Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


 
InícioInício  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 Real Gabinete de Leitura (Rio/Br) - Prémio Cultura e Ciência

Ir para baixo 
AutorMensagem
ypsi




Mensagens : 889
Data de inscrição : 15/09/2007

Real Gabinete de Leitura (Rio/Br) - Prémio Cultura e Ciência Empty
MensagemAssunto: Real Gabinete de Leitura (Rio/Br) - Prémio Cultura e Ciência   Real Gabinete de Leitura (Rio/Br) - Prémio Cultura e Ciência EmptyTer Out 02, 2007 5:54 am

Real Gabinete de Leitura do Rio recebe Prémio Cultura e Ciência



A Fundação Luso-Brasileira vai entregar esta noite, em sessão de gala no Casino Estoril (20.00), os quatro prémios com que celebra "a excelência e o mérito no mundo da Língua Portuguesa" relativos a 2006.

Vencedor do Prémio Cultura e Ciência, o Real Gabinete Português de Leitura do Rio de Janeiro estará representado pelo seu presidente, António Gomes da Costa. Fundada em 1837, a instituição que nasceu do empenho de 43 emigrantes portugueses é distinguida pelo seu contributo de 170 anos "para a aproximação cultural entre Portugal e o Brasil". Actualmente, conta com 2 100 membros e um acervo de cerca de 400 mil volumes, o que faz dela a maior e mais importante biblioteca de autores portugueses para lá das fronteiras nacionais.

O Prémio Política e Responsabilidade Social vai para a Fundação Calouste Gulbenkian, pelo "desenvolvimento humano e social, artístico e cultural, educativo e científico" que trouxe à sociedade portuguesa em cinco décadas de actividade.

Quanto ao Prémio Actividade Empresarial, pensado para os casos de sucesso que equilibrem o "desempenho económico-financeiro" com "as questões de responsabilidade social", caberá à Sonangol (Sociedade Nacional de Combustíveis de Angola), uma empresa multinacional que tem feito diversas parcerias com a Petrobrás (Brasil) e Galp (Portugal), ao mesmo tempo que "investe cada vez mais na área das energias renováveis, nomeadamente nos biocombustíveis".

Por fim, o Prémio Revelação levará ao palco Vanessa Fernandes, uma das estrelas emergentes do desporto nacional, que tem acumulado títulos europeus e mundiais de Triatlo e se perfila como uma das favoritas à medalha de ouro da modalidade, nos próximos Jogos Olímpicos, em Pequim (2008).

Na vertente musical da gala, a realizar no salão Preto e Prata, destaque para vários duetos inéditos. Jorge Palma cantará com Fernanda Abreu, a dupla Maria João/Mário Laginha passará a trio com Chico César, enquanto o fadista Camané "dialoga" com Mônica Salmaso e Sérgio Godinho fará esquecer, com a ajuda de Francis Hime, que existe essa barreira imensa chamada Atlântico.

Diário de Notícias (02-10-2007)
Ir para o topo Ir para baixo
 
Real Gabinete de Leitura (Rio/Br) - Prémio Cultura e Ciência
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Atentado de Madrid - Leitura do Acordão
» Desvaneios Mangais, by Mango
» Muita cultura
» PRÉMIO NOBEL 2007
» O Prémio Príncipe de Astúrias

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
 :: Artes & Letras-
Ir para: