Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


 
InícioInício  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 Principal conselheiro militar da ONU no Kosovo critica União Europeia

Ir para baixo 
AutorMensagem
Vitor mango

Vitor mango


Mensagens : 4711
Data de inscrição : 13/09/2007

Principal conselheiro militar da ONU no Kosovo critica União Europeia Empty
MensagemAssunto: Principal conselheiro militar da ONU no Kosovo critica União Europeia   Principal conselheiro militar da ONU no Kosovo critica União Europeia EmptyTer Abr 29, 2008 7:20 am

Principal conselheiro militar da ONU no Kosovo critica União Europeia
29.04.2008 - 12h59 PÚBLICO
O major-general Raul Cunha disse hoje, em declarações à TSF, que a União Europeia está a entrar no Kosovo para servir os interesses de alguns estados membros. O principal conselheiro militar das Nações Unidas naquele país criticou a transição da ONU para a Eulex, a maior missão de sempre da União Europeia, que já foi rejeitada pela minoria sérvia no território.

“Não digo que o fez deliberadamente, mas para servir os interesses de alguns países da União Europeia, dos grandes da União Europeia, que têm aqui interesses estratégicos nacionais, está a estragar-se muita coisa positiva, com o peacekeeping, que vai levando a muitos povos do mundo paz e segurança”, adiantou Raul Cunha.

O major-general português acusou também a UE de estar a fragilizar as Nações Unidas não só no Kosovo mas em todo o mundo pela forma como está a entrar naquele território, que recentemente se tornou independente.

Raul Cunha mostrou total desacordo com o investimento europeu de quatro mil milhões de euros na missão Eulex, denunciando que “dos quatro mil milhões de euros houve logo 3,250 mil milhões que voltaram à base. Ou seja, a União Europeia paga como um todo, mas há dois ou três países que estão aqui a ter lucro”.

Segundo o major-general, a minoria sérvia no Kosovo pode nunca aceitar a presença europeia no território. "Se calhar só pela força é que vão aceitar uma situação destas", concluiu o responsável militar, que entende que os erros que se estão a cometer no Kosovo podem levar à existência de mais desequilíbrios nos Balcãs.
Ir para o topo Ir para baixo
 
Principal conselheiro militar da ONU no Kosovo critica União Europeia
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» União Europeia
» Cimeira União Europeia - África
» UNIAO EUROPEIA CONSTROI MURO
» Nasce um novo Estado europeu - Kosovo
» Carta dos Direitos Fundamentais da União Europeia

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
 :: Europa e o Mundo-
Ir para: