Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


 
InícioInício  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 UE ameaça embargar carne brasileira

Ir para baixo 
AutorMensagem
ypsi




Mensagens : 889
Data de inscrição : 15/09/2007

UE ameaça embargar carne brasileira Empty
MensagemAssunto: UE ameaça embargar carne brasileira   UE ameaça embargar carne brasileira EmptyTer Out 09, 2007 10:58 am

UE ameaça embargar carne brasileira



O comissário de Saúde da União Européia, Markus Kyprianou, garantiu nesta terça-feira aos deputados europeus que o comitê executivo do bloco poderá embargar toda importação de carne do Brasil se o país não melhorar os controles sanitários sobre o produto até o final deste ano.

“Identificamos fraquezas no Brasil e pressionamos o país para corrigi-las. Se a situação não melhorar no prazo dado, que vai até o final deste ano, tomaremos qualquer medida que seja necessária, incluindo um embargo”, afirmou Kyprianou em um novo debate sobre o tema no Parlamento Europeu.

Durante todo este ano a carne brasileira vem enfrentando duras críticas por parte dos deputados europeus, que alegam que o sistema de controle sanitário do país é insuficiente para garantir que o produto vendido à Europa seja procedente das zonas livres de febre aftosa.

Fontes diplomáticas brasileiras defendem que as acusações têm motivos comerciais.

Os principais críticos da carne brasileira são deputados da Irlanda e da Grã-Bretanha, países que este ano contabilizaram grande perdas devido a focos de febre aftosa e de língua azul - como é conhecida a febre catarral ovina.

O Brasil é o principal exportador mundial de carne. Em 2006 as vendas externas do produto somaram 3,9 bilhões de dólares, dos quais 38,5% (1,5 bilhão de dólares) foram para a UE.

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil prevê um aumento global das exportações de até 15% em 2007.

Cautela

Diante da pressão dos deputados europeus, a posição do comissário Kyprianou tem sido cautelosa.

Em julho, respaldado por uma avaliação do Departamento de Alimentação e Veterinária da UE (FVO, na sigla em inglês), responsável pelo controle sanitário, Kyprianou afirmou que, apesar de os controles sanitários no Brasil não serem “ideais”, o país cumpria com todos os critérios exigidos pela legislação do bloco e não colocava em risco a saúde dos europeus.

Uma nova missão da FVO avaliará a situação no dia seis de novembro.

As autoridades brasileiras têm até esta data para implementar melhorias exigidas pela UE, inclusive no sistema de rastreamento que comprova o Estado do qual procede o gado.

Esta será a nona inspeção européia ao Brasil desde a descoberta de focos de febre aftosa no Mato Grosso do Sul, em 2005, que proibiu a importação de toda carne produzida neste Estado, em São Paulo e no Paraná.

BBC Brasil (09-10-2007)
Ir para o topo Ir para baixo
Convidad
Convidado




UE ameaça embargar carne brasileira Empty
MensagemAssunto: Re: UE ameaça embargar carne brasileira   UE ameaça embargar carne brasileira EmptyTer Out 09, 2007 11:06 am

Bom para os EUROPEUS, comerem carne ainda mais cara!!! Wink
Ir para o topo Ir para baixo
ypsi




Mensagens : 889
Data de inscrição : 15/09/2007

UE ameaça embargar carne brasileira Empty
MensagemAssunto: Re: UE ameaça embargar carne brasileira   UE ameaça embargar carne brasileira EmptyQua Out 10, 2007 2:02 am

Pedido de embargo à carne é 'pressão', diz embaixadora



A insistência dos deputados europeus para que a União Européia embargue as importações de carne do Brasil tem “uma grande dose de pressão política e comercial”, na opinião da embaixadora brasileira para o bloco, Maria Celina de Azevedo.

“Temos maior produção (que a Europa), melhor qualidade, e os produtores europeus não aceitam isso. O que está em jogo aqui não é a saúde pública, nem animal, e sim uma questão comercial”, afirmou em conversa com a BBC Brasil.

Segundo a embaixadora, “a carne brasileira não apresenta o menor risco para a saúde do consumidor, porque é desossada e maturada”, um procedimento que impede a manifestação da febre aftosa, a grande preocupação dos europeus.

Nesta terça-feira, o comissário europeu de Saúde, Markus Kyprianou, afirmou que Bruxelas cogita embargar toda importação de carne do Brasil - como alguns deputados do Parlamento Europeu vêm pedindo durante todo este ano - se o país não melhorar os controles sanitários sobre o produto até novembro.

“Dever de casa”

Segundo a embaixadora, as autoridades brasileiras estão “fazendo o dever de casa”.

“Não posso garantir que tudo estará como os europeus esperam (em novembro). São os responsáveis técnicos que terão que julgar isso. Mas nós estamos trabalhando para que não seja necessário chegar a esse ponto (o embargo)”, ressaltou.

As exigências feitas por Bruxelas dizem respeito a melhorias no sistema de rastreamento que assegura que o gado abatido não provém de Estados onde vigora a proibição do comércio com a UE (Mato Grosso do Sul, São Paulo e Paraná).

Azevedo admite que um embargo europeu seria “altamente prejudicial ao Brasil”, mas acredita que os efeitos seriam reversíveis, já que as deficiências técnicas que levariam ao embargo seriam corrigidas.

A UE é responsável por 38,5% das importações de carne brasileira, um negócio que rendeu ao país US$ 1,5 bilhão em 2006.

BBC Brasil (09-10-2007)
Ir para o topo Ir para baixo
Convidad
Convidado




UE ameaça embargar carne brasileira Empty
MensagemAssunto: Re: UE ameaça embargar carne brasileira   UE ameaça embargar carne brasileira EmptyQua Out 10, 2007 1:06 pm

Quando estou no BRASIL, como carne pra caramba. Deliciosa. Compra-se FILET MIGNON a 3 euros/kilo!!!
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





UE ameaça embargar carne brasileira Empty
MensagemAssunto: Re: UE ameaça embargar carne brasileira   UE ameaça embargar carne brasileira Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
UE ameaça embargar carne brasileira
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Carne argentina substituirá picanha brasileira
» UE suspenderá toda importação de carne do Brasil
» Testemunha brasileira do caso Spitzer não chegou a SP, diz
» Gazprom ameaça suspender fornecimentos de gás
» EUA - Eleição Presidencial em 2008

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
 :: Economia-
Ir para: