Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


 
InícioInício  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 Está interessado em "chibar" em Segurança

Ir para baixo 
AutorMensagem
Presidente da Junta
Admin
Presidente da Junta


Mensagens : 944
Data de inscrição : 17/10/2007

Está interessado em "chibar" em Segurança Empty
MensagemAssunto: Está interessado em "chibar" em Segurança   Está interessado em "chibar" em Segurança EmptyDom Abr 06, 2008 11:58 am

Media/Novo site ajuda anónimos a fazerem denúncias

—Inspirado na Wikipedia, este novo site permitirá que pessoas de todo o mundo possam fazer denúncias sem revelar a sua identidade e sem que esta possa vir a ser descoberta.

Link
http://www.ciberia.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=id.stories/6156

Chama-se WikiLeaks e é um site que garante o anonimato a quem pretenda divulgar informações confidenciais na internet. A nova funcionalidade tem como objectivo ajudar pessoas que pretendam fazer denúncias mas têm medo de ser identificadas.

A ferramenta, inspirada no conceito Wikipedia, dirige-se essencialmente a países como a China e a Índia, entre outros onde prevalece a censura, no Médio Oriente e África Subsariana, nomeadamente. No entanto, o site estará acessível a cibernautas de qualquer nacionalidade.

Para já, ainda não é possível pesquisar informações no site - cujos mentores garantem ter recebido mais de 1,2 milhões de documentos - mas prevê-se que o conteúdo esteja disponível entre Fevereiro e Março deste ano. “Acreditamos que a transparência em actividades governamentais reduz a corrupção, cria governos melhores e democracias mais fortes”, pode ler-se no site.

A New Scientist , que revelou a novidade, confirma ser impossível identificar o responsável pelas informações divulgadas, uma vez que a WikiLeaks utiliza um sistema de criptografia. Normalmente, é possível conhecer a origem de uma informação na rede através do seu IP (endereço de protocolo de Internet). “Para prevenir isso, a WikiLeaks utiliza um protocolo conhecido como TOR (The Onion Router), que envia os dados recebidos a um servidor no qual a criptografia é utilizada, para esconder a origem da informação”, explica a revista.

Uma das preocupações relacionadas com a divulgação de conteúdo pelos utilizadores está na veracidade daquilo que é publicado, já que a ferramenta poderá ser utilizada por pessoas de má fé para apresentar documentos falsos.

Quanto a esta questão, os responsáveis pela WikiLeaks afirmam que os comentários divulgados pelos internautas podem indicar se as informações lá colocadas são ou não verdadeiras. “Um fórum envolve o potencial para abuso, mas algumas medidas podem ser tomadas para minimizar o possível mal. A mais simples e eficaz delas está baseada na comunidade de utilizadores informados e editores que pode examinar e discutir os documentos publicados”, esclarece o site.

Aqui:



Ir para o topo Ir para baixo
 
Está interessado em "chibar" em Segurança
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» O "sr. Silva" está hoje de volta à Madeira
» Ferreira Torres... Testemunha-chave regressa quarta-feira a Portugal
» "A escola está muito mal" - Nuno Crato
» Alberto João Jardim... "esqueceu" as quezílias com o "sr.Silva"
» A Itália vai a votos !

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
 :: Europa e o Mundo-
Ir para: