Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


 
InícioInício  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 A segunda queda

Ir para baixo 
AutorMensagem
Cogito, ergo sun




Mensagens : 761
Data de inscrição : 09/04/2008
Idade : 104

A segunda queda Empty
MensagemAssunto: A segunda queda   A segunda queda EmptyQua Abr 16, 2008 4:20 pm

A segunda queda


A segunda queda 150px-PCI_symbol

Há sessenta anos, a 18 de Abril de 1948, enfrentaram-se nas eleições italianas os conservadores da Democracia Cristã e a esquerda unida na Frente Democrática Popular, liderada pelo Partido Comunista. Todos perceberam o que estava em causa: a primeira grande batalha eleitoral da Guerra Fria. Os americanos apoiavam a DC e a FDP tinha o apoio soviético. O Vaticano fez um apelo inédito e quase patético. A campanha foi violentíssima em palavras e actos. Votos contados, a DC teve à volta de 48% e a coligação de esquerda cerca de 31%.

O partido comunista italiano teve uma intensa actividade desde os anos 20, contou com grandes figuras (como Gramsci), sobreviveu ao fascismo e durante décadas dominou os sindicatos e os meios intelectuais. Em 1976, um PCI já em rota de colisão com a URSS ainda conquistava (sozinho) mais de 35% dos votos. A queda do bloco socialista não destruiu o PC; houve debates sobre «o nome e a coisa», mudanças de símbolo, cisões, cedências. Os pós-comunistas do PDS tornaram-se em pouco tempo esquerda «mainstream», a Refundação Comunista e os comunistas ortodoxos fizeram parte de governos de coligação. Em 2006, um comunista foi eleito presidente da Câmara dos Deputados e um (ex?)comunista foi eleito presidente da República.

Este domingo, 13 de Abril de 2008, uma nova coligação entre comunistas e verdes (Sinistra Arcobaleno) teve resultados eleitorais na casa dos 3%, abaixo do mínimo necessário para eleger deputados ou senadores. O parlamento italiano não tem hoje nenhum comunista, um resultado tão impensável e espantoso como a própria queda do comunismo soviético.

http://estadocivil.blogspot.com/
Ir para o topo Ir para baixo
 
A segunda queda
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» AJUDA DOS USA na SEGUNDA GUERRA ,PARA A USSR
» Locais para fumadores só com segunda sala
» queda do dollar
» Queda de grua em Nova Iorque...
» Queda de commodities faz subir bolsas americanas

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
 :: Portugal-
Ir para: