Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


 
InícioInício  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 UMA MARAVILHA ARQUITECTÓNICA NA BAIXA LISBOETA

Ir para baixo 
AutorMensagem
Convidad
Convidado




UMA MARAVILHA ARQUITECTÓNICA NA BAIXA LISBOETA Empty
MensagemAssunto: UMA MARAVILHA ARQUITECTÓNICA NA BAIXA LISBOETA   UMA MARAVILHA ARQUITECTÓNICA NA BAIXA LISBOETA EmptyTer Nov 06, 2007 2:55 pm

UMA MARAVILHA ARQUITECTÓNICA NA BAIXA LISBOETA Caravana1
O luxuoso bar que alguém permitiu que fosse instalado junto ao edifício do
Terreiro do Paço. É visível o enxerto no passeio.
UMA MARAVILHA ARQUITECTÓNICA NA BAIXA LISBOETA Caravana2
O bar é servido por moderna instalação eléctrica que percorre
todo o edifício cruzando as suas janelas.
UMA MARAVILHA ARQUITECTÓNICA NA BAIXA LISBOETA Caravana4
O cabo conta com um moderno sistema de fixação.
UMA MARAVILHA ARQUITECTÓNICA NA BAIXA LISBOETA Caravana5
A instalação eléctrica é digna do Plano Tecnológico.
Não sei se António Costa, Um dos seus vereadores, chefes de gabinetes ou assessores visitaram o local onde ocorreu o trágico acontecimento que tirou a vida a dois cidadãos, no cruzamento da Avenida o Infante Dom Henrique com o Campo das Cebolas. De resto as notícias já foram quase esquecidas e as manifestações quase nem justificaram a deslocação das televisões, a não ser que ocorra outro acidente os responsáveis da autarquia podem continuar com o pagamento das pequenas dívidas da câmara.
Mas se tivesse visitado o local teriam reparado numa das situações mais vergonhosas da Baixa, um símbolo do estado rasca a que chegou a gestão autárquica nos tempos que antecederam a chegada de António Costa.
Encostada ao edifício do Terreiro do Paço está uma carripana de comes e bebes que funciona à noite, não só foi instalada em cima do passeio e tapa uma janela como se abastece de energia eléctrica numa puxada que percorre todo o edifício até à esquina com a Rua da Alfândega.
Mas houve alguém da câmara que se preocupou com os transeuntes, levaram uns baldes de cimento e alargaram o passeio!
Já não é a primeira vez que esta situação é denunciada, veremos a quantas equipas autárquicas resiste esta maravilha arquitectónica da Baixa Lisboeta.

http://jumento.blogspot.com/
Ir para o topo Ir para baixo
Vagamente livre




Mensagens : 157
Data de inscrição : 16/10/2007

UMA MARAVILHA ARQUITECTÓNICA NA BAIXA LISBOETA Empty
MensagemAssunto: O Terreiro do Paço   UMA MARAVILHA ARQUITECTÓNICA NA BAIXA LISBOETA EmptyTer Nov 13, 2007 11:28 am

O TERREIRO DO PAÇO

Desde pequeno que o Terreiro do Paço faz parte da minha vivência.
Primeiro, porque foi o lugar das minhas brincadeiras com rapazes da minha idade durante as duas horas de almoço que então o comércio tinha.
De tal maneira que em certa altura pouco faltou para mergulhar sem querer no cais das colunas. Era a época em que os barcos "cacilheiros" (aonde se vendiam rebuçados "cada cor seu paladar" a dois tostões a unidade), atracavam ao cais das colunas encostando-se às escadas de pedra e por vezes às próprias colunas, que várias vezes foram derrubadas. Mais tarde foi construído um cais próprio com um pontão, deixando os barcos de encostar nas escadas de pedra.
Nesse tempo, havia sanitários públicos para homens e para senhoras em frente do actual Ministério das Finanças e o chão era térreo, de acordo com o nome porque era conhecido o local, embora se insistisse burocraticamente em chamar-lhe "Praça do Comércio".
Não havia automóveis estacionados no Terreiro do Paço porque ainda nem toda a gente tinha automóvel.
A estátua de D. José colocada bem ao meio, era para mim uma obra extraordinária e continua a sê-lo, muito especialmente depois que tomei contacto com a complexidade da escultura e do seu transporte desde o actual Museu Militar até ao local aonde foi colocada, transportada em carros de bois. As colunas dos seus edifícios e o arco monumental da Rua Augusta com o seu relógio, que até trabalhava, e dava horas encerravam o meu encanto por aquele local. *
O tempo foi passando, a forma de vida em Lisboa foi-se alterando, cedendo o terreiro ao alcatrão e nascendo nesse local um parque de estacionamento automóvel aonde se perdia a monumentalidade da estátua de D.José.
Desapareceram os sanitários e os carros eléctricos que dali saiam para Algés, Cruz Quebrada e Ajuda estão agora reduzidos à saída para a Ajuda.
Os edifícios que tinham uma tonalidade cor de vinho, passaram à tonalidade cor-de-rosa e finalmente à cor amarela.
João Soares, acabou com o parque de estacionamento e deu um novo piso ao antigo terreiro, que perdeu o alcatrão a favor de placas pré fabricadas de cimento e gravilha. O aspecto melhorou mas devido às constantes agressões de que é vítima, encontra-se em grande parte deteriorado.
Entretanto, porque as arcadas constituem um bom refúgio para os rigores do tempo, os sem abrigo resolveram ocupar as arcadas do lado oriental e ali dormem, fazem as suas necessidades fisiológicas, incomodam quem passa e ninguém responsável parece incomodar-se com isso.
A vista da paisagem extraordinária que dali se disfruta, está inibida a quem passa desde há cerca de 10 anos, época em que começaram as obras da estação do metropolitano do Terreiro do Paço. É uma perfeita agressão à cidade.
A verdade é que a praça mais nobre da cidade tem estado num abandono tal que causa descrédito a qualquer autarca responsável.
Com a chegada ao poder, António Costa propôs-se “dar vida” àquele local. Para tal, resolveu fechar o Terreiro do Paço ao trânsito automóvel aos domingos. O que conseguiu com esta decisão, foi exactamente o contrário. Somente quando há acontecimentos como aquele do dia 11 de Novembro (dia de S. Martinho com castanhas assadas gratuitas), é que se consegue dar vida ao local.
No Expresso de Sábado, dia 3 de Novembro, Miguel Sousa Tavares escreveu um artigo sobre este acontecimento. O que ele diz não é nada excessivo, sendo uma crítica bem conseguida à decisão da actual vereação.
Afirma ele: Deslocou-se ao Terreiro do Paço no domingo anterior para observar localmente o efeito da decisão camarária de fechar o trânsito no Terreiro do Paço e observou o seguinte:
Gente, havia meia dúzia de pessoas a tirar fotografias à estátua de D. José.
Tentou almoçar num restaurante que ali existe e para seu espanto, ao domingo aquele restaurante só serve sandwiches e bebidas. Tentou almoçar no Martinho da Arcada, mas estava fechado. Deslocou-se mais para o interior e teve dificuldade em conseguir um restaurante aberto. Entretanto, o trânsito que foi desviado para não atravessar o Terreiro do Paço, engarrafou-se nas ruas para onde foi desviado com prejuízo dos transportes públicos que ficaram também no engarrafamento. Isto é o que acontece ao domingo.
Por observação própria, desde há muito tempo que constato o seguinte:
O Terreiro do Paço é o local por onde passam todos os dias milhares de pessoas apressadas para apanhar o transporte fluvial para a margem sul do Tejo ou saem desses transportes para se dirigirem, também, apressadamente para os seus empregos. O trânsito automóvel é intenso, seja de viaturas particulares seja de transportes públicos que recebem e largam pessoas para irem para os seus empregos. Pessoas a disfrutar daquela maravilha arquitectónica, são poucas com excepção de alguns excursionistas ou turistas estrangeiros.
No lado ocidental da praça, encontram-se os ministérios da defesa e da agricultura. No lado Norte, encontra-se o Ministério da Administração Interna, o Ministério da Justiça e o Supremo Tribunal de Justiça. No lado oriental encontra-se o Ministério das Finanças e nas suas traseiras o Ministério das Obras Públicas
As vias fronteiras a estas instituições, estão cheias de carros topo de gama acompanhados de motorista particular, pertencentes aos ministérios e a quem lá trabalha. Confesso que tenho alguma dificuldade em perceber a razão da presença destes carros. Para além de outros considerandos que não quero avançar, oferecem-se-me os seguintes:
Na actualidade, toda a gente tem telemóveis.
Existem na periferia, nomeadamente na Praça do Município, na Praça da Figueira, no Martim Moniz, nos Restauradores e no Camões, parques de estacionamento com muitos lugares vazios.
Seria demais exigir que as viaturas daquelas instituições deixassem no local as entidades que transportam, e se recolhessem a um desses parques de estacionamento, libertando o espaço aonde somente deveriam passar os transportes públicos, e quando fossem necessários, fossem chamados por telemóvel ao local, ocupando o espaço público o mínimo tempo possível?

Falando agora de dar vida ao local.
Tudo aquilo que é possível fazer já foi na quase totalidade abordado por gente responsável, no entanto tudo continua na mesma.
João Soares, enquanto presidente da Câmara Municipal de Lisboa, pensou em fazer um túnel rodoviário entre o Cais do Sodré e o Campo das cebolas retirando o trânsito automóvel do Terreiro do Paço.
Santana Lopes, quando desempenhava as mesmas funções, propôs-se retirar os ministérios do Terreiro do Paço favorecendo o aparecimento de estabelecimentos hoteleiros e de cultura.
Recentemente, a propósito de uma exposição permanente do Museu do Hermitage, alguém se lembrou de fazer a sua instalação no Terreiro do Paço.
Todas estas hipóteses são interessantes e susceptíveis de concretização a médio prazo.
A estas acrescento mais uma:

A exemplo do que acontece nas plazas mayores de Espanha ou a exemplo do que acontece na Praça de São Marcos em Veneza, deveriam ser criados uma espécie de cafés concerto ao ar livre em toda a sua periferia, acabando com aqueles pseudo concertos de música ligeira que lá se realizam de vez em quando, com instalações sonoras boas para ensurdecer as pessoas.

A saída dos ministérios, a ocupação daquelas grandes salas com o museu, a retirada definitiva do trânsito automóvel e finalmente as esplanadas permanentes dos vários cafés concerto, penso que dariam origem a uma verdadeira praça apetecível de visitar e de permanecer, não só aos nacionais como aos estrangeiros que nos visitam.

· nota:
· O relógio foi recentemente reparado com o patrocínio de uma empresa de relojoaria, estando neste momento em funcionamento.
Ir para o topo Ir para baixo
Convidad
Convidado




UMA MARAVILHA ARQUITECTÓNICA NA BAIXA LISBOETA Empty
MensagemAssunto: Re: UMA MARAVILHA ARQUITECTÓNICA NA BAIXA LISBOETA   UMA MARAVILHA ARQUITECTÓNICA NA BAIXA LISBOETA EmptyTer Nov 13, 2007 11:36 am

Quero recordar, que o ESTADO, os MAL-PARIDOS politicos desse PAIS, que tem 2 000 000 de pobres, gasta 250 000 000 de euros/dia!!!! So ha dinheiro para SALARIOS, 800 000 F.P, CARROS DE LUXO, VIAGENS,BANQUETES e muita conversa fiada!!! LASTIMAVEL!!
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





UMA MARAVILHA ARQUITECTÓNICA NA BAIXA LISBOETA Empty
MensagemAssunto: Re: UMA MARAVILHA ARQUITECTÓNICA NA BAIXA LISBOETA   UMA MARAVILHA ARQUITECTÓNICA NA BAIXA LISBOETA Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
UMA MARAVILHA ARQUITECTÓNICA NA BAIXA LISBOETA
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Que maravilha .....
» QUE MARAVILHA ESTES PALESTINOS..............
» petrolio em baixa
» Fed baixa taxa de juro
» IVA baixa para 20% a partir de 1 de Julho

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
 :: Portugal-
Ir para: