Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


 
InícioInício  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 Relatório recomenda obras de fundo na ponte

Ir para baixo 
AutorMensagem
Convidad
Convidado




Relatório recomenda obras de fundo na ponte Empty
MensagemAssunto: Relatório recomenda obras de fundo na ponte   Relatório recomenda obras de fundo na ponte EmptySáb Mar 15, 2008 5:51 am

Relatório recomenda obras de fundo na ponte


Um estudo da Parsons, empresa responsável pelos planos de engenharia da Ponte 25 de Abril, em Lisboa, alerta para a necessidade de em breve se fazerem obras nesta travessia.

O documento da Parsons, datado de 2004 e ao qual o SOL teve acesso, propõe à Estradas de Portugal (EP) a modificação do actual tabuleiro, por este estar a «aproximar-se do fim da sua vida útil». Da autoria do vice-presidente daquela empresa norte-americana, Kenneth P. Serzan – especialista em projectos de engenharia para pontes –, o relatório explica que existem preocupações devido «ao barulho, segurança e manutenção do tabuleiro actual». O responsável diz ainda que, «devido à inclusão do sistema ferroviário, é muito difícil realizar actividades de inspecção e manutenção no tabuleiro envelhecido».

Por outro lado, em outros documento internos, a que o SOL teve acesso, a Parsons alerta para a necessidade de se realizaram também obras nas traves. Os peritos referem que, como é natural em todas as pontes com mais de 40 anos, estão a desenvolver-se fissuras que, apesar de não apresentarem risco de queda da estrutura, mostram uma necessidade de intervenção urgente. Isto porque o comboio, que foi introduzido em 1999 «no piso inferior, produz deformações nos pilares».

Ao mesmo tempo, estão a desenvolver-se fissuras nas traves, «devido ao elevado tráfego da ponte», desde que foi construída em 1966. Actualmente passam nesta travessia 160 mil veículos por dia.

Segundo os técnicos da Parsons – que comandaram as operações de engenharia quando, em 2000, o tabuleiro foi alargado –, as obras podem ser feitas em dois anos, de forma faseada, diminuindo o número de faixas abertas ao trânsito, ou apenas num ano, caso se opte por encerrar a ponte.

EP diz que não há perigo e recusa obras

A EP admite ter conhecimento do estudo – que diz ter sido «iniciativa da Parsons, no exercício da sua actividade comercial» –, mas garante que não há necessidade de obras na Ponte 25 de Abril.

«A EP, ponderada a razoabilidade do investimento, a sua extemporaneidade face ao estado de conservação do existente [tabuleiro] (...) decidiu não dar seguimento à proposta apresentada» – explicaram ao SOL, por escrito, os responsáveis da empresa. A EP diz que está a ser vítima de «pressão inaceitável» e garante que «os problemas estruturais que a Ponte tem tido, não são expressivos, nem preocupantes». Isso mesmo, salientam, foi confirmado pelo Instituto de Soldadura e Qualidade (ISQ) que tem feito inspecções à travessia.
Ir para o topo Ir para baixo
Convidad
Convidado




Relatório recomenda obras de fundo na ponte Empty
MensagemAssunto: Re: Relatório recomenda obras de fundo na ponte   Relatório recomenda obras de fundo na ponte EmptySáb Mar 15, 2008 6:29 am

Relatório recomenda obras de fundo na ponte Expressoxm6
Ir para o topo Ir para baixo
Convidad
Convidado




Relatório recomenda obras de fundo na ponte Empty
MensagemAssunto: Re: Relatório recomenda obras de fundo na ponte   Relatório recomenda obras de fundo na ponte EmptySáb Mar 15, 2008 10:24 am

PONTE OLIVEIRA SALAZAR!!!!! DON,T FORGET!!! Wink
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Relatório recomenda obras de fundo na ponte Empty
MensagemAssunto: Re: Relatório recomenda obras de fundo na ponte   Relatório recomenda obras de fundo na ponte Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Relatório recomenda obras de fundo na ponte
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Solidariedade: Portugal no fundo da tabela
» Ponte Chelas - Barreiro
» Relatório aponta promiscuidades nos serviços de urbanismo
» Borat é um excelente filme comico
» Obras sem alicerces

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
 :: Portugal-
Ir para: