Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


 
InícioInício  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 Marroquino condenado por criar perfil do príncipe Rachid

Ir para baixo 
AutorMensagem
Xô Esquerda

Xô Esquerda


Mensagens : 703
Data de inscrição : 15/12/2007

Marroquino condenado por criar perfil do príncipe Rachid Empty
MensagemAssunto: Marroquino condenado por criar perfil do príncipe Rachid   Marroquino condenado por criar perfil do príncipe Rachid EmptyDom Fev 24, 2008 5:26 am

Marroquino condenado a três anos por criar perfil do príncipe no Facebook

23-Fev-2008

Um engenheiro informático marroquino criou um perfil do príncipe Moulay Rachid, o irmão mais novo do rei de Marrocos no Facebook, uma das mais populares redes sociais da internet, onde também proliferam os falsos perfis de gente famosa.

Acusado em tribunal de falsificar informação e de se fazer passar pelo príncipe, o réu alegou que só o fez por admiração a Rachid. O juíz condenou-o a três anos de prisão.

Preso a 5 de Fevereiro, o engenheiro de 26 anos esteve desaparecido durante dois dias, e o advogado acusa a polícia de o ter torturado em local incerto enquanto lhe perguntava sobre uma suposta relação com terroristas. Depois foi conduzido à esquadra, onde lhe foi recusada a hipótese de ser visto pelo médico forense para registo das agressões.

O caso de Fuad Murtada criou uma onda de solidariedade entre bloggers para a sua libertação, com críticas à Maroc Telecom, que pertence à multinacional francesa Vivendi, por colaboração com a polícia para limitar a liberdade de expressão em Marrocos. A empresa já tiha sido acusaa de censurar o acesso aos motores de busca mais usados para encontrar páginas e vídeos, o Google e o Youtube.

Entretanto, multiplicaram-se os falsos perfis do rei Mohamed VI no Facebook, com os autores localizados fora de Marrocos. Dentro do país, o clima é diferente. Há casos de bloggers populares, como o professor de economia Mohamed Drissi Bakhnat , que decidiram encerrar o blogue.

O site de Solidariedade com Fuad Murtada tem uma petição exigindo a sua libertação e informações sobre o desenvolvimento do caso judicial e da campanha em curso.



Petição:

http://www.helpfouad.com/
Ir para o topo Ir para baixo
 
Marroquino condenado por criar perfil do príncipe Rachid
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Caso Madeleine Beth McCann
» Desvaneios Mangais, by Mango
» Afegão condenado à morte, por download na Net
» Soldado israelense é condenado por foto no Facebook
» Ex-professor condenado a três anos por ter falsificado...

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
 :: Opinião & Liberdade de Expressão-
Ir para: