Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


 
InícioInício  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 Presidente da República evoca "dever de memória"

Ir para baixo 
AutorMensagem
Vitor mango

Vitor mango


Mensagens : 4711
Data de inscrição : 13/09/2007

Presidente da República evoca "dever de memória" Empty
MensagemAssunto: Presidente da República evoca "dever de memória"   Presidente da República evoca "dever de memória" EmptyDom Jan 27, 2008 2:40 pm

Presidente da República evoca "dever de memória"

Aníbal Cavaco Silva marcou presença numa cerimónia na Sinagoga de Lisboa para "honrar a memória" das vítimas de um horror "que todos temos o dever de falar".
19:26 | Domingo, 27 de Jan de 2008

Aumentar Texto Diminuir Texto Enviar por email Link para esta página Imprimir
Link permanente: x
Presidente da República evoca "dever de memória" O chefe de Estado português na Sinagoga "Shaaré Tikvá"
Inácio Rosa/Lusa
O chefe de Estado português na Sinagoga "Shaaré Tikvá"

O Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, sublinhou hoje a importância de falar e recordar, considerando que a evocação das vítimas do Holocausto é "um dever de memória".

"Estamos aqui a cumprir um dever de memória. Compreendemos o que se passou? Não compreendemos. Não se pode compreender um processo racional, burocrático e sistemático, cuidadosamente planificado e arquitectado, para realizar o irracional", afirmou Cavaco Silva, na cerimónia realizada na Sinagoga de Lisboa por ocasião do Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto.

Contudo, acrescentou, mesmo que as palavras sejam pobres para descrever o horror, "temos o dever de falar", "o dever de recordar".

"Milhões foram martirizados, sobretudo judeus. Honramos a memória de todas as vítimas", sublinhou.

Porque, continuou ainda o Presidente da República, "o trabalho de memória começa por ser um esforço de reconstituição de um passado que não pode ser negado".

"É mais do que um imperativo de justiça. Contra a indiferença, contra o esquecimento, é de uma pedagogia que precisamos: que todos saibam o que aconteceu para que todos sejam levados a agir de modo a que não volte a acontecer", referiu.

Recordando a "lição" deixada no "grande livro da sabedoria rabínica", o Tamulde, de que "aquele que é de todos o mais poderoso não é o que destrói o seu inimigo, mas o que transforma o inimigo em amigo", Cavaco Silva deixou também um desejo.

"Quando esta lição, válida em todos os tempos e para todos os homens, for verdadeiramente aprendida, alcançaremos a paz abundante e a vida boa para nós e para todo o povo de Israel que a oração que há pouco partilhámos nos promete", declarou.

Antes de Cavaco Silva, e já depois de uma pequena cerimónia religiosa, o presidente da comunidade Israelita, José Oulman Carp, falou igualmente na necessidade de acabar com o anti-semitismo, a xenofobia e todas as formas de discriminação para chegar "à paz universal" ou "unidade na diversidade".

Na cerimónia realizada hoje ao final da tarde na Sinagoga de Lisboa participaram, além do Presidente da República, o ministro da Justiça, Alberto Costa, o presidente da Câmara de Lisboa, António Costa, representantes dos partidos, como o social-democrata Rui Gomes da Silva, os deputados o CDS-PP João Rebelo e Teresa Caeiro, o socialista José Lamego, e o Alto-Comissário para a Imigração e Minorias Étnicas, Rui Marques, entre outros.

O Dia Internacional em memória das Vítimas do Holocausto, que hoje se comemora, foi criado pela Assembleia Geral das Nações Unidas, através da resolução 60/7 de 01 de Novembro de 2005.

Foi a 27 de Janeiro de 1945 que as forças aliadas libertaram os judeus que se encontravam no campo de concentração de Auschwitz.
Ir para o topo Ir para baixo
Vitor mango

Vitor mango


Mensagens : 4711
Data de inscrição : 13/09/2007

Presidente da República evoca "dever de memória" Empty
MensagemAssunto: Re: Presidente da República evoca "dever de memória"   Presidente da República evoca "dever de memória" EmptyDom Jan 27, 2008 2:43 pm

tenho a dizer o seguinte

Não gostei de ver o NOSSO presidente da republica com um pires na cabeça

Se bem que estivesse num local Judaica ELE devia ter dito :
Sorry mas represento um povo laico e nao me é permitido ...bla bla....
Ir para o topo Ir para baixo
Convidad
Convidado




Presidente da República evoca "dever de memória" Empty
MensagemAssunto: Re: Presidente da República evoca "dever de memória"   Presidente da República evoca "dever de memória" EmptyDom Jan 27, 2008 3:17 pm

quem entra em SINAGOGA , RESPEITA !!!!!
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Presidente da República evoca "dever de memória" Empty
MensagemAssunto: Re: Presidente da República evoca "dever de memória"   Presidente da República evoca "dever de memória" Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Presidente da República evoca "dever de memória"
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» A Educação em Portugal
» PRESIDENTE DA REPÚBLICA ELOGIA REFORMAS DO GOVERNO
» O PRESIDENTE "AMERICANO" DA FRANÇA!!
» Alberto João Jardim... "esqueceu" as quezílias com o "sr.Silva"
» A Itália vai a votos !

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
 :: Portugal-
Ir para: