Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


 
InícioInício  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 Sócrates faz elogio do Alqueva...

Ir para baixo 
AutorMensagem
Fúria

Fúria


Mensagens : 222
Data de inscrição : 29/11/2007

Sócrates faz elogio do Alqueva... Empty
MensagemAssunto: Sócrates faz elogio do Alqueva...   Sócrates faz elogio do Alqueva... EmptySex Jan 25, 2008 9:02 am

Sócrates faz elogio do Alqueva e destaca consequências positiva


O primeiro-ministro, José Sócrates, fez hoje o elogio do Alqueva como um “grande projecto estruturante” para o desenvolvimento do país, homenageando os alentejanos por nunca terem deixado de “lutar” pela construção da barragem.

As declarações do Chefe do Governo foram proferidas após ter accionado o botão que permitiu a primeira transferência de água de Alqueva para abastecimento público, através da Barragem do Monte Novo, perto de Évora.

A iniciativa “Governo Presente”, que decorre hoje sábado, leva José Sócrates, acompanhado de vários ministros, a quatro concelhos do distrito de Évora, três deles de gestão socialista (Évora, Reguengos de Monsaraz e Borba) e um de maioria CDU (Arraiolos).

Depois de ter carregado no botão, accionando as bombas hidráulicas da estação elevatória de água, José Sócrates afirmou que Alqueva está a ter consequências “muito positivas” no desenvolvimento económico do Alentejo e do país.

“O Alqueva é hoje uma marca muito importante de atracção de investimento para esta região”, garantiu o primeiro-ministro, referindo-se às componentes turística e de regadio do projecto.

Lembrando os adversários do empreendimento, José Sócrates congratulou-se por o “grande projecto ter ido, felizmente, para a frente, mercê da força e da confiança dos alentejanos”.

José Sócrates prometeu que o projecto de Alqueva estará concluído em “finais de 2012” e que as obras necessárias para o abastecimento de água às populações dos distritos de Évora e Beja terminam em 2009.

“O Alentejo estará seguro em termos de abastecimento público”, afirmou o Chefe do Governo, garantindo que eventuais períodos de seca “não significarão falta de água nas torneiras”.

A cerimónia de hoje, que permitiu a primeira transferência de água de Alqueva com destino ao abastecimento público, foi apelidada por José Sócrates como um “marco simbólico e muito importante” no percurso do empreendimento de fins múltiplos.

Além do abastecimento público de água, o primeiro-ministro destacou ainda as restantes valências do projecto, como o regadio, a produção de energia hidroeléctrica ou o turismo.

Quanto ao turismo, José Sócrates considerou o Alqueva com um “pólo turístico de excelência”, congratulando-se com as intenções de investimento na área abrangida pela albufeira.

Tanto na área do turismo, como da agricultura, o primeiro-ministro fez questão de deixar uma “palavra de confiança” aos investidores interessados na região.

A transferência de água de Alqueva para a Barragem do Monte Novo, próxima de Évora, vai permitir abastecer 70 mil habitantes dos concelhos de Évora, Reguengos de Monsaraz e de Mourão.

Até 2009, as águas de Alqueva, que será o maior lago artificial da Europa, vão abastecer, progressivamente, as casas de dois terços dos habitantes (200 mil) dos distritos de Évora e Beja, numa operação que, em caso de emergência, poderá começar a qualquer hora.

Não obstante o abastecimento público ter sido a valência hoje em foco, o Alqueva, há quase seis anos a encher, já produz energia e rega 8.811 hectares (ha), prevendo atingir os 110 mil hectares até finais de 2012.

Com as várias obras, concluídas, em curso ou a lançar, a empresa gestora do Alqueva garante que serão criadas as condições para alcançar a meta de 53.187 ha de regadio estabelecida para 2009.

Com as comportas fechadas desde 08 de Fevereiro de 2002, o Alqueva, à cota máxima de enchimento (152), vai armazenar 4.150 hectómetros cúbicos de água, tornando-se então o maior lago artificial da Europa com uma área de 250 quilómetros quadrados e cerca de 1.100 quilómetros de margens.
Ir para o topo Ir para baixo
Convidad
Convidado




Sócrates faz elogio do Alqueva... Empty
MensagemAssunto: Re: Sócrates faz elogio do Alqueva...   Sócrates faz elogio do Alqueva... EmptySex Jan 25, 2008 9:06 am

OS ESPANHOIS devem estar contentes!!!! Laughing Laughing Laughing Laughing
Ir para o topo Ir para baixo
 
Sócrates faz elogio do Alqueva...
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Espanha quer mais água de Alqueva
» SOCRATES; O GOVERNO DO RECUA!!!
» ESTE SOCRATES
» A Política de Saúde em Portugal
» MAIS UMA GAFFE DE SOCRATES

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
 :: Portugal-
Ir para: