Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


 
InícioInício  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 Pdvsa coloca no mercado internacional quota de petróleo

Ir para baixo 
AutorMensagem
Convidad
Convidado




Pdvsa coloca no mercado internacional quota de petróleo Empty
MensagemAssunto: Pdvsa coloca no mercado internacional quota de petróleo   Pdvsa coloca no mercado internacional quota de petróleo EmptySex Fev 15, 2008 7:55 am

Pdvsa coloca no mercado internacional quota de petróleo que vendia à Exoon Mobil


Caracas, 15 Fev (Lusa) -- A empresa petrolífera estatal Petróleos de Venezuela S.A. (PDVSA) confirmou, quinta-feira, que colocou no mercado internacional os 600 mil barris de crude que fornecia à Exoon Mobil.

A iniciativa decorre de acções iniciadas pela transnacional norte-americana que levaram ao congelamento dos seus activos no estrangeiro.

O anúncio da colocação dos 600 mil barris de crude foi feito pelo ministro venezuelano da Energia e Petróleo, Rafael Ramírez, também presidente da PDVSA, durante uma intervenção na Assembleia Nacional (parlamento) em que apresentou um relatório sobre alegadas "agressões" da Exxon Mobil contra a petrolífera estatal da Venezuela.

"Foram suspensos os 600 mil barris mensais que tínhamos em relação com a transnacional e já colocamos esse volume no carregamento Spot", disse Rafael Ramírez.

O ministro venezuelano sublinhou ainda que "ninguém pode pretender que mantenhamos relações comerciais com uma empresa que nos trata de maneira tão pouco amistosa. Trata-se simplesmente de reciprocidade".

Em 2007, o governo venezuelano iniciou um processo de nacionalização das actividades relacionadas com a exploração de petróleo na Faixa Petrolífera de Orinoco que ocasionou a confiscação dos activos da Exxon Mobil, usados nos processos de extracção de crude pesado.

Situada a Sudeste da Venezuela, a Faixa Petrolífera do Orinoco é a área, onde, segundo as autoridades venezuelanas, estão as maiores reservas petrolíferas e gasíferas do mundo, dividida em blocos que estão a ser explorados ou em vias de exploração por diversos países, entre eles a China e, proximamente, a portuguesa GALP Energia.

A Exxon Mobil considerou que a confiscação era "ilegal" e reccorreu a tribunais britânicos e holandeses que ordenaram o congelamento preventivo até 12 mil milhões de dólares (8.275 milhões de euros) dos activos da PDVSA na Holanda e nas Antilhas Holandesas (Caraíbas).

Também o Tribunal Federal de Manhattan, EUA, ordenou que fossem congelados os fundos por 300 milhões de dólares (207 milhões de euros) porque a Exxon Mobil argumentou que tinha poucas possibilidades de recuperar os investimentos que passaram para as mãos da PDVSA.

O presidente venezuelano Hugo Chávez ameaçou, recentemente, que suspenderia o envio de petróleo para os EUA, na sequência do conflito com a Exoon Mobil, empresa que as autoridades de Caracas acusam de estar por trás de um plano desestabilizador contra o actual governo.
Ir para o topo Ir para baixo
Convidad
Convidado




Pdvsa coloca no mercado internacional quota de petróleo Empty
MensagemAssunto: Re: Pdvsa coloca no mercado internacional quota de petróleo   Pdvsa coloca no mercado internacional quota de petróleo EmptySex Fev 15, 2008 11:00 am

E se o PALHACO continuar a chupar COCA, perdera a CITGO nos USA, que sao 10 000 estacoes de GASOLINA!!!!
Ir para o topo Ir para baixo
Convidad
Convidado




Pdvsa coloca no mercado internacional quota de petróleo Empty
MensagemAssunto: Re: Pdvsa coloca no mercado internacional quota de petróleo   Pdvsa coloca no mercado internacional quota de petróleo EmptyTer Fev 19, 2008 5:00 pm

Petrolífera estatal venezuelana pede a Exxon Mobil que desista de acções judiciais


Caracas, 19 Fev (Lusa) - As autoridades venezuelanas propuseram, hoje, à norte-americana Exxon Mobil que desista das acções judiciais que iniciou contra a estatal Petróleos da Venezuela S. A. (PDVSA) e que aceite dirimir as divergências com a arbitragem do Banco Mundial

Segundo o ministro de Energia e Petróleo, Rafael Ramírez, em Dezembro de 2007 a Exxon Mobil e a venezuelana Pdvsa recorreram ao Centro Internacional de Acordos de Disputas Relacionas com Investimentos (Ciadi), do Banco Mundial, onde designaram representantes, estando a aguardar a instalação de um tribunal.

A 8 de Fevereiro, o Supremo Tribunal de Inglaterra e Gales ordenou o congelamento dos bens activos da empresa petrolífera estatal Petróleos da Venezuela SA (PDVSA), no valor de 12 mil milhões de dólares (8.275 milhões de euros) no âmbito de um recurso de indemnização avançado pela norte-americana.

Também o Tribunal Federal de Manhattan, EUA, ordenou que fossem congelados os fundos, no valor de 300 milhões de dólares (297 milhões de euros), porque aquela petrolífera argumentou que tinha poucas possibilidades de recuperar os investimentos que passaram para as mãos da PDVSA.

A Exxon Mobil procura receber da PDVSA uma indemnização na sequência da decisão do governo venezuelano de nacionalizar, em 2007, os projectos de exploração na Faixa Petrolífera do Orinoco, que motivaram a confiscação dos activos da norte-americana usados nos processos de extracção de crude pesado, na Venezuela.

Segundo Rafael Ramírez, que também é presidente da venezuelana Pdvsa, a Exxon Mobil exorbitou "nas acções de congelamento de bens" porque essas medidas judiciais "estão fora do âmbito da figura da arbitragem".

"Ouvimos várias mensagens da Exxon e o que sugerimos é que regressemos à situação de arbitragem a uma instância do Banco Mundial", disse o ministro.

Segundo a imprensa venezuelana, a Exxon Mobil pediu uma indemnização de 5.000 milhões de dólares (3.410 milhões de euros) mas a Pdvsa argumenta que os activos confiscados pelo Estado rondam os 715 milhões de dólares (486 milhões de euros).

FPG.

Lusa/Fim
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Pdvsa coloca no mercado internacional quota de petróleo Empty
MensagemAssunto: Re: Pdvsa coloca no mercado internacional quota de petróleo   Pdvsa coloca no mercado internacional quota de petróleo Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Pdvsa coloca no mercado internacional quota de petróleo
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» 8 000 000 000 de barris de petróleo
» Abertura do mercado de Inverno
» INTERPOL - APELO PÚBLICO INTERNACIONAL
» Petróleo ultrapassa os cem dólares
» PREÇO DO PETRÓLEO

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
 :: Economia-
Ir para: