Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


 
InícioInício  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 O que têm em comum os blogues e o jornalismo ?

Ir para baixo 
+2
Vitor mango
João
6 participantes
AutorMensagem
João




Mensagens : 9
Data de inscrição : 28/09/2007

O que têm em comum os blogues e o jornalismo ? Empty
MensagemAssunto: O que têm em comum os blogues e o jornalismo ?   O que têm em comum os blogues e o jornalismo ? EmptySáb Out 20, 2007 2:55 am

O que têm em comum os blogues e o jornalismo ?


Helena Garrido é jornalista (já pertenceu ao EXPRESSO) e é blogger, sendo actualmente remunerada pelo seu blogue. Um posto de observação privilegiado para nos explicar, respondendo a quatro questões, os pontos de contacto entre as duas formas de publicar.

Ainda na fase de inspiração e recolha de elementos para fazer um ponto da situação do blogging remunerado, ou profissional, dirigi algumas perguntas por e-mail à Helena Garrido, que tinha regressado semanas antes à actividade nos blogues com o seu Visto da Economia .

O objectivo inicial foi porém largamente superado porque as respostas da Helena não se confinam ao assunto da profissionalização: dão-nos uma pista interessante sobre o que pensa, como age e reage uma jornalista experiente quando passa da turbulência diária de uma Redacção para o acto isolado do blogging.

1. O IOL paga uma colaboração mensal ou é outro tipo de acordo tendo em vista o futuro do portal?

O IOL é que me apresentou uma proposta de prestação de serviço concreta. O IOL paga uma colaboração mensal.

2. Porquê manter um blogue?

Porquê?... A minha primeira tentação seria dizer não sei. Relembro as razões que me levaram a aderir à blogosfera quando fiz a Economia Aberta em Julho de 2005, estava no Diário Económico como redactora principal. O dinamizador foi o Luís Villalobos, hoje editor do Público e estiveram connosco João Cândido Silva, Pedro Esteves... Enfim.
O objectivo que tinha em mente na altura era dinamizar o debate sobre economia, empresas, finanças e mercado. O meu grande objectivo com o blogue que hoje tenho é exactamente esse: um espaço de troca, de troca de ideias, de debate sobre matérias económicas e financeiras.
Os links e os comentários fornecem instrumentos que o jornalista nunca teve: ligar-se directamente ao que lê e ao que oferece para ler.

3. Qual a diferença entre ter um blogue e uma coluna num jornal de papel, além da remuneração?

A diferença é enorme. O único ponto de contacto que encontro entre os dois géneros (se é que se pode já chamar um género ao post) é o facto de se emitir, em regra, uma opinião. Mas até aqui há uma diferença: emitir opinião é, em princípio, obrigatório numa coluna, mas não o tem de ser num post. Posso limitar-se a colocar uma imagem, um vídeo, um facto, uma frase...

Nunca me dediquei a pensar sobre o assunto mas numa sistematização rápida e intuitiva diria que um post tem de estar mais perto do impulso sem perder rigor, deixar espaço de análise e avaliação a quem lê fornecendo links, deve ser um espaço de interacção - o que é possível através da integração da comunidade de blogs mas também por via da interacção com quem vai comentando o que 'postamos'.
É muito diferente de uma coluna, esta é mais analítica e solitária, morrendo praticamente quando é publicada. Um post tem a sua melhor 'vida' depois de publicado.

(Entusiasmei-me um pouco, mas a questão é muito interessante, falta sistematizar muita coisa neste domínio não é?)

A remuneração é mais baixa que a de colunas de opinião.

4. O futuro do jornalismo passa pelo tipo de publicação em conversa aberta com o leitor que é a blogosfera, ou o jornalista tem os seus próprios caminhos solitários de investigação, confirmação e credibilização das notícias e informações?

O jornalismo sempre foi comunicar. Os blogues são novos instrumentos de comunicação. Parece-me que pode assumir-se como um novo género que em nada inviabiliza os outros, como o que referes, o de investigação. Pelo contrário, e usando uma linguagem económica, permite expor de forma mais clara o valor acrescentado desse 'caminho solitário' que referes.
Nada impede que esse mesmo caminho solitário se faça num blogue. Já cheguei a fazer telefonemas e enviar mails para acrescentar informação no meu blogue.
E o jornalista bloguista será forçosamente diferente de um bloguista-cidadão. É-me quase impossível fazer um post sem falar de matérias da actualidade - parece estar no sangue.

Paulo Querido, Jornalista
Expresso
Ir para o topo Ir para baixo
Convidad
Convidado




O que têm em comum os blogues e o jornalismo ? Empty
MensagemAssunto: Re: O que têm em comum os blogues e o jornalismo ?   O que têm em comum os blogues e o jornalismo ? EmptySáb Out 20, 2007 11:40 am

Quem quer saber do que esse PANHONHA PAULO QUERIDO diz?
Ir para o topo Ir para baixo
Vitor mango

Vitor mango


Mensagens : 4711
Data de inscrição : 13/09/2007

O que têm em comum os blogues e o jornalismo ? Empty
MensagemAssunto: Re: O que têm em comum os blogues e o jornalismo ?   O que têm em comum os blogues e o jornalismo ? EmptySáb Out 20, 2007 12:35 pm

olha olha o Paulo Querido

Um Blog nada tem a ver com jornalismo
Jornalismo exige fato e gravata nas palavras
Um Blog é um exercício de comunicar em directo ...onde apanhamos ricochete
Ir para o topo Ir para baixo
Convidad
Convidado




O que têm em comum os blogues e o jornalismo ? Empty
MensagemAssunto: Re: O que têm em comum os blogues e o jornalismo ?   O que têm em comum os blogues e o jornalismo ? EmptySáb Out 20, 2007 12:44 pm

Bem vindo. Fazia falta!!!!
Ir para o topo Ir para baixo
ypsi




Mensagens : 889
Data de inscrição : 15/09/2007

O que têm em comum os blogues e o jornalismo ? Empty
MensagemAssunto: Re: O que têm em comum os blogues e o jornalismo ?   O que têm em comum os blogues e o jornalismo ? EmptyDom Out 21, 2007 6:07 am

Vitor mango escreveu:
olha olha o Paulo Querido

Um Blog nada tem a ver com jornalismo
Jornalismo exige fato e gravata nas palavras
Um Blog é um exercício de comunicar em directo ...onde apanhamos ricochete

Um blog pode ter muito a ver com o Jornalismo, basta que o bloguer seja Jornalista.

Repare que Helena Garrido faz a distinção entre bloguer-cidadão e bloguer-jornalista.

Quanto ao jornalismo de fato e gravata, bem .... depende, tendo em conta o jornalismo de sarjeta que vai havendo ...

Também há blogosfera de sarjeta e blogosfera de qualidade, e por isso, uma autêntica blogosfera de referência.

Quanto ao facto de, o autor ser o jornalista Paulo Querido, na verdade trata-se de um Jornalista que se centra muito na análise do fenómeno da Blogosfera, por comparação com a actividade profissional do Jornalismo.

Questíunculas à parte, o Jornalista Querido já é um expert da matéria ...

Penso eu de que ...
Ir para o topo Ir para baixo
vagalhao

vagalhao


Mensagens : 288
Data de inscrição : 22/10/2007

O que têm em comum os blogues e o jornalismo ? Empty
MensagemAssunto: Re: O que têm em comum os blogues e o jornalismo ?   O que têm em comum os blogues e o jornalismo ? EmptySeg Out 22, 2007 5:58 am

Mami escreveu:
Vitor mango escreveu:
olha olha o Paulo Querido

Um Blog nada tem a ver com jornalismo
Jornalismo exige fato e gravata nas palavras
Um Blog é um exercício de comunicar em directo ...onde apanhamos ricochete

Um blog pode ter muito a ver com o Jornalismo, basta que o bloguer seja Jornalista.

Repare que Helena Garrido faz a distinção entre bloguer-cidadão e bloguer-jornalista.

Quanto ao jornalismo de fato e gravata, bem .... depende, tendo em conta o jornalismo de sarjeta que vai havendo ...

Também há blogosfera de sarjeta e blogosfera de qualidade, e por isso, uma autêntica blogosfera de referência.

Quanto ao facto de, o autor ser o jornalista Paulo Querido, na verdade trata-se de um Jornalista que se centra muito na análise do fenómeno da Blogosfera, por comparação com a actividade profissional do Jornalismo.

Questíunculas à parte, o Jornalista Querido já é um expert da matéria ...

Penso eu de que ...

deixem-me meter aqui a minha onda em vaga
O Paulo Querido como " jornalista "
Ele situa-se acima da Noticia
Ele gira o foco para a sua pessoa ( dele )
Ora o leitor crer ver e ouvir o barulho DA VAGA A REBENTAR NO PUBLICO
Ir para o topo Ir para baixo
Convidad
Convidado




O que têm em comum os blogues e o jornalismo ? Empty
MensagemAssunto: Re: O que têm em comum os blogues e o jornalismo ?   O que têm em comum os blogues e o jornalismo ? EmptyTer Out 23, 2007 1:02 pm

GRACAS ao PAULO, ganhei quase 1 000 000 de dollar,s em 7 meses!!!
Ir para o topo Ir para baixo
vagalhao

vagalhao


Mensagens : 288
Data de inscrição : 22/10/2007

O que têm em comum os blogues e o jornalismo ? Empty
MensagemAssunto: Re: O que têm em comum os blogues e o jornalismo ?   O que têm em comum os blogues e o jornalismo ? EmptyQua Out 24, 2007 12:48 pm


O Paulo bem precisa de uma gorgeta porque o que ele ensaiou no Expresso deu bota
Ir para o topo Ir para baixo
Convidad
Convidado




O que têm em comum os blogues e o jornalismo ? Empty
MensagemAssunto: Re: O que têm em comum os blogues e o jornalismo ?   O que têm em comum os blogues e o jornalismo ? EmptyQui Out 25, 2007 8:20 pm

O que tem em comum? Anbos vendem a sua sardinha!!! Um jornalista nao deve interpretar noticias ou tentar influenciar, ou mentir ou estar ao servico do ESTADO!!!
Ir para o topo Ir para baixo
vagalhao

vagalhao


Mensagens : 288
Data de inscrição : 22/10/2007

O que têm em comum os blogues e o jornalismo ? Empty
MensagemAssunto: Re: O que têm em comum os blogues e o jornalismo ?   O que têm em comum os blogues e o jornalismo ? EmptySex Out 26, 2007 6:49 am

AMERICANO escreveu:
O que tem em comum? Anbos vendem a sua sardinha!!! Um jornalista nao deve interpretar noticias ou tentar influenciar, ou mentir ou estar ao servico do ESTADO!!!

exacto meu caro
Um jornalista deve relatar factos e mesmo estes terão que ter a cautela de não os ver distorcidos e nunca tentar dar a opinião sobre os mesmos como fazia e se calhar faz o Paulo Querido
Tenho ido ver o Expresso e verifico que os comentadores oficiais já não utilizam o blogar e comentar
Só que agora parece que ninguém la quer ir deitar faladura
La dizia o Povo
Gato escaldado tem medo de agua fria
Ir para o topo Ir para baixo
Convidad
Convidado




O que têm em comum os blogues e o jornalismo ? Empty
MensagemAssunto: Re: O que têm em comum os blogues e o jornalismo ?   O que têm em comum os blogues e o jornalismo ? EmptySex Out 26, 2007 11:21 am

O BALSEMAO anda a dormir , ou ja teria posto o QUERIDO na alheta!!
Ir para o topo Ir para baixo
Urbana Guerra

Urbana Guerra


Mensagens : 105
Data de inscrição : 12/11/2007

O que têm em comum os blogues e o jornalismo ? Empty
MensagemAssunto: Re: O que têm em comum os blogues e o jornalismo ?   O que têm em comum os blogues e o jornalismo ? EmptySeg Nov 12, 2007 3:44 pm

Esses 2 são múmias há muito tempo!
inté já merecem uma pirâmide farao
Ir para o topo Ir para baixo
Convidad
Convidado




O que têm em comum os blogues e o jornalismo ? Empty
MensagemAssunto: Re: O que têm em comum os blogues e o jornalismo ?   O que têm em comum os blogues e o jornalismo ? EmptySeg Nov 12, 2007 3:59 pm

O mais comico e o BALSEMAO encher os bolsos, a conta dos OTARIOS das esquerdas, para quem a VISAO-MENTIROSA E INVENTONA de noticias e direccionada.
Ir para o topo Ir para baixo
Convidad
Convidado




O que têm em comum os blogues e o jornalismo ? Empty
MensagemAssunto: Re: O que têm em comum os blogues e o jornalismo ?   O que têm em comum os blogues e o jornalismo ? EmptySeg Nov 12, 2007 4:00 pm

A VISAO , para mim, nao merece nem ser usada para a bosta dos meus cachorros!!!
Ir para o topo Ir para baixo
ypsi




Mensagens : 889
Data de inscrição : 15/09/2007

O que têm em comum os blogues e o jornalismo ? Empty
MensagemAssunto: Re: O que têm em comum os blogues e o jornalismo ?   O que têm em comum os blogues e o jornalismo ? EmptyTer Nov 13, 2007 1:43 am

RONALDO ALMEIDA escreveu:
A VISAO , para mim, nao merece nem ser usada para a bosta dos meus cachorros!!!


Olhe que não, olhe que não .... lol!

É uma excelente Revista, e segundo me parece, tb pertence ao Grupo do Expresso.
Ir para o topo Ir para baixo
ypsi




Mensagens : 889
Data de inscrição : 15/09/2007

O que têm em comum os blogues e o jornalismo ? Empty
MensagemAssunto: Re: O que têm em comum os blogues e o jornalismo ?   O que têm em comum os blogues e o jornalismo ? EmptyTer Nov 13, 2007 1:45 am

vagalhao escreveu:

Tenho ido ver o Expresso e verifico que os comentadores oficiais já não utilizam o blogar e comentar
Só que agora parece que ninguém la quer ir deitar faladura
La dizia o Povo
Gato escaldado tem medo de agua fria [/b]

Tenho as minhas dúvidas, Caro vagalhão, sobre o que afirma.

O Expresso tem actualmente muitos comentadores e bloguers, só que tudo funciona, num figurino muito diferente do passado.
Ir para o topo Ir para baixo
Convidad
Convidado




O que têm em comum os blogues e o jornalismo ? Empty
MensagemAssunto: Re: O que têm em comum os blogues e o jornalismo ?   O que têm em comum os blogues e o jornalismo ? EmptyTer Nov 13, 2007 5:59 am

olhe que sim, olhe que sim. nAO ESTA A PAR DO QUE POR LA SE PASSOU!!! Eu estou. Noticiaram coisas que ja tinham sido desmentidas e nunca as desmentiram. Porque LA teem pessoas a trabalhar, com agendas politicas e sao tao jornalistas como MOI!!! Claro que a VISAO e da IMPRESA de BAALSEMAO, que enche os bolsos de dinheiro dos esquerdista que leem aquela PORCARIA , apesar de ser um dos PRINCEPES DO PSD. Eu conbati aquela porcaria por 2 anos, ate que tiveram que mudar o formato dos DEBATES. Como AMERICANO jamais me vao esquecer. Melhorou alguma coisa desde que o ultimo diretor, morreu, aquele que tinha FANTASIAS. E vivia num MUNDO APARTE. Aquele que disse que 10 000 Americanos iriam morrer as porta de BAGADAD. Aquele que disse que os USA iam ter grandes problemas com o EXERCITO DE ELITE DE SADDAM. O que la publicam sao desejos das esquerdas e nada a ver com a verdade e realidade.
Ir para o topo Ir para baixo
ECOADOR

ECOADOR


Mensagens : 205
Data de inscrição : 26/10/2007

O que têm em comum os blogues e o jornalismo ? Empty
MensagemAssunto: Re: O que têm em comum os blogues e o jornalismo ?   O que têm em comum os blogues e o jornalismo ? EmptyTer Nov 13, 2007 11:04 am

o giro giro é que o Expresso na parte de comentadores praticamente morreu
Mesmo agora em que abriram a gaiola o fedor a censura empestou o Expresso
O Tal Paulo Querido deixou de se meter com os comentadores
aquilo parece um glaciar
nem focas tem
Ir para o topo Ir para baixo
ECOADOR

ECOADOR


Mensagens : 205
Data de inscrição : 26/10/2007

O que têm em comum os blogues e o jornalismo ? Empty
MensagemAssunto: Re: O que têm em comum os blogues e o jornalismo ?   O que têm em comum os blogues e o jornalismo ? EmptyTer Nov 13, 2007 11:14 am

Nada melhor que fazer um copy de agora mesmo e vermos que ninguem comenta Nada de Nada
Eis
Actualidade:
Frase de Juan Carlos na Internet
"Por qué no te callas" já pode ser toque de telemóvel

Um dos momentos mais impulsivo de Juan Carlos I, já mora na net, com domínio próprio e tudo.

O que têm em comum os blogues e o jornalismo ? Icon_forum_trans
[1 comentário]
Frase de Juan Carlos na Internet

"Por qué no te callas" já pode ser toque de telemóvel

O que têm em comum os blogues e o jornalismo ? Icon_forum_trans
[1 comentário]

Actualidade 99]
[/url]Jovens europeus gastam mais tempo 'online' do que a ver televisão
O que têm em comum os blogues e o jornalismo ? Icon_forum_trans
Deixe aqui o seu comentário



Jovens europeus gastam mais tempo 'online' do que a ver televisão

Mais de 80% dos inquiridos afirmaram "não poder viver" sem pelos menos uma actividade na Internet.

O que têm em comum os blogues e o jornalismo ? Icon_forum_trans
Deixe aqui o seu comentário


Actualidade
Portugueses vão gastar menos

][url=http://expresso.clix.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=ex.stories/165539]Pai Natal menos carregado este ano


O que têm em comum os blogues e o jornalismo ? Icon_forum_trans
Deixe aqui o seu comentário













[url=javascript: void(swap('noticiario_c_3'))][-][/url]


39]
Portugueses vão gastar menos






Pai Natal menos carregado este ano


Os portugueses, assim como a maioria dos europeus, vão gastar menos dinheiro em prendas de Natal, revela um estudo da Deloitte.
O que têm em comum os blogues e o jornalismo ? Icon_forum_trans
Deixe aqui o seu comentário


Actualidade
Funeral realiza-se hoje

Futebolista de 16 anos morreu após sofrer AVC

O que têm em comum os blogues e o jornalismo ? Icon_forum_trans
Deixe aqui o seu comentário
97]
Funeral realiza-se hoje

Futebolista de 16 anos morreu após sofrer AVC
O jovem desportista de Monção queixou-se de fortes dores de cabeça
durante o treino, antes de cair inanimado. Hoje a vila veste-se de
luto.

O que têm em comum os blogues e o jornalismo ? Icon_forum_trans
Deixe aqui o seu comentário

Actualidade 51]
Novo Aeroporto de Lisboa
l]Mário Lino recusa campanha para destruir estudo da CIP



Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





O que têm em comum os blogues e o jornalismo ? Empty
MensagemAssunto: Re: O que têm em comum os blogues e o jornalismo ?   O que têm em comum os blogues e o jornalismo ? Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
O que têm em comum os blogues e o jornalismo ?
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» O que as religiões têm em comum ?
» EUA: Novo museu jornalismo inaugura hoje em Washington
» FILOSOFIA DOS BLOGUES
» Qual é a relação mais saudável entre empresas e blogues ?
» "Descontentamento com comunicação social leva á criação de blogues e sítios na internet"

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
 :: Opinião & Liberdade de Expressão-
Ir para: