Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


 
InícioInício  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 Os perigos do empreendorismo

Ir para baixo 
AutorMensagem
Cogito, ergo sun




Mensagens : 761
Data de inscrição : 09/04/2008
Idade : 104

Os perigos do empreendorismo Empty
MensagemAssunto: Os perigos do empreendorismo   Os perigos do empreendorismo EmptyQua Abr 23, 2008 5:02 am

A teologia do Avante



Em artigo de opinião publicado no Avante, o concurso Audax da RTP2 e do ISCTE, sobre empreendorismo jovem, passa à categoria de “ofensiva ideológica” (presume-se que contra os trabalhadores, mas é preciso deduzi-lo do resto do texto).

1. Os argumentos são notáveis. Afirma-se, em primeiro lugar, que o “‘empreendorismo’ é um conceito que tem sido muito promovido nos últimos anos pelo capitalismo”, sem que a autora se aperceba que a frase não tem qualquer sentido: o capitalismo não promove ideias porque o capitalismo não é gente e só gente concreta pode ter e promover ideias. Em segundo lugar, sustenta-se que a ideia de empreendorismo “visa responsabilizar individualmente cada pessoa pelo ‘sucesso’ ou pelo ‘insucesso’ do seu percurso profissional e de vida”. Até pode haver quem associe as ideias de empreendorismo e de meritocracia de tal forma que essa seja uma das leituras possíveis do “conceito”. Será, porém, uma leitura minoritária, muito diferente da que fazem aqueles que simplesmente entendem ser o empreendorismo uma das competências que é útil desenvolver, entre muitas outras, sem qualquer pressuposto bacoco sobre a sua hierarquização.

2. O que ressalta do artigo, para além da argumentação pobre e falaciosa, é a aversão da autora ao empreendorismo, por princípio. Ora, isto sim é campanha ideológica pura e dura, não do capitalismo ou do comunismo mas do Avante e do seu mandante, o PCP. Campanha que visa transformar a acção empresarial em pecado social original, atribuindo-lhe arbitrariamente a origem de todos os males terrenos de hoje.
A cada um a sua teologia.

O canhoto




Inserido por Rui Pena Pires
Ir para o topo Ir para baixo
 
Os perigos do empreendorismo
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Visita de Dalai Lama

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
 :: Economia-
Ir para: