita em Portugal, desde 1985. E dos vários crimes já cometidos por estes 36 elementos desde 2004.

Foram anos de recolha e tratamento de informação, em articulação com Cândida Vilar, a procuradora do Departamento de Investigação e Acção Penal de Lisboa. Até que equipas da PJ avançaram, em Abril deste ano, para buscas e apreensões de armas e material nazi em casa de todos os skinheads.

Bruno Antunes, negro, dançava no bar Juke Box, em Lisboa, quando o skin Daniel Mendes lhe deu uma estalada, em Fevereiro de 2004. Estavam ainda Paulo Lamas e Bruno Malhoa. Os três partiram o nariz à vítima com socos e pontapés.

Mário Machado, Veríssimo, Paulo Florência, Amorim, Isaque e Rogério invadiram o bar Loukuras, em Peniche, Abril de 2005. Enquanto os outros agrediram um estrangeiro ao soco e pontapés, Machado segurou o dono do bar com uma faca.

O líder skin e Leitão suspeitaram de que na rua Marquês da Fronteira, Lisboa, passava um grevista e agrediram-no, em Outubro de 2005, a pontapés. Festejava-se o nascimento de Hitler, em 20 de Abril do ano passado, quando um indiano foi espancado em Lisboa por cinco skins.

Fernando Martins, considerado inimigo do grupo, foi ameaçado com armas e agredido três vezes, entre Agosto de 2006 e Julho deste ano. Da última vez foi atingido na cabeça com um tubo de ferro. Estes são alguns casos, entre dezenas de cenas chocantes descritas na acusação.

"TOMAREMOS AS RUAS DE ASSALTO"

“Todos os nacionalistas são portadores de armas de fogo e estão preparados para tomar de assalto as ruas quando for necessário”, anunciou Mário Machado na RTP, Junho de 2006, enquanto exibia a sua shotgun. Foi detido e recebido como herói à saída do Tribunal de Instrução Criminal, nomeadamente por Vasco Leitão, com quem terá cometido dezenas de crimes.

TRÁFICO DE DROGA E FUGA EM CARJACKING

Quando aterrou no Aeroporto da Portela, na manhã de 12 de Janeiro do ano passado, Rui Veríssimo escondia 1,5 quilos de cocaína dissimulados em dois pares de ténis. Foi revistado e preso. Há muito que era seguido de perto pela PJ. Segundo o Ministério Público, “os elevados lucros que esperava obter” com a venda da droga serviriam para “financiar a organização a que pertencia – Portuguese Hammerskins, nomeadamente em deslocações ao estrangeiro dos seus membros”. Veríssimo, 34 anos, amigo de Mário Machado, é ainda conhecido elemento do Grupo 1143, claque do Sporting, e já foi condenado pelo tráfico. Responde agora por discriminação racial, coacção agravada, ofensa à integridade física agravada, dano e posse ilegal de arma proibida.

Outro elemento de extrema-direita considerado perigoso é Paulo Maia. Entre outros está acusado de dois crimes de sequestro. Foi em 15 de Março deste ano, depois de apontar uma arma de fogo a Ricardo Fontes, negro, na Estação da Amadora. “Põe-te a andar p...”, disse, e acertou-lhe de raspão com um de dois tiros disparados. Depois chegou a polícia e, para fugir, o skin apontou a arma à cabeça de um condutor, Félix Barco, que levava a filha no carro. Obrigou-o a conduzir mais de três quilómetros, segundo a acusação do Ministério Público, e continuou a fuga a pé. Paulo Maia tinha diversas armas em sua posse.

NEONAZIS LEVAM 22 ANOS DE ACTIVIDADE EM PORTUGAL

Os skins agruparam-se no Movimento de Acção Nacional (MAN) entre 1985 e 1989 – o objectivo era lutar pela sobrevivência da raça branca, recorda a acusação do Ministério Público. O MAN acabou extinto mas os grupos skinheads neonazis portugueses “continuaram até hoje a sua escalada de violência racista”.

O ‘apogeu’ deu-se a 10 de Junho de 1995, com o homicídio na noite do Bairro Alto, Lisboa, de Alcino Monteiro. No grupo estavam Mário Machado, condenado a dois anos e seis meses de prisão, Nélson Pereira, três anos e nove meses, e Nuno Themudo da Silva, 17 anos de cadeia. Todos acusados no actual processo.

Depois destes crimes, “e em resultado das condenações”, formaram-se dois grupos: Ordem Lusa e Orgulho Branco, criados em 1999. Foram organizados encontros pelo Dia de Portugal e em Maio de 2000 os skins’ lançavam cartazes e usavam autocolantes com insultos raciais.

Dissidentes da Ordem Lusa criaram o grupo Irmandade Ariana – “pela luta armada e guerra racial”. Dirigente: Mário Machado. E no ano seguinte chegava a vez de Machado, Veríssimo, Isaque, Nélson e Amorim se candidatarem à Hammerskin Nation – a elite internacional. Foram aceites mas passaram primeiro por patamares inferiores na hierarquia, até à entrada definitiva em 2003.

Rui Veríssimo montou uma Skin House. No ano seguinte, Abril de 2004, foi a vez de Vasco Leitão e Mário Machado lançarem o site Fórum Nacional. Criaram ainda a estrutura Frente Nacional e, segundo a PJ, são os dois responsáveis pela colocação on-line de “tópicos de cariz racista, xenófobo e nazi”.

MEGA-APREENSÃO

A Polícia Judiciária apreendeu aos 36 suspeitos em Abril deste ano 15 armas de fogo, explosivos, mais de mil munições de diferentes calibres, dezenas de armas brancas, soqueiras, mocas, bastões, tacos de basebol e aerossóis de gás tóxico, além da propaganda nazi e incentivos ao ódio racial espalhados por 60 casas.

23 PERSEGUIDOS NA INTERNET

No site Fórum Nacional foram colocadas 23 fotografias de membros de grupos antifascistas. Muitos acabaram por ser perseguidos e agredidos por elementos ligados à extrema-direita.

MENSAGENS CHOCANTES

Dezenas de mensagens racistas e chocantes inundam o Fórum Nacional. Exemplo: “[Negros] são autênticos animais selvagens, daqueles que nem uma jaula merecem.”

NOTAS

RAPARIGA AGREDIDA A SOCO

O skinhead Tiago Leonel cruzou-se em Janeiro deste ano com uma rapariga negra, Maria Mourão, no Alto dos Moinhos, Lisboa. Conhecia a cara dela de um site e decidiu agredi-la com um soco e uma estalada.

INVASÃO AO JUMBO

Em Janeiro deste ano, Mário Machado e 12 skins invadiram o Jumbo da Maia, Porto, numa perseguição pessoal. Falharam o alvo mas acertaram num Porsche que viram na estrada. Seguia um negro ao volante.

BANDEIRAS NAZIS

Na Skin House, em Loures, a Judiciária encontrou bandeiras com a cruz suástica, cruz celta, do partido nazi, uma moldura com o retrato de Hitler e ainda um poster com o nome do nazi Rudolph Hess.

ARAÚJO PEREIRA AMEAÇADO

Os Gato Fedorento ridicularizaram um cartaz do Partido Nacional Renovador, no Marquês de Pombal, em Lisboa, e Ricardo Araújo Pereira viu o skin Nuno Pedroso ameaçar ir ‘visitar-lhe’ a filha ao colégio.

BASTONADA NA CABEÇA

Philippe Rebonnet, outro dos skinheads acusados, terá apanhado uma vítima, Nuno Rodrigues, e acertou-lhe com um bastão extensível na cabeça, em Março deste ano, em plena na rua Garrett, Lisboa.

AMEAÇADO COM UM TIRO

Três skins apanharam um homem negro no Cais do Sodré, Lisboa, em Julho de 2006. “Para onde é que estás a olhar, preto filho da p...? Levas um tiro.” Escapou, mas a namorada acabou agredida à bofetada.

REVÓLVERES ILEGAIS

A GNR entrou na Skin House em Junho de 2004: Mário Machado, Isaque Nogueira e Nélson Pereira tinham cada um o seu revólver e munições. Tudo ilegal. Além de toda a propaganda nazi.
Ir para o topo Ir para baixo
http://brunopaulo.miniville.fr/
B

B


Mensagens : 197
Data de inscrição : 12/09/2007

PJ desmantelou organização portuguesa de “skinheads” Empty
MensagemAssunto: Re: PJ desmantelou organização portuguesa de “skinheads”   PJ desmantelou organização portuguesa de “skinheads” EmptySex Set 21, 2007 6:06 am

Citação :
Mário Machado vai continuar preso
Está concluída a acusação que vai prolongar a prisão preventiva do mais conhecido neonazi português.
Rui Gustavo
22:39 | Terça-feira, 18 de Set de 2007








O Ministério Público já concluiu a acusação do chamado Processo dos Skinheads e Mário Machado, líder do grupo de extrema-direita Hammerskins, vai, para já, continuar detido preventivamente.

O dirigente de uma das facções mais radicais do movimento skinhead é acusado de crimes de incitamento ao racismo e à xenofobia e foi detido em Abril deste ano, juntamente com outros 31 suspeitos. Machado foi o único a ficar em prisão preventiva.

Na altura a Direcção Central de combate ao Banditismo da PJ procedeu às detenções depois de levar a cabo várias escutas durante três anos. Os 31 indivíduos eram suspeitos em múltiplos casos de agressão a negros, elementos de grupos rivais, posse de armas ilegais e, principalmente, difusão de ódio, violência e discriminação racial. Foram feitas 60 buscas e apreendidas 12 armas de fogo.

Refira-se que esta prisão em massa aconteceu nas vésperas do movimento skinhead luso receber uma conferência internacional de partidos e organizações de extrema-direita.
Ir para o topo Ir para baixo
http://brunopaulo.miniville.fr/
Convidad
Convidado




PJ desmantelou organização portuguesa de “skinheads” Empty
MensagemAssunto: Re: PJ desmantelou organização portuguesa de “skinheads”   PJ desmantelou organização portuguesa de “skinheads” EmptySex Set 21, 2007 12:29 pm

Ir para o topo Ir para baixo
Convidad
Convidado




PJ desmantelou organização portuguesa de “skinheads” Empty
MensagemAssunto: Re: PJ desmantelou organização portuguesa de “skinheads”   PJ desmantelou organização portuguesa de “skinheads” EmptySex Set 21, 2007 12:57 pm

para mim, nazis e comunistas? tudo igueal. sE SE PERMITE A EXISTENCIA DE UM , TEM QUE SE PERMITIR O OUTRO!!!
Ir para o topo Ir para baixo
B

B


Mensagens : 197
Data de inscrição : 12/09/2007

PJ desmantelou organização portuguesa de “skinheads” Empty
MensagemAssunto: Re: PJ desmantelou organização portuguesa de “skinheads”   PJ desmantelou organização portuguesa de “skinheads” EmptySeg Set 24, 2007 1:20 am

RONALDO ALMEIDA escreveu:
para mim, nazis e comunistas? tudo igueal. sE SE PERMITE A EXISTENCIA DE UM , TEM QUE SE PERMITIR O OUTRO!!!

o ideal era proibir os dois.
Ir para o topo Ir para baixo
http://brunopaulo.miniville.fr/
Conteúdo patrocinado





PJ desmantelou organização portuguesa de “skinheads” Empty
MensagemAssunto: Re: PJ desmantelou organização portuguesa de “skinheads”   PJ desmantelou organização portuguesa de “skinheads” Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
PJ desmantelou organização portuguesa de “skinheads”
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Adivinha portuguesa
» Uma limusina portuguesa em NY
» Em nome da Escrita Portuguesa
» ECONOMIA PORTUGUESA AMEACADA............................
» O Centenário da Implantação da República Portuguesa

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
 :: Portugal-
Ir para: