Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


 
InícioInício  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 Guiné-Bissau: Governo pede substituição de cônsul...

Ir para baixo 
AutorMensagem
Fúria

Fúria


Mensagens : 222
Data de inscrição : 29/11/2007

Guiné-Bissau: Governo pede substituição de cônsul... Empty
MensagemAssunto: Guiné-Bissau: Governo pede substituição de cônsul...   Guiné-Bissau: Governo pede substituição de cônsul... EmptyQui Mar 06, 2008 9:28 am

Guiné-Bissau: Governo pede substituição do cônsul Eduardo Rafael
Guiné-Bissau: Governo pede substituição de cônsul... 2314138253_036cf016c7_m

A ministra dos Negócios Estrangeiros da Guiné-Bissau anunciou hoje no Parlamento que vai pedir ao Governo de Lisboa a substituição do cônsul português em Bissau, na sequência de queixas de deputados guineenses sobre "tratamento indigno" a cidadãos do seu país.


Maria Conceição Nobre Cabral disse no Parlamento que tenciona pedir a substituição do diplomata português, Eduardo Rafael, tendo uma reunião prevista para hoje com o secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, João Gomes Cravinho, que se encontra de visita à Guiné-Bissau.

"Uma das maneiras de responder às preocupações dos digníssimos deputados da nação é pedir um novo cônsul, que venha fazer um novo trabalho", afirmou Maria da Conceição Nobre Cabral.

"Vou falar com o secretário de Estado (dos Negócios Estrangeiros de Portugal), João Cravinho, para nomear um novo cônsul daqui a 15 dias, tendo em conta o tratamento indigno que os nossos deputados estão a receber", acrescentou a ministra.

"Este transtorno que tem provocado o comportamento do cônsul tem afectado também membros do Governo que têm estado a fazer reclamações pela forma como têm sido tratados", sublinhou.

A chefe da diplomacia guineense foi chamada de urgência ao Parlamento para ouvir os deputados sobre o que consideram ser o comportamento inadequado do cônsul de Portugal na Guiné-Bissau.

Segundo vários deputados, que falaram hoje no Parlamento guineense, o cônsul de Portugal terá alegadamente "humilhado" e "mal-tratado" cidadãos guineenses.

Os deputados guineenses denunciaram igualmente a "insensibilidade" do cônsul em "relação aos doentes que precisam de tratamento saúde em Portugal", afirmando que isso levou à alegada "morte de cidadãos guineenses".

No final da sessão parlamentar, a ministra dos Negócios Estrangeiros afirmou aos jornalistas que vai "pôr à mesa as preocupações postas pelos deputados guineenses" e vai "tentar resolvê-las dentro do quadro da cooperação entre os dois países".

Questionada sobre a mudança do cônsul, Maria da Conceição Nobre Cabral afirmou que ainda não tem data, sublinhando que fará mais comentários depois do encontro com o embaixador de Portugal na Guiné-Bissau, José Manuel Paes Moreira.

A ministra sublinhou igualmente as "excelentes" relações com Portugal e que vai "fazer possíveis para que estes pequenos problemas sejam resolvidos" rapidamente.

A Agência Lusa está a tentar uma reacção das autoridades de Lisboa em relação à situação do cônsul português em Bissau.
Ir para o topo Ir para baixo
 
Guiné-Bissau: Governo pede substituição de cônsul...
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Guiné-Bissau: Agente da PJ executado com três tiros por polícias
» Guiné
» POLICIA PEDE AJUDA AO FBI
» Igreja pede a Sócrates...
» HAMAS PEDE TREGUA

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
 :: Portugal-
Ir para: